quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Eu recomendo Merdedes Sosa

http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010_03_07_archive.html

Em países onde ser popular significa ter linguagem simples e de fácil compreensão, o termo "Cantora do povo" ou "cantora del pueblo" não tem qualquer conotação prejorativa de baixo ventre.

Mercedes Sosa (sua página oficial aqui) veio ao mundo em Nove de Julho de 1935, descendo em San Miguel de Tucumán, onde a declaração da independência argentina foi assinada, no dia de sua comemoração, e deixou-nos em Quatro de Outubro de 2009, ascendendo opor Buenos Aires. Suas feições e longos cabelos negros faziam muita gente pensar que era indígena, mas tinha ascendência ameríndia e era conhecida pelos fãs por La Negra; A Voz dos sem voz.
Sempre foi defensora da união entre os países latino-americanos, não poupando críticas sócio-políticas elegantes, mas ao mesmo tempo ferinas em suas canções.

Sua voz materna e altiva, de grande potência e suave aos ouvidos, encantou América e Europa, em uma das carreiras mais bem sucedidas para uma artista latina em toda a história. Por suas posições pró democracia, foi banida da Argentina pela ditadura, á qual só voltou em 1982. Foi um tiro no pé, porque em Paris ela pôde compor e cantar sem nenhuma censura. Matá-la, como faziam sem dó com outros artistas, deflagraria uma guerra civil na Argentina.

Seu repertório é amplo, diversificado e suas parcerias com brasileiros sempre rendeu bons frutos, como com Milton Nascimento em "Volver a los diecisiete" e "Corazón Americano".


Em "Solo le Pido a Dios" ela mostra toda a sua indignação com o mar de sangue em que a América Latina mergulhou nos anos sessenta e setenta, não poupando aqueles que se venderam às custas do luto de milhares de mães, que ainda hoje não sabem se um dia enterrarão seus filhos. Algumas têm certeza de que nunca.



Mas também cantou o amor simples e o carinho em "Gracias á la Vida", onde fala das alegrias mais simples da vida, que custam pouco ou nenhum dinheiro.


Tanto como ser humano quanto como artista, foi uma pessoa respeitada por crítica e público, aquela que se enchia de dedos para fazer qualquer observação que não fosse positiva, se não quisesse apanhar. Seu público, apesar de ser aclamada como popular, é facilmente encontrado em grupos abastados, intelectuais e toda gente de gosto apurado. Apesar de as modas terem migrado em massa para a púbis, o público que a prestigiou ainda existe e se renova. Se renova e repete sem o menor pudor que Mercedes Sosa canta cada vez melhor.

3 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Me gusta la Negra.

Nanael Soubaim disse...

Como Gardel, ela canta cada vez melhor.

Adriane Schroeder disse...

Né?
Uma das minhas ambições vocais é atingir minimamente o timbre dela.