quinta-feira, 29 de março de 2012

Tina "Good Legs" Turner

Seu novo disco!

Alguém aí conhece Anna Mae Bullock? Não? E seu alter-ego, Tina Turner? Lembrou, né! A bonitona veio ao mundo em 25 de Novembro de 1939, com o mundo em plena guerra. Muitos se lembrarão dela do segundo filme da franquia Mad Max.

Actriz, cantora de gogó cheio e dançaria, dona de um dos mais belos pares de pernas que o mundo já viu, Tina tem uma habilidade rara para variar do agudo ao grave, com sua voz possante e ligeiramente rouca. Era absoluta nos anos oitenta, dona de uma carreira tão plena que até cansa. Mas a vida pessoal tem seus dramas.

Conheceu aos dezessete anos o homem que a lançaria ao estrelato, mas também seria um algoz implacável, Ike Turner, seu primeiro marido. Aos dezoito começou a fazer turnês com ele, no coro da banda "The Ikettes", que depois foi rebatizada "Ike Turner & The Kings of The Rhythm". Tina logo se tornou a estrela do grupo, com sua voz e seu belo par de pernas, que demonstravam ser possível ter boa aparência e conteúdo em um só corpo. Por fim, passou a ser só a dupla "Ike & Tina Turner".

Ike era um marido agressivo, que Tina diz tê-la obrigado a usar roupas cada vez mais provocantes, para tentar manter o sucesso, mas com ele foi-se também o casamento. Após uma brica, pouco antes de um show, fugiu dele com uns centavos e um cartão de crédito, escondendo-se em casa de amigos. Separou-se legalmente após dezoito anos de casamento, do qual só quis o nome artístico, que mostrou ser uma marca valiosíssima. Trabalhou em serviços humildes, para sustentar o filho, até conseguir retomar sua carreira.

Em 1975 interpretou a "Acid Queen" no filme "Tommy" dos "The Who". O nome virou apelido e pegou, não que ela se importasse. No fim dos anos setenta gravou alguns álbuns para o United Artists, sem êxito. Foi uma década em que ficou quase sempre na sombra. Voltou com um projecto maduro e bem construído em 1983, de Ian Craig Marsh e Martin Ware, chamado B.E.F, que embasou a explosão de seu sucesso.

Só deixou as turnês, após muitas tentativas, em 2000, quando se casou com o alemão Erwin Bach e com quem vive (com seus cinco filhos) na Europa, onde administra seus negócios e seus direitos autorais. Retomou os shows em turnês em 2008, não que precise, a mulher não tem mais onde enfiar dinheiro, mas ela gosta e isso dá bom exemplo aos herdeiros; o cheiro do palco e da fiação quente já a viciou. Voltou a ser breve notícia em 2010, quando perdeu a irmã Alline, então com 73 anos.

O impressionante em uma mulher com idade para ser avó de qualquer um de vocês, é que ela mantém a energia e a disposição para cantar e dançar durante um show inteiro, quando muitos de seus fãs já estão esbaforidos na platéia. Até os anos noventa, ainda exibia suas pernas sem pudores no palco, matando as fãs de inveja... e ainda o faz, que me conste. É cousa que não se explica só com dinheiro, tem muito mais genética do que cosmética naquele patrimônio. Ela soube envelhecer e não banca a jovenzinha, mas tem jovialidade para dar e vender, que um pouco? Vai ver o show dela!

A voz trovejante continua cristalina, elástica e capaz de ensurdecer quem se aproximar demais. Um editor da wikipédia bem que tentou ser imparcial, mas quem disse que conseguiu? Esta mulher empolga com suas performances. Ela não faz poses para onanistas agirem, ela faz todo mundo tirar o pé do chão com seu show, sua competência e seu carisma. Muita gente se torna fã depois de conhecer sua biographia, quer dizer, depois de ver as várias versões e cruzar as informações; vida de diva nunca é um tema imparcial. Trata-se de uma pessoa com conteúdo para oferecer, que faz shows como uma verdadeira estrela, mas trabalha de forma profissional e se comporta como gente. Esquentada? Depende, se pisar no calo!

Encontrar informações a seu respeito, e letras de suas músicas é fácil, desde antes de a internet se popularizar. Basta não ter preguiça e saber reconhecer quando um fã doura demais a pílula, na hora de escrever a seu respeito. Para eles, Tina is simple the best!


No IMDb, clique aqui.
Blog da Tina, clique aqui.
Na wikipédia, clique aqui e aqui.
Website oficial de Tina, clique aqui.
Veja a agenda de shows da Tina, clique aqui.
Fã-clubes da Tina, clique aqui, aqui, aqui e aqui.

sexta-feira, 23 de março de 2012

João Bartista, estou indo!

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/as-frases-e-bordoes-de-chico-anysio

Alô, João Batista? É Salomé! Como "Que Salomé"? Tu vives esquecendo! É Salomé, de Passo Fundo!

Liguei para avisar que estou indo. Meu tempo aqui já terminou. Não tenho mais o que fazer neste lugar. Ah, nem queiras saber,e está cada vez pior! Tu disseste que quem fosse contra a redemocratização, tu prenderias e arrebentarias, pois hoje faltariam cadeia e cacete pra tanto déspota! Nem imaginas!

O Salim? Ele não pode mais sair do país, a Interpol está no encalço dele. Não pode nem fazer compras no Paraguai, que vai em cana, talvez até deportado para os Estados Unidos. Até aqui ele já ficou preso por uns dias... Não ria! O caso foi uma decepção, porque deu em nada... Sim, as coisas mudaram, mas não do jeito que tu querias! Tem muita gente fazendo o mesmo que ele, só que mal feito, e mesmo assim saindo ilesa.

Não, Batista, não é tão cedo assim! Já estou com oitenta anos, e se eu não for logo, a contagem recomeça! Da última vez ainda deu para colocar o zero na frente do oito, mas das próximas, sairia pela culatra, eu envelheceria uma década por ano!

Infra estrutura? Não, não restou nenhuma! Sim, o boato da copa do mundo no Brasil procede... Não, não temos infra estrutura ne... Não grita, Batista! Não é porque já estás morto que não vais passar mal! Voltar? Vais voltar como um bebê, não poderás fazer nada! Fique aí mesmo. Disseram que será tudo concluído a tempo, inclusive para a copa das federações, no ano que vem... Eu não sei de onde vão tirar estádios 'prontos para montar', mas podes ter certeza de que as comissões já foram pagas. Não, não é como no seu tempo, hoje é profissionalizado, com folha de pagamento informatizada e tudo mais, até direito a décima terceira propina.

Não, é 'A' presidente. É uma mulher, a Dilma Rousseff... Não, Batista... Batista, ouça, as coisas ficaram de pernas pro ar. A oposição está deixando a presidência em paz, enquanto a base aliada chantageia e engessa tudo o que o Planalto quer fazer. "O que ela sabe de ser presidente"? E por acaso algum já soube? "Quem a colocou lá" foi o Lula... Sim, aquele mesmo...

Sim, eu explico: A base aliada quer cargos e verbas, então bloqueia votações e engessa o governo até ser atendida... Sim, e um dos partidos aliados perdeu um ministério... Porque ele deu na vista demais, não soube fazer bem feito! O ex-ministro é presidente do partido... Não, não foi expulso, agora o partido é de oposição. "Qual a posição"? De frente... De frente para o caixa bancário, para receber as comissões, é claro.

Sim... Ela prefere ser chamada de 'presidenta'... "Qualquer idiota bem assessorado faz uma boa gestão", mas nem um gênio consegue trabalhar sob fogo aliado! "O ACM ajudar"? Ele não está aí?... É, deve ter ido pra lá mesmo...

Sim... O clima também virou pelo avesso! No sul já há furacões, em Minas já teve terremotos, no nordeste costuma haver enchentes... O "Pró-álcool" está de porre! Deixaram de subsidiar o etanol... é como chamam agora, 'etanol'. Deixaram de subsidiar e aumentaram a taxação, para beneficiar o pré-sal. Descobriram petróleo no fundo do mar e estão apostando tudo nele... Sim, o petróleo acaba, mas enquanto durar vai dar propaganda... "Carro eléctrico"? 48% de IPI. Não, a Gurgel faliu... Batista, se contenha!

- Se contenha uma ova! Chega, Salomé. Me espera que eu mesmo vou te buscar agora! Você não fica nesse inferno nem mais um dia!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ah, que saudades da Luna!

Parabéns... De presente, meu olhar de desprezo.
Nunca esteve este blog tão vazio
Quanta falta que você nos faz
O sarcasmo da suacabãncia
Abandonaste este (cof! cof!) jovem rapaz
Falta aqui um toque de mulher
Ah, meu D'us que saudades da Luna
Aquela é que era blogueira de verdade

Às vezes gostava de ver homem pelado
Achava bonito ele não ter como esconder
E quando me lia contrariado
Mostrava que era amiga a valer

Luna não se rende à vaidade
Mas só usa esmaltes de qualidade
Luna não fala nada por maldade
Se acaba escrevendo trivialidades

Às vezes tinha mau-humor desgramado
Achava defeito em actrizes à valer
E quando de comentários lotado
Soltava um riso gostoso de ler

Luna dourava até a banalidade
Com artigos gostosos de ler de verdade
Luna paola-brachava à vontade
Aestrela do blog, Meu D'us, que saudade!

   
Hoje não é feriado nacional, mas em qualquer país decente o seria. É aniversário da Sacerdotiza da Verdade Absoluta no Corcel Azul-calcinha, Aniversário da menininha que ocupava pouco espaço, mas enchia um blog como ninguém. Matem saudades dela aqui, com seus textos siacabantes.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Gente que a gente esqueceu; Suzi Quatro

Bonitona, heim! By: http://www.starpulse.com/

Nos Estados Unidos, onde reencarnou, é só um nome exótico, não suscita piadinhas como nos países latinos. Desde três de Junho de 1950, Susan Kay Quatrocchio está entre nós, tendo entção despencado por Detroit. Ela canta, toca baixo, freqüenta as rádios e actua. em suma, ela se vira e ainda está em actividade, apesar de muita gente ter alardeado que ela morreu faz tempo.

A mocinha bonita, com cara de maluquinha, vem de uma família musical e católica. O pai Art tocava jazz, filho de italiano. A mãe Helen Sanistay era húngara... misturinha explosiva. Suzi costuma dizer, e colocou na autobiographia, que o avô decidiu encurtar o sobrenome para "Quatro".

Ganhou o primeiro baixo (Fender Precision) ainda criança, do pai, em 1957 e daí viu a estrada de tijolos amarelos surgir à sua frente, mas não tinha grana para pagar o pedágio e começou a labutar como tdo mundo, para conseguir seu sucesso. Com Patti, nancy e Arlene tocou nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle. Seu irmão Michael Quatro também é músico. E daí? Sei lá, me pareceu importante mostrar que o vírus é mais contagioso do que o avô de Suzi pensava.

Integrou uma das primeiras bandas de rock exclusivamente femininas a serem levadas à sério, a Fanny. Com isso também começou a ser lavada à sério pelo público.

O engraçado é ela ter feito muito mais sucesso na Europa do que na América. Em 1971 foi descoberta por Mickie Most e se mudou para o Reino Unido. Seu sucesso começou lentamente, por Portugal, ganhando o restante do Velho Mundo aos poucos. Suzi Quatro é um exemplo interessante de como um bom artista simplesmente não engrena, porque ela contou com a amizade e o incentivo de ninguém menos do que Alice Cooper, que não empenharia seu prestígio e sua porra-louquice em quem não tivesse condições de corresponder. Suzi correspondeu, o público, nem tanto.

O glam rock de Suzi encontrou porto seguro na Austrália, quando começou a perder espaço no resto do mundo, em meados dos anos setenta. Mas só diminuiu, não desapareceu em momento algum, ou a moça não estaria ainda hoje na activa, bonitona e sem pensar em aposentar-se. Seu visual encaixou-se com perfeição no gênero, em plenos anos setenta ostentava um protótipo de mullet que seria levado a extremos na década seguinte. Com apenas 1,52m de altura, era era uma gigante quando começava a cantar e pular no palco... Quer dizer, ainda é uma gigante no palco e deixa a garotada esbaforida.

 No melhor estilo das pessoas que envelhecem com dignidade, ela tem a agenda de shows bem recheada, com trabalhos principalmente na Alemanha e na Austrália. A terra que trouxe e mantém Ramstein nas paradas de sucesso, é um atestado de qualidade musical. Há a possibilidade de ela vir ao Brasil, em Curitiba (ver aqui) com apresentação no dia dezenove de Maio, mas ainda precisa ser confirmado. Os outros destinos estão fechados e ela já se prepara para a agenda 2012, começando por Kiev, no próximo dia trinta.

A vida pessoal da moçoila madura não é segredo, nem notícia. Casada duas vezes, mãe de um casal, sem escândalos, sem tragédias, nada que interesse à imprensa... Vai ver é por isso que a ignoram na maior parte do tempo; não que ela chore por isso, pelo contrário. Ela tem competência para se manter sozinha, sem paparazzi levando na testa por bisbilhotar o que não deve. Ela se tornou menos conhecida apenas no continente americano, especialmente neste país de cultura de massas pubiana. Na verdade, pensei que fosse ser bem mais difícil,conseguir informações confiáveis sobre ela, mas apesar de poucas, elas estão razoavelmente acessíveis na rede, inclusive pelos muitos fã-clubes, que mostram ainda haver um pouco que bom senso musical em (pelo menos) parte considerpavel da juventude.




Website de Suzi, clique aqui.
Myspace de Suzi, clique aqui.
IMBd com a Suzi, clique aqui.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Que droga, Davy!

Davy and Jessica

Isso não se faz, Davy!

Tens noção do quanto minha semana foi ruim? Foi horrível! O clima esteve denso, pesado durante todo o período. Não bastasse o calor sufocante que faz, e das chuvas que só servem para evaporar e transformar a ciade em uma sauna, ainda tive uma série de pequenas frustrações que atacaram pontos-chave. Agora vens com isso??

QUE DROGA, DAVY!!!!!!

Ninguém deveria morrer antes dos setenta e cinco anos, seu macaco franjado! Tu tinhas ainda nove anos de trabalho pela frente!

Minha infância, que não foi grandes porcarias, agora está irremediavelmente arruinada! O pouco que ainda tinha vivo dela, está morrendo! E tu, logo tu, tinha que fazer o favor de ajudar a estragar mais um pouco! A parte colorida da minha juventude está indo toda para o túmulo, logo só vão restar lembranças em preto e branco.

O melhor do legítimo, autêntico e verdadeiro enlatado americano, praticamente já era.  Para quem não conheceu uma das melhores tosqueiras da época em preto-e-branco, The Monkees foi criado como paródia e concorrente dos Beatles, mas seguiu seu próprio e próspero caminho.

Em 1965, a NBC fez uma seleção para formar o grupo, pedindo quatro loucos entre 17 e 21 anos. Dos quatrocentos e trinta e sete malucos que apareceram, foram escolhidos David Jones, Micky Dolenz, Peter Tork e Mike Nesmith. Fizeram mais sucesso do que o esperado, especialmente quando se cansaram de ser manipulados e conseguiram lançar um álbum de sua autoria, Headquarters, em 1967. Eles eram um enlatado completo, que fazia shows e tinha um seriado, que graças à rebeldia, ganhou o Emmy naquele ano.

Além de bons cantores, o que era muito mais do que a NBC esperava deles, eram óptimos comediantes, ditando um formato de comédia de situação que colocava o ídolo no mesmo nível do fã, mas de modo cômico e simpático, em vez de focar patologicamente as falhas de caráter, como se tornou moda na televisão.

Indo e voltando mais do que iô-iô, o quarteto se reuniu pela última vez em 1995, lançando Just Us, composto e produzido pelo quarteto. Ou seja, na prática, The Monkees jamais tinha terminado... Até esta semana. Já são tão poucas as bandas que não se levam à sério demais, e tão mais raras ainda as que o fazem sem serem medíocres, pior ainda as que se levam à sério sem serem medíocres, e tu acaba com os Monkees assim? Sem mais nem menos, só porque morreu?

E que morte besta, Davy! Morrer do coração é tão clichê, tão clichê, que parece até piada! É piada, não é? Parece que não.... Poderia ter morrido afogado na banheira, ou engasgado com uma perna de rã, qualquer cousa que fosse morte de humorista! Mas do coração, Davy??? Deixa de palhaçada e ressuscita logo, vai!


Isto era hora de voltar a ser o menino rebelde da banda, Davy? Tá, eu entendo, o mundo em que o grupo nasceu era perigoso, mas não era idiota e perigoso como o de hoje. Afinal, o que temos mais a te oferecer? Bem, de agora em diante, fãs novos, porque está pipocando de garotos acessando vídeos e cifras do quarteto, e babando pela tua viúva.

Desculpe pelo egoísmo, Davy. Elvis, Lennon, Jackson e toda a turma, estão te esperando. Boa viagem.

Website do Davy, clique aqui.
Vídeos dos Monkees, clique aqui.
Website do The Monkees, clique aqui.