sábado, 10 de setembro de 2011

Eu recomendo Kate Bush

Decifrar-me? Fala sério!

Desde 30 de Julho de 1958, de Bexleyheath, ela (aqui, aqui e homepage aqui) está entre nós. filha de médico inglês com enfermeira irlandesam, estudou piano e violino no convento de Abbey Wood, em Londres. Lá ajudou David Gilmour a afinar suas primeiras fitas Demo.

Assinou contracto com a EMI aos dezesseis anos. Mas até os dezoito prefetiu não gravar nenhum álbum, a menina ajuizada se dedicou ao término dos estudos, também fazendo aulas de mímica, dança e música, tendo concluído a escola com cem por cento de aproveitamento. Já pronta, ela se lançou ao estrelato. Ela compôs e gravou cerca de duzentas canções, como o clássico "Wuthering Heigths", em cujos clipes demonstra toda a sua capacidade musical e performática. Trata-se de uma profissional prefeccionista, que nem sempre está satisfeita com o que faz, ainda que seja sucesso de crítica e público. Sua capacidade vocal e perfiormática é proporcional ao seu talento administrativo. Kate sabe se valer do tipo de beleza singela (e fantasmagórica) para gerar a ambiguidade.

Começo a amornar sua carreira gradualmente, para fazer seus ãlbuns á altura de seu perfeccionismo, depois para poder decicar-se ao filho e lhe dar uma infância de criança, pois o meio ensinou a Kate o estrago que a carreira obsessiva pode fazem em uma família. O menino Albert nascem em 1998, mas só em 2000 a imprensa soube que ele existe. Sempre que conseguem alguma declaração, ela reitera ser uma mãe muito feliz. E por que não seria? Por falta de holofotes? Só por isto, ainda que não gostasse de seu trabalho, já angariaria minha admiração. Seus fãs (aqui) também não são escandalosos, mas têm o ardor compatível com a grandeza de sua diva.

O novo álbum "Director's Cut" (aqui) é uma compilação de seus melhores trabalhos, inclusindo uma actualização da canção "The Sensual World" com um trecho de "Ulisses", de Joyce.

A moça não faz questão de exibir sua privacidade na televisão, então pouco sabe-se de de seu cotidiano e dramas pessoais, em compensação não há escândalos cinematográficos na sua ficha. É uma boa esposa, boa mãe e boa cidadã, deixando o exotismo para suas performances profissionais, fora disso a discrição tipicamente britânica pauta sua vida. O recado é bem dado, seu trabalho de primeira qualidade, seu talento musical, sua voz versátil e cristalina, sua capacidade administrativa são o que o público pode ter acesso.

Wurthering Heigths é uma história de amor com altas doses de obsessão e mitologia, mas requer alguma literatura para ser devidamente apreciada...

Aqui uma clara homenagem às suas raízes e especialmente à sua mãe. Gaelic Song é escancaradamente irlandesa, e acaba falando da própria Kate como os jornais foram incapazes de fazer.

0 comentários: