sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lionel Richie está entre nós!


Uma criatura estarrecedora que veio por Tuskegee, Alabama, em vinte de Junho de 1949 e ainda está entre nó. Sim, ele passou pela época negra da segregação racial nos Estados Unidos. Cresceu na casa do avô, mas a família mudou-se para Illinois, onde ele terminou a escola e depois voltou para Tuskegee, graduando-se em economia. Um negro fazer isso no sul dos Estados Unidos, naquela época, e sair vivo para contar, já o faz merecer um busto.

Lionel Brockman Richie Jr fez muito mais do que contar, ele cantou. Para desespero das bibas enrustidas e anticrísticas da ku-klux-klan, ele tornou-se um ídolo. Foi saxofonista do The Comodores, a partir de 1968, sem deixar de destilar sua voz, quando necessário. O repertório era de soul e o verdadeiro funk.

Lionel deu vazão ao talento escrevendo músicas mais românticas, como "Easy" e (esta é antológica) "Tree Times a Lady". La Palabra fez uma versão mais latina e disseminou a pérola pelo mundo. Magoado pela 'pirataria'? Não, Richie colheu os louros pelo trabalho do jazzista. O cara é legal, não é sopeiro.

Os toscos e adoráveis anos oitenta foram dele. Duetos românticos em um mundo cada vez mais frio e individualista, venderam discos de vinil e fitas cassete como quem vende água mineral no deserto. Diana Ross quase teve vínculo empregatício, tantas colaborações que teve, como em "Endless Love", que por muitos anos fez moçoilas suspirarem e chorarem. Os bailes de debute estavam sempre abarrotados de Lionel Richie, e as rádios não deixavam esfriar.

Em 1982 veio a carreira solo. O primeiro álbum, com três singles, vendeu quatro milhões de cópias... O ápce foi a canção "Hello" de 1984, que fez o homem ter tranqüilidade para pensar no futuro. Seu prestígio está eternizado na co-composição (com Michael Jackson, conhece?) e participação em "We are the world".

Para se ter uma ideia da reputação de Lionel, caros jovens, cito o "Caso Dallas Austin". Austin é um compositor, preso em 2006 nos Emirados Árabes por posse de drogas. Washingnton usou chamou Richie para atestar o caráter do compatriota. Perguntado que tipo de homem era Austin, ele respondeu "Olha, este é um grande cara, ele fez um grande trabalho para a comunidade. Um bandido, um marginal, um malfeitor, ele não é." e ele foi perdoado. Tentem fazer o mesmo usando um cantor 'de atitude'.

A vida pessoal não é exactamente tranqüila. Se separou de Brenda Harvey após dezessete anos de matrimônio, por pular a cerca, mas assumiu e casou-se com a outra, Diane Alexander; durou até 2004 Mas escãndalos, desvios de caráter, espancar a esposa, bater em quem não lhe deu bola... cousas comuns aos 'ídolos' de hoje, ele não fez. Ele tem três filhos, Miles (1994), Sofia (1998) e adoptiva Nicole Camille Escovedo, mãe de dois, que usa Nicole Richie e seque a carreira do pai adotivo.

Sua avó foi diagnosticada com câncer de mama aos oitenta anos, mas morreu de velhice aos cento e quatro. Isto tornou-o um activista da causa, ajudando a arrecadas mais de três milhões de dólares à The Breast Cancer Research foundation.

Lionel ainda está na activa, ainda vivendo de música, não só cantando, mas também produzindo. Trata-se de um profissional exigente e com alergia à indolência. Isso o mantém em boa forma física e mental em plenos sessenta e dois anos.


O que eu ouvia muito, nos anos oitenta, era homem com dor de cotovelo apelando para o racismo, para desqualificar seu trabalho. Mas a ausência completa de fundamentos, demonstrava ser só isso mesmo, dor de cotovelo. Muita gente de esquerda ainda tentava influenciar o povo contra os lixos enlatados vindos dos ianques, sem perceber que começávamos a fazer os nossos próprios, ainda piores... Mas nunca vi onde "lixo enlatado" se enquadre na obra de Lionel Richie.

 

Músicas dele, clique aqui.
Website do garotão, clique aqui.
Myspace de Lionel Richie, clique aqui.
Website do rapaz para o Brasil, clique aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo o LIONEL desde que eu era adolescente,admiro o trabalho dele e tenho todos os cds dele.ELE é o homem dos meus sonhos,te amo muito lionel,ele sabe tocar o coraçaõ das mulheres com as letras maravilhosas de suas músicas.

Anônimo disse...

Maravilhoso,um artista completo,romántico,lindo demais.Que deus abençoe sempre LIONEL RICHIE.

Nanael Soubaim disse...

E não é? O cidadão é um gentleman, na vida profissinal e na pessoal.

Marques Yvonne disse...

Sincerely follow Lionel ever since I heard this song Hello, I'm in love with your songs, your wonderful voice, and would one day meet him and hear him sing every song.
you are a man that attracts me a lot, I like to listen to your music, and so I put in full screen and see him more closely ... much like the mouth, GET LOST the dream ... I love this man knows ... but it is impossible, of course, must have millions of women in love with him ... and I know you would never look at me ... After all he is a Prince, and I'm just a pebleia.
but yet I love you Lionel B. Richie, and admire all your commitment to entities which you help ... congratulations.
in the HOPE that YOU READ MY message. (YOU ARE VERY BEAUTIFUL ... LOVE YOU) Yvonne-Brazil. 10/28/2015. kiss kiss

don't speak English, did the translation in microsoft ... the only language Besides my English is Italian