sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Um francês que sabe desenhar



Ne me quitte pas!!!
 Fase nova no Talicoisa, que doravante se dedica mais à cultura pop mundial, especialmente à que tem pouca ou nenhuma penetração na mídia brasileira. Começando por Arthur de Pins.

Encontrei referências a este fulano há uns anos, de lá para cá perdi e reencontrei seu endereço virtual uma dezena de vezes, sem exagero. Se vocês nunca ouviram falar dele, não fiquem constrangidos. Cousas boas demoram a chegar ao grande público do Brasil, tanto mais quanto melhor. Mas mesmo por aqui ele tem fãs arrebatados, não sou o primeiro a fazer um texto sobre ele, mas provavelmente sou dos primeiros a fazê-lo fora do circuito dos nerds. Este moço aqui, do blog Mentes Modernas, e esta aqui do Pin-up's Girls From Brasil falaram bem e disponibilizaram um verdadeiro álbum de figurinhas. Talvez por serem fãs, preferiram falar pouco e deixar a arte dizer o resto.
Como muitos artistas de fora, e vários de dentro de casa, o brasileiro praticamente não o conhece, mas ele é queridinho de muitos ilustradores talentosos e de praticamente toda a máquina econômica francesa, pois o que ele faz valoriza muito o producto; daí vocês tiram que também tem muitos inimigos, fazer o quê?

Arthur De Pins é um jovem de talento estrondoso, nascido na Bretanha (1977) e criado em Versailles, demonstrou desde cedo um talento acima da média para o desenho, especialmente mulheres, especialmente as baixinhas curvilíneas, com ênfase para belas bocas. Suas ilustrações falam do cotidiano europeu, especialmente do francês urbano, tocando em temas sexuais e conjugais sem pudores, mas sem apelações.

Em fins do século XX ele descobre os vetores, as ferramentas virtuais para desenho pelas quais se apaixona perdida e insaciavelmente. Chegou a trabalhar para uma empresa de video-game em 2001, quando precisou fazer personagens cabeçudos e arredondados para ter as proporções e dimensões em bites desejadas pelo chefe, o que lhe rendeu uma de suas marcas registradas.
Nunca comi, mas já estou gostando.
Um de seus principais estilos é o de pin-ups cabeçudas e opulentas, bastante cartunizadas, mas totalmente voltadas para o público adulto. Embora pareçam bonequinhas bonitinhas, geralmente usam decotes e fazem expressões pra lá de provocantes. Caras, bocas e trejeitos são ostensivamente sensuais.

Um de seus trabalhos mais famosos é o cartaz de quarenta anos da Nutella. Nunca comi, mas a quantidade de cartuns coloridos, luminosos e de bom gosto raro ao redor do vidrinho abre o apetite. Animações em duas ou três dimensões também fazem parte de seu portfolio.
Como todo gênio do pincel que se preze, ele também tem seus livros. como a série Les Peche Mignons (hoje já em quatro volumes) e Fluide Glacial.

Tão lindinha... E sacaninha!


Entrando em seu site (aqui e aqui), se dá de cara com seus desenhos femininos em um programa de menu em nuvens, que nunca compreendi direito, mas me parece interessante, escancaradamente franceses, com um ar blazé e uma riqueza estilística que a América ainda não conseguiu emplacar. Cores luminosas, em contraste com a feiura sombria que se tornou moda, são o colírio que ele oferece aos apreciadores da boa ilustração. É muito rico e eu pude baixar imagens sem problemas, só os teria se decidisse tomar autoria ou ganhar com elas, mas o Talicoisa é um blog de cunho pop cultural e estamos divulgando o trabalho do rapaz.

Por que tanta gente parece pegar as obras do garoto sem problemas? Primeiro porque ele é mais cuca fresca do que os neuróticos do mercado financeiro, segundo porque quem gosta do que ele faz também gosta do artista, terceiro porque o volume de obras é muito grande para ele se render à mesquinharia de regular umas poucas centenas de imagens pequenas.

aqui uma coletânea de vídeos dele, dois dos quais pedi emprestados, deleitem-se.



4 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Amei os traços!
Graciosos, leves, muito bons!!!

Nanael Soubaim disse...

Imagine uma revista toda ilustrada por ele.

Pâmela Biral disse...

muito bacana viu ..não conhecia esse desenhista ... vou ver os videos dele pra me familiarizar melhor ..belo blog beijos ^^

Nanael Soubaim disse...

Há mais de onde veio este. Aguarde.