sexta-feira, 22 de julho de 2011

Eu recomendo Gigliola Cinquetti

Questa ragazza non cambia píu!

Da série "Mulheres que dormem no formol", esta belíssima sagitariana de Verona veio ao mundo em Vinte de Dezembro de 1947, estudou no Liceu Artístico e estreou em 1963, no Festival de Castrocaro (aqui) com a canção "Le Strade di Notte". Mais aqui, aqui, aqui e aqui. É muitíssimo fácil encontrar suas letras, músicas, cifras e vídeos, basta digitar seu nome em um buscador que aparece uma lista interminável de referências. Ainda hoje Castrocaro lança talentos, clique lá.

Pois sim, meus amigos, ela não é só voz aveludada e beleza fina, Gigliola tem formação e conteúdo! Além de cantora é jornalista, actriz e apresentadora de televisão. Hoje trabalha da Televisão Pública Italiana, a RAI (aqui), que o ridicolo stronzi do Berlusconi tentou fechar.

Gigliola sempre primou por só cantar o que gosta e do jeito que gosta, para isso tomou o cuidado de não depender da carreira musical e não deixar a fama lhe subir à cabeça. E que fama! Ela é praticamente uma unanimidade em toda a classe artística mundial. Não se envolve em escândalos e não precisa deles, fez sua fama pela competência e pelo suor, um bom exemplo que faz muita falta nos dias que se seguem.

Apesar de ter sido lançada com músicas adocicadas e chorosas, ela foi uma das pioneiras no alerta à agressão contra a natureza, como em "La Rosa Nera", cujo tom poético não lhe tolhe a dureza do alerta.
No Brasil, de quando a música italiana era febre, ficou mais famosa com "Non ho l'etá" e "Dio Come ti Amo", músicas tão românticas que quem as canta logo pé apontado como tímido apaixonado. Por conta de sua formação, sua voz forte é bem empostada e muito bem projectada, muitas vezes dispensando equipamento de som.

É também uma mulher muito simpática, uma nonna italiana por excelência, com todos os prós e contras inerentes. Aliás, una nonna che fa male a il cuori innamorati, porque é bonita até cair de costas, apesar de se recusar a ser sócia de clínicas estéticas e cirurgiões plásticos; cuida da beleza como toda mulher sã o faz, e só. Não há registros oficiais de garotos tentando cortejá-la, mas tenham certeza de que muitos corações foram quebrados assim.
É humana até o último fio de cabelo, capaz de deixar o entrevistado à vontade ou altamente constrangido, mas também rouba o show quando é entrevistada porque é também muito inteligente. Inteligente o bastante para manter sua vida privada onde deve ficar, dentro de casa.

Abaixo uma entrevista no programa "Le Amicce Del Sabato", em Maio último, o que desmente os constantes boato de que ela teria morrido. como se a imprensa mundial e os fãs não fossem chorar um oceano quando isso ocorrer. Deus queira que os lenços permaneçam secos por muitos anos, artistas e humanos como ela fazem toda a diferença neste orbe expiatório.


Não seria uma veronesa legítima não fosse uma torneirinha, e é. Mas chora com classe, sem perder o controle da situação. Che donna meravigliosa! Carinhosa com as pessoas como é com a canção.
Agora chega, senão não paro de escrever! Mais vídeos dessa pessoa adorável, aqui.

Ah, eu nasci muito tarde!

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Não nasceu não, você veio para nos ajudar a lembrar ou até mesmo conhecer essas coisas.= lindas.

Nanael Soubaim disse...

Uma É poca em que perdemos Michael Jackson e Amy Winehouse, mas proliferam Calypsos, Emmynens e outras drogas pesadas? Não, sou velho demais para essa degeneração.