sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Eu chamaria de Tubarella

Iara, ainda calminha.
Mais uma tosqueira da Marvel, relacionada ao Brasil. Com previsão de dez meses para chegar oficialmente ao Brasil, Iara dos Santos é a mais nova personagem da franquia Mutantes. Dizem as más línguas, que é para tentar driblar a crise brava que ainda assola Europa e estados Unidos, tentando conseguir mais fãs em países até então negligenciados.

Trata-se de uma recifense aparentemente comum, que um dia se pega com uma vontade incontrolável de comer peixe cru. Mas ela não vai a um restaurante japonês, absolutamente, ela entra em um barco pesqueiro e começa a comer os peixes fresquinhos, recém-pescados, alguns ainda se despedindo do mundo.

Quando descobre que os pescadores em questão traficam barbatana de tubarão, e nós sabemos da crueldade que isso implica, ela fica furiosa e ataca um deles com um murro, arrancando sangue. É quando percebe que suas mãos estão se transformando em garras com unhas negras afiadíssimas. Então a transformação acontece, ela fica musculosa, cinza, cresce, rasga a roupa (uau!!!) e fica com cabeça de tubarão.

Bem, é basicamente isso. Ela é recrutada pelo mutante Anjo e levada para ser treinada, sob a sábia supervisão do professor Xavier.

Certo, vamos reler o que já escrevi, para ver se não esqueci nada de importante. Entrando de vez na fase de adulta jovem, seus poderes mutantes começam a se manifestar, ela não sabe o que fazer e não consegue resistir, sua primeira transformação se dá de forma acidental, quando fica furiosa, como o Hulk, é integrada ao grupo dos mutantes de Charles Xavier e o resto não foi contado, ainda. Ah, sim, na primeira transformação, ela rasga a roupa. Mas podem tirar esses sorrisos da cara, garotos, ela ganha um uniforme elástico e resistente, então podem esquecer cenas proibidas para menores, nas revistas.

Ok, nada de extraordinário, mais uma candidata ao segundo escalão dos heróis Marvel. O bom, é que usaram um nome e sobrenome (Iara dos Santos) tipicamente brasileiros, em vez daquele Paul Blanka... Pelamor de Deus! Também a chamaram de Shark-Girl, em vez de Piranha-Girl, sinal de que alguém fez um mínimo de pesquisa, ou ao menos consultou um brasileiro de dentro da equipe.

Iara, nordestina de sangue quente, sabe-se lá se descendente de cangaceiros, tomara que seja, fica fura da vida quando Mística tenta recrutá-la para o lado sombrio, vira tubaroa, briga com ela e acaba sentindo o gosto de seu sangue... Pois é, tubarão, nos sabemos, jamais desiste de perseguir a presa que lhe deixa o gosto do sangue no paladar, simplesmente porque jamais esquece o sabor de cada vítima que escapa.

Iara pê da vida.

Não sei se o nome será mantido, quando toda a trabalheira de registrar, adaptar, traduzir, fazer cortes para reduzir custos, divulgar e distribuir, estiver pronto. Sim, caros, dá mais trabalho do que se pensa, lançar uma revista em outro país, tanto mais quanto maiores forem as diferenças. Eu chamaria de Tubarella, é sonoramente mais eficiente, em português. Não que o nome sozinho possa salvar uma idéia que, até onde pude ver, foi feita ás pressas, ou tirada da gavera de heróis recusados.

Garota-Esquilo
Nosso talicoiser rebelde Eduardo Mendes Vieira, o Fio, fez uma observação interesante. Ele reclamou, como sempre, né, de se usar sempre uma força da natureza para criar heróis brasileiros. Não seria nada de mais, se esses heróis fossem convincentes e duradouros, então tenho que dar-lhe razão, inclusive na sugestão de uma surfista poderosa, em vez de uma metamorpha que vira um monstro.

Será que não dava para ela manter aquele rostinho meigo, apenas crescendo os dentes e ficando cinza? Afinal, a Vampira é p'ra lá de poderosa sem precisar se transformar em um tiranossauro rex.

Me parece ser uma heroína "bem intencionada", mas com menos consistência do que Doreen Green, a Garota-Esquilo, que pelo menos é linda e meiga, e permanece linda e meiga mesmo quando o pau quebra, talvez por isso mantenha sua pequena e fiél legião de fãs.

Posso estar errado, mas é uma personagem destinada a morrer rápido, pelo menos não acredito que sobreviva ao fim da crise, e acabe virando sopa de tubarão, na mesa do Magneto.

 Mais sobre a Iara, ver na Marvel Wikia, clicando aqui.
 Algo sobre a adorável Garota-Esquilo, clique aqui.


0 comentários: