sábado, 13 de outubro de 2012

Eu recomendo: Blackmore's Nihgt

Photografia de divulgação

É difícil fazer músicas de época sem ficar caricato, ou mesmo ridículo. Já mostrei aqui alguns grupos e músicos que fazem com competência esse papel. Não basta pegar o ritmo e fazer qualquer cousa em cima, é preciso um mínimo de pesquisas e conhecimento de causa. Músicas folk que caiam no gosto actual, é mosca branca, especialmente a renascentista.

Recomendo agora, um conjunto que faz com extrema competência, a transcrição da música renascentista para a idade contemporânea, se servindo sem medo de elementos que não existiam no século XVI. Falo do Blackmore's Night, desde 1997 capitaneado pelo veterano Ritchie Blackmore. Para quem não conhece, ele Fez parte dos conjuntos Deep Purple e Rainbow.

Ritchie é encantado pela música renascentista desde meninote, tendo lançado um DVD de folk rock renascentista em 2005, pode-se dizer que foi um empreendimento familiar. A vocalista é Candice Night, que conheceu ainda no Deep Purple, onde ela era backing vocal. A voz dela se mostrou própria para suas intenções desde o começo. Como diz o velho deitado, quem sabe faz ao vivo, e eles fazem!

A composição actual do grupo conta com Bard Davis of Larchmont (ou David Baranowink) no teclado, Earl Grey of Chamay (ou Mike Clemente) no baixo, bandolim e guitarra rítmica, Lady Kelly of Wintter (ou Kelly Morris) na trompa francesa e vocal, e uma que usa seu próprio nome, a Scarlet Fiddler no violino. Também, com nome de nobre medieval, ela não precisa de apelidos.

Como todo roqueiro que se preze, Ritchie preza seus laços afetivos, e recentemente amargou o luto pelo seu antigo professor de guitarra, Big Jim Sullivan.

Assim como o som, as roupas têm toques medievalescos, com a festividade da renascença. Como na época, são prodigiosos na improvisação, na interação com o público e na simpatia. É um som que vale o dinheiro do álbum, e uma apresentação que vale o dinheiro do ingresso.

 

Blog brasileiro sobre eles, clicar aqui.
Website ofocial do Blackmore's Night, clicar aqui.

0 comentários: