sexta-feira, 29 de julho de 2011

Eu recomendo Lisa Ono

Esta Paulistana, descendente de japoneses veio ao mundo em 1962, emigrou para o Japão com os pais aos dez anos. Em 1989 lançou "Your So Unique", dando início a uma carreira primorosa e estável. Sites aqui, aqui e aqui.

Lisa é considerada a melhor cantora de bossa nova do mundo na actualidade, o que é fácil de se acreditar. Ela é uma das maiores razões de os japoneses gostarem tanto de bossa nova e samba, se empenhou em popularizar os ritmos em português no arquipélago. Seu modo de cantar une o melhor de dois mundos, a espontâneidade e maleabilidade musical que o Brasil há muito está perdendo, com a disciplina e a técnica bem cuidada que o Japão mantém.

Por não ser adulada pela mídia, as pessoas não sabem que a maior cantora de música brasileira viva passa grande parte do ano no Rio de Janeiro.. Isto para ela deve ser uma vantagem, porque ao contrário das megastars, pode passear com tranqüilidade pelas ruas da cidade, o que é muito valioso no processo criativo e na preparação para uma apresentação. Seu português, por conseqüência, continua perfeito. Idioma, diga-se de passagem, não é empecilho para ela, que empresta sua interpretação doce a qualquer música.

Lisa também canta clássicos em espanhol, como "Besame mucho", sendo considerada (aqui) a legítima sucessora de Nara Leão (aqui e aqui) por quem conhece música. Aliás, interessante notar que as pessoas que conseguem se impor pela competência, mesmo não gozando de popularidade em massa, vivem muito bem obrigado nas graças do público que cativa. A quantidade de páginas que encontrei, com citações ou dedicadas à Lisa Ono me impressionou. Sinal de que seu público preza pela mesma discrição e não faz questão de ser adicionado a estatísticas. Eu, pelo menos, não faço a mínima.

Apesar do sorriso farto e escancarado, sua descendência imprimiu-lhe o gosto pela discrição e reserva. Sua beleza singela e meiga convida à conversa, não necessáriamente à intimidade. Enquanto profissionais talentosos como ela continuarem no páreo, a legítima música brasileira não precisa do público brasileiro para sobreviver. No que depender de países que cultivam a própria memória, essa gente continuará a ter lugar garantido ao sol.



Esta emocionaria Audrey:

3 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Ora, que boa surpresa!

Nanael Soubaim disse...

É graças ao Japão, mein fräu, que a cultura pop ocidental se mantém saudável.

Adriane Schroeder disse...

Verdade, uma Ono saudável, para variar...