sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

In memoriam; John Denver


Curiosamente, ele não nasceu em Denver. Veio por Roswell, Novo México, em 31 de Dezembro de 1943, quando as família americanas começavam a chorar pelas primeiras baixas; inclusive, seu pai estava em missão na força aérea quando ele veio à luz. Subiu por Pacifc Goove, no condado de  Monterey, Califórnia, em 12 de Outubro de 1997, quando seu Rutan Long-EZ caiu no mar. Como o tempo voa!

Henry John Deutshendorf Jr foi, além de um cantor-compositor de primeira linha, um bom actor, productor musical e um piloto competente e experiente. também fez trabalhos humanitários com a dedicação de quem depende do trabalho para viver, mesmo não tendo mais buraco para enfiar dinheiro. Foi um sujeito muito sensível e emocionalmente vulnerável, era bem quisto e bem relacionado. Um tanto politizado demais para o gosto da época, arregimentando assim, também muitos desafetos.

Começou na música quando ganhou um violão da avó, instrumento pelo qual produziu acordes capazes de dispensar todos os outros em seus discos. Bem criado, estudava na universidade (até 1964) e trabalhava, tocando em clubes noturnos. Foi para Los Angeles, onde formou o Chad Mitchell Trio já como John Denver, mas durou pouco, seguiu carreira solo em 1969. Foi a melhor cousa que fez, profissionalmente falando. Dois Grammy Awards, em 1983 e 1984, quando a concorrência era realmente dura. O trabalho era seu refúgio, quando não a aviação.

Curiosamente, pediu para participar da canção "We Are The World", mas foi recusado. Mas trabalhou muito com os Muppets, angariando a simpatia das crianças, hoje adultos, para suas causas. Sua música mais icônica é "Sunshine" (letra aqui) que traduz fielmente quem era John Denver.

Com o sucesso de "Livinga on a Jet Plane", mudou-se para Aspen, no Colorado; uma escolha incomum, as estrelas preferem praias badaladas, mas Denver nunca foi uma celebridade, na acepção torpe da palavra. Seguindo os exemplos de Audrey Hepburn e Grace de Mônaco, engajou-se e emprestestou seu prestígio para a preservação do meio ambiente no Alaska, contra a fome na África, levando a termo a philosophia de pouco discurso e muita ação. Angelina Jolie teve em quem se inspirar.

Sua vida pessoal não foi tãio maravilhosa quanto a política-humanitária e profissional. Seu último casamento, com a ac triz australiana Cassandra Delaney, o deixou em estado de penúria. Foi processado por dirigir embriagado, quando arrebentou seu Porsche em uma árvore. Estava em condicional, se recuperando, quando faleceu no acidente aéreo.

O mundo já estava ficando complicado e egoista demais para a índole de Denver. Sua necessidade de proximidade com as pessoas, não necessariametne com multidões, era muitas vezes frustrada pelas cobranças sempre feitas às pessoas bem sucedidas. Talvez daí, provavelmente influenciado pela ação do pai na Segunda Guerra, se apegou tanto à aviação. O salto livre dá sensação de liberdade maior, mas é uma liberdade sem controle. O avião lhe dava não só a liberdade, como o controle de aonde ir e quando voltar. um dia decidiu não voltar mais.

 
Website de Denver, clique aqui.
Na Wikipédia, clique aqui and here.
Website da fundação John Denver, clique aqui.

0 comentários: