quinta-feira, 19 de abril de 2012

Beni, oitentista sem pretensão

Muito benitinha!
Beni é uma cantora japonesa. Seu estilo é assumidamente o pop de boa qualidade, não para se pensar duramente nos revezes da vida e meditar em uma montanha do Himalaia, seu som é para ser ouvido com calma, mas no cotidiano, durante um passeio, as tarefas diárias, se distrair da viagem, enfim, para desestressar dos excessos de baixo ventre e da pressão para ser extremamente intelectual o tempo todo.

Arashiro Beni (no japão o nlme da família vem antes) nasceu em Okinawa, no dia Trinta de Março de 1986, no auge da 'década perdida', da qual sentiríamos saudades em pouco tempo. Começou a cantar profissionalmente já madura, em 2004, depois de se formar em sociologia. Sim, talicoisers, a moça é cheia de conteúdo, não apenas mais um rostinho bonito com bom gosto e jovialidade. Traz nos traços a feminilidade e delicadeza típicas das japonesas, o que é uma armadilha, advirto.

Uma característica que ela partilha com outros pop japoneses, é a afinidade com os anos setenta e oitenta, bastante presentes em suas canções, especialmente o estilo americano de fazer pop. Mas não é por isso que relaxa na qualidade, ela faz bem feito, inclusive uma versão para "Ellie, My Love" do inoxidável Ray Charles, intitulada "Itochi no Elie".

Charmosíssima!
É uma cantora levemente açucarada, com tempero suave. Seu visual é o de uma moça moderna dos anos oitenta, com cabelos castanhos volumosos, mas não longos, cós alto e cores na idumentária. Para quem conheceu a década, é inevitável ligar o som, fechar os olhos e imaginar o Brasil recém-saído da ditadura (mal sabíamos, meu Deus) e cheio de esperanças, coma criatividade no auge, os quadrinhos nacionais produzindo como nunca e tudo mais. Os hits da época estão todos lá, prontos para a Sessão da Tarde voltar a valer à pena.

Sua voz não é empostada, não abusa de extremos de tons e não tem uma marca d'água a ser explorada. É leve de se ouvir, não cansa e não gruda demais, tornando-a apropriada para quem gosta de dirigir ouvindo música. Vais cantar com o som, mas não vais perder o foco do trânsito. O charme e a simpatia que empresta às photographias, até onde sei, são os que leva em sua vida pessoal.


Website oficial da Beni, clicar aqui.
Página dela na Universal Racords, clicar aqui.
Um pouco mais sobre ela, na wuikipédia, clicar aqui.

0 comentários: