sábado, 12 de fevereiro de 2011

Requentando As Panteras


As policiais
 Estreou em 1976 a foi até 1981.
As Panteras, Charlie's Angels no original, dava glamour e amenidade ao problema da violência crescente em que os estados unidos viveram do início dos anos 1970 até meados de 1980.
O elenco original era formado por Jaclyn Smith como Kelly Garret, Kate Jackson como Sabrina Duncan, Farrah Fawcett como Jill Munroe. Sabrina era a minha preferida, mas eu sempre fui exêntrico. O trio era auxiliado por Bosley, que gerenciava a agência de detetives para Charlie, que nunca aparecia senão em voz. Nem mesmo as estrelas de sua equipe o conheciam.
As actrizes eram amigas, mas desentendimentos com a directoria fez Farrah pavio curto sair da série, seguida por Kate. Só Jaclyn foi até o fim. Mas havia uma participação especial vez ou outra, ninguém virou inimiga mortal de ninguém.
O mote, aproveitando o tsunami de violência urbana já citado, era o de três garotas bonitas e sedutoras dando pau em marmanjo, manejando armas de fogo com perícia e resolvendo mistérios com mais inteligência do que se pode esperar da burocracia policial. Pois as personagens eram policiais já cheias de suas funções quando foram chamadas a trabalhar na agência. Ver mais nestes links aqui e aqui.
Embora não houvesse as acrobacias incríveis, as cenas de tiros incríveis e as explosões incríveis, a série era repleta de ação e emoção. Quando digo "incríveis" é no sentido de "não dá para acreditar, isto é ridículo demais" e não o sentido legal da palavra. O sentido legal a série original tinha. Mesmo com reprises a inteligência e dissimulação de Sabrina me encantavam, bem mais do que sua beleza e as das colegas, que faziam gente babar diante da televisão. Elas se tornaram modelos de comportamento para a época, que se estendeu até início dos famigerados anos 1990, em que a vulgaridade e a agressividade passaram a dar status. O mais interessante é que elas estavam sempre do lado certo, ou seja, estavam caçando o criminoso e não se aliando a ele, como muito acontece hoje.
Aqui o vídeo do piloto:



Elas se reencontraram à mídia em 2006, para celebrar os trinta anos da série que até hoje tem reprises e fãs pelo mundo inteiro. Foi a última aparição em trio de Fawcett, que descansou em paz após esfregar na cara feia do câncer que não tinha medo dele. O reencontro foi este, e como sempre "Sabrina" tomou a frente:



Bem, depois dos dois longas "As Panteras", que bem poderiam se chamar "Barbie's Street Figthers", agora estão trabalhando para requentar a série. Não, não é mais um filme, é uma série, que ao contrário da original se passará em uma praia da Califórnia. Decerto que haverá mais biquini do que roteiro, desta vez.

As detentas
 As escolhidas são Aline Ilonzeh, Minka Kelly e Rachael Taylor. Detalhes aqui.  Outro detalhe é que em vez da academia de polícia, elas sairão da cadeia, subvertendo completamente a idéia original. Das moças escolhidas é desnecessário dizer que não as conheço, bem como haverá uma versão em animação politicamente correcta metida a engraçada/descolada, com muita "ação e azaração". Os pais podem firmar o pulso ou começar a guardar dinheiro, porque o marcketing vai incluir bonecas liberadas/descoladas que não se parecerão nem um pouco com as actrizes, mas serão vendidas como se parecessem.
Aparentemente o que se salva da série original é a incógnita de Charlie, que continuará se comunicando pelo mesmo comunicador da série original. Alguma expoicação? Tenho uma, o comunicador de época é analógico, à prova de vírus e muito mais difícil de rastrear do que as modernidades digitais.
Uma cousa é verdade, Anjos como as originais, só mesmo elas. As Panteras com o glamour e a satisfação ao fim de cada episódio, só pelo youtube. Só na saudade.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

S é assim, prefiro a série que passava no SBT e o desenho.
As Espiãs e Espiãs Demais são mais palatáveis.

Nanael Soubaim disse...

Nada é tão ruim que os picaretas de Hollywood não possam piorar, é ponto de honra para eles. Farrah vai virar zumbi e sair do túmulo para se vingar.