quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tem no natal com a letra...

Vocês já ouviram falar num jogo que aparece no Raul Gil chamado "banquinho', em que ele sorteia um tema e uma letra, as pessoas/equipes têm de dizer palavras que tenham relação ao tema e que iniciem com a letra? Quando alguém é eliminado, vem a famosa musiquinha:
"O Raul perguntou/você não acertou/pegue seu banquinho/e saia de mansinho".
Então, seguindo a sugestão do Nanael, que tal uma pequena brincadeira com o tema "natal", usando as letras da própria palavra (quatro por opção, já que a palavra tem quatro letras, sendo um "a" duplo)?

Vamos ver o que tem no natal com a letra...

N.

Neve. Principalmente nos shoppings centers, lojas, pinheirinhos e propagandas brasileiras. Tem mais neve aqui do que nos dois pólos conjuntamente. E isso que Cristo provavelmente nasceu na primavera ou no verão.
Nozes. Tem absolutamente tudo de nozes nessa época do ano. Acho que tem até nozes de nozes. Tudo bem, eu até gosto, mas ainda acho que deveríamos valorizar coisas mais leves nessa época do ano, em que aqui faz um calor de rachar.
Necessitados. Tem gente que só lembra deles nessa época do ano, como se fome só aparecesse no natal. Tem gente que os usa para fazer lindas campanhas e se colocar na mídia. Tudo bem, é sempre legal ver os olhinhos de uma criança brilharem, mas eles poderiam brilhar durante todo ano, né?
Novelas com cenas de natal. Não importa em que época ou local a novela se ambiente, em TODAS as que passam no período é natal simultaneamente. Deve haver um portal dimensional ou algo assim, não?

A.

Algodão. Pra fazer a neve, né. Fica IGUALZINHO, nem se nota a diferença. Inclusive, a neve faz aqueles fiapinhos e tudo, claro. Melhor que isso, só isopor ralado.
Amigo secreto. Sim, aquele momento descontraído e feliz em que você dá um livro e ganha um pano de louça, dá um perfume e ganha uma quinquilharia de 1,99, dá um CD e ganha um anjinho da mesma loja de 1,99, essas coisas.
Árvore. De plástico, lógico, em todas as cores que se possa imaginar, enfeitadas com as coisas mais bizarras, normalmente sem relação alguma com o cristianismo, com exceção da estrela e olhe lá.
Amor. Sentimento que só pode ser expressado por presentes, que você só encontra na loja Y, no shopping W, usando os cartões X e por aí vai.

T.

Televisão com assunto único. Embora já tenham alguns especiais sobre o carnaval e até a Páscoa vindoura, claro que vai ter especial de natal na grade de TODAS as emissoras, incluindo TODOS os comerciais de tudo que você possa imaginar, cada marca/loja/etc garantindo que só ela tem o verdadeiro natal.
Tradições novas em folha. Coisas que tem algumas décadas, ou até menos do que isso, são brindadas com o adjetivo "tradicional", como as tais aves diferenciadas, o amigo secreto e os especiais de natal.
Traduções horrorosas. Lindas canções natalinas gravadas numa tradução sem nenhum senso estético, e, como disse meu querido Nanael, algumas colocadas na tecla repetir ao infinito.
Tralhas. Todo tipo de artesanato de quinta categoria invade as vitrines, e as pessoas ainda param e dizem: que lindinhooooooooooooo, só porque tem algum Papai Noel deformado, umas renas que parecem qualquer coisa, menos uma rena. As tralhas têm quase sempre o seguinte destino: estante-caixa-lixo.

L.

Luzes coloridas. Tem algumas que deixam a casa parecendo um daqueles lugares de tolerância. Quando eu era criança, o máximo eram umas lâmpadas um pouco menores que uma de 40 w, em tons de vermelho, verde, azul e amarelo. Achava tãaaaaao lindo... Hoje tem as tiras amareladas/brancas, algumas são até bonitas. Mas sempre tem o exagerado da rua que transforma sua casa numa miniatura de Las Vegas.
Lojas enfeitadas. Criatividade pra quê? Todas as lojas têm a decoração praticamente idêntica. Quando tentam ser criativas, as lojas usam uma decoração que nem de longe tem alguma relação com o natal, como um shopping daqui que enfeitou com ursinhos e outro que usou a temática do circo.
Liquidações fajutas. Chegou a vez de papais, mamães, titios, filhinhos e toda família noel chamar aos berros para a incrível liquidação com setenta por cento de desconto que acontece todo ano, mas que eles juram que é a única, com os produtos com exatamente o mesmo preço do início do ano.
Lembrancinhas. Sempre tem alguém te dando uma lembrancinha, enquanto muitos desses quase exigem de você um presente. E normalmente, vêm com aquela famosa frase é-só-uma-lembrancinha-mas-é-com-carinho. Em geral de uma inutilidade gigantesca, vão normalmente parar no lixo, junto com as tralhas (ver verbete) ou na casa de alguém que ama quinquilharias.



Um pouco de criatividade: parabéns à Vanessa Marques.











E, por fim, o real sentido do Natal, esse com letra maiúscula e com o Amor em forma de homem-Deus.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

"Ursinho" e "circo"... Por acaso o slogan da loja é "O palhaço deste natal é você!"?

Adriane Schroeder disse...

Pois agora... ahhahaha!
Criatividade é distorcer todo sentido da coisa, pelo jeito...