quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Isso nunca vai dar certo!

Existem algumas coisas que realmente parecem fadadas ao fracasso, mas que acabam se tornando um absoluto estrondo.
São bem conhecidas as histórias de pessoas que apostaram tudo contra algo que acabou enchendo os bolsos de quem acreditou no negócio. Por exemplo, um grupo de rapazes com som estranho e penteado mais ainda foi chutado porta afora pela Decca Records em maio de 1962. A gravadora achava que aquele som nunca teria sucesso. Sim, eram os futuros Beatles. O dono da Decca deve ter roído os colovelos de raiva.

Imaginando algumas coisas que me parecem um bocado estranhas, mas que não apenas foram bem sucedidas como chegaram a permear o imaginário de gerações inteiras, eu acho que acabaria agindo igual à Decca Records e chutando coisas como...

... uma dupla de cartunistas fracassados que de repente, durante uma bebedeira, faz uma paródia a outras séries e lança, de forma independente, as "Tartarugas ninjas mutantes adolescentes ". Mas não me julguem, nem eles acreditavam nelas a princípio;

... desenhos com falhas óbvias na animação, como a boca imóvel dos personagens enquanto eles falam/gritam/etc (e não estou falando de falhas na dublagem), os cenários fixos, segundos inteiros mostrando o personagem parado, pensando em voz alta. E não teria o lucro vindo de coisas como Dragon Ball (podem me tacar pedras todos os fãs, é MUITO mal animado, não faz juz aos mangás, e nem me venham falar de estilo! Uma animação muito bonita nessa linha é As Viagens de Chiiro). Enfim, eu perderia dinheiro;

... um garoto que de repente se tranforma em campeão de caratê encerando carros e pintando cercas. Mas TODA década de oitenta e todo mundo que já assitiu Sessão da Tarde na vida já parou alguma vez pra assistir o risível Karatê Kid. Hoje eu desconsideraria investir no projeto, mas confesso que sim, eu gostava dessa história sem sentido;

... um aparelho de telefone que permite que você seja localizado em qualquer lugar, uma espécie de algema tecnológica que tem levado a arte da obsolência programada ao mais alto grau. Mas.... que conseguiu ser imposto como necessidade, embora funcione muito melhor quando a gente realmente não precisa dele. E novamente eu perderia rios de dinheiro....



É o que dá avaliar mal as coisas...

E você, que coisa de sucesso teria dispensado?

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

"Nunca vai ter êxito de vendas, no máximo um pequeno pico dentro da própria Alemanha. Não sei porque estão nos oferecendo esta porcaria". Foi assim que a GM recusou, de graça, o Fusca. Corolla é um nome que vende muito, mas o Corolla saiu de linha no início dos anos 1970 para emprestar o nome a outros carros que nada tiveram a ver com ele. O campeão de vendas na história é o Fusca.

expressão universitária disse...

passando só pra dizer, que gostei do texto!
eu nunca teria apostado que uma musica que repete a palavra REBOLATION mil vezes à exaustão seria sucesso no carnaval 2010!
ha!

Adriane Schroeder disse...

Verdade, Nanael, ninguém queria o "Fuquinha". Talve eu também não quisesse.
E olha sóm, os acadêmicos de HIstória talicoisando! Oba!!!! Rebolation é a prova definitiva de que repetir é dominar. E que as pessoas definitivamente adoram essas coisas. Também não apostaria, mas já teve até disputa pra ver quem canta o hit melhor, se Cláudia Leitte ou Ivete Sangalo. Pode?