sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A nova Mulher Maravilha... nem tanto.

Lynda Carter. A Mulher Maravilha por excelência
A patota do Alcatéia.com chutou e eu passo para vocês em uma apresentação maias ranheta. Escolheram finalmente a nova Mulher Maravilha, mas não sei se é realmente uma boa notícia.
Para quem não teve a experiência (muito rica de um lado, mas traumática por outro) de viver nos anos 1970, dou um resumo.
A heroína criada em 1941 (aqui e here) pelo inventor do detector de mentiras, invadiu a telinha de 1975 a 1979, vivida pela exuberante e ainda bela Lynda Carter (aqui e site oficial aqui). O site oficial, aliás, é de um charme e um bom gosto raríssimos entre as actrizes de hoje, inclusive com música de fundo de sua própria voz. Vale à pena visitar o dito e os perfís da moça nas redes sociais, para quem tiver. Aqui o vídeo do início da série, Ela era uma versão mais inverossímel de As Panteras, com super poderes e quetais, mas como elas representava a mulher moderna, forte e independente que todas queriam ser, mas poucas eram de facto. especialmente porque todas estas conquistas vinham acompanhadas de uma beleza muito acima da média,
Até o início dos anos 1980 as reprises ainda davam altas taxas de audiência. Abaixo uma mostra do que nós viamos e com o que nos aprazíamos. Os efeitos eram simples mesmo para a época, por isso a preocupação com o enredo e o roteiro era maior.

Bem, os tempos mudaram e a agressividade foi adicionada como ítem de beleza, na marra. Adrianne Palick (notícias aqui, aqui, aqui, aqui, here e aqui o site oficial)  foi escolhida como a nova intérprete da heroína. E talvez tenha uniforme novo... heresia!
Não adianta dizer que a moça é bonita, mas longe de ser a beleza clássica que a princesa das amazonas exige, que Lynda Cárter ainda hoje dá troco, que ela não tem cara de heroína da era de ouro dos gibís. Inútil dizer que não se gostou, e eu não gostei, porque ela já foi escolhida e não tem volta. Resta torcer para que não façam à Diana Prince o que fizeram ao Super Homem, enfraquecer para parecer mais humano em vez de fazer um enredo que preste para o personagem. Abaixo uma amostra do trabalho da moça.
Apesar de nova, nasceu em 1983, não é exactamente uma novata. Entre suas participações em televisão temos também Smallville e Supernatural. O problema é o trabalho que se terá para adaptá-la ao papel, caso pretendam manter a integridade da personagem, porque algo importante já mudaram. originalmente ela é uma agente do governo, uma militar na segunda guerra, na primeira fase, e uma agente da inteligência dos anos setenta na segunda fase. A "nova" será presidente de uma corporação... Pode parecer pouco ou quase nada, mas o papél original mostra o que é a heroína, que abdicou dos privilégios de princesa para ingressar sem nenhum status no mundo deturpado dos homens. Como empresária eu não tenho certeza se o caráter será mantido, ou se ela aproveitará isto para caçar especuladores plantadores de crises internacionais. Quase improvável.

Adrianne Palick

Não serei injusto com a moça, ela é bonita, não é pior do que nenhuma das actrizes das novas gerações, talvez até surpreenda se tiver disciplina. Já posou em "ensaios sensuais", o que significa que está em boa forma física, mesmo que o photoshop tenha sido necessário. Como a imagem mostra, um pouco de tintura resolve o problema de cabelos louros, enfim, a aparência de garota antenada, que nada tem a ver com a heroína, não me preocupa. O que realmente me preocupa é a produção, que sempre tem ciúmes de personagens da estirpe da Mulher Maravilha, que já se tornaram bem maiores do que os estúdios que já os filmaram. E nossa heroína é muito maior do que os estúdios, do que as emissoras e do que as editoras picaretas que publicam versões emasculadas, para adolescentes viciados em agressividade. É fácil fazer um bom trabalho com um personagem assim, tanto quanto arruinar a reputação de toda uma equipe de filmagem.
Para quem não tem noção do prestígio da Mulher maravilha, existe até o Wonder Woman day (see here) bancado pelo Wonder Woman Museum, see here.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Ah, Nanael!
dá uma chance pra menina!
Não esqueça que ela é praticamente uma xará minha... rss!

Nanael Soubaim disse...

Eu? Quem sou eu? um funcionário público que acorda às cinco da matina para vir trabalhar em condições precárias. Por mim, tudo bem, tem-se a chance, mas que essa bomba vai estourar, ah vai!