terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vamos dar uma chance: Chaves da Luz

Rock espírita, quem diria!!!
Permito-me dar uma chance a um grupo de "rock erudito" espírita que acabei de conhecer. Posso assegurar a isenção, pois não sou espírita.

Trata-se do conjunto Chaves da Luz (aqui e aqui), criado em 2009 como projecto da jovem Kethelin Cocchi (piano e vocal), Alex Lino (baixo), Felipe Rico na bateria.  Suely Cocchi  (mãe de Kethelin) compõe as músicas com a vocalista.

Apesar da necessidade de, como dizem os espíritas, algum burilamento, o Chaves da Luz demonstra bastante talento e nenhum compromisso com o mercado. As letras são bastante profundas e carregam a responsabilidade de quem leva sua doutrina devidamente à sério. Infelizmente isto pode irritar uma parcela muito grande do público, que anda muito materialista, até meio misoteísta quando o assunto é diversão. Fora isso, após alguma adaptação, os acordes que variam do pesdo ao mais sutil começam a agradar. Mas a adaptação é necessária, pois a letra costuma contrastar com o que estamos acostumados a esperar dos acordes, por vezes até da melodia. Aliás, eu diria que é um "rock cristão" nas suas mais remotas origens, antes da dogmatização romana.

Asseguro que a boa vontade é recompensada. O estilo, embora eclético, remete bastante a uma versão "do bem" de Evanescence, com quem não destoa de modo algum, influência confessa da vocalista, como em "Alma Gêmea", uma canção de amor bonita e profunda, que em momento nenhum escancara a reencarnação e o kardecismo, por isso mesmo pode ser ouvida por jovens de qualquer religião que tenham ouvidos mais refinados, mas que não abrem mão de um som que os mantenha ligados ao plano físico, em que precisam trabalhar e viver. Despindo-se dos preconceitos, qualquer igreja pode ter o cedê deles em um baile.

A vocalista, aliás, tem formação erudita e aprecia bastante o rock progressivo dos anos setenta, mas também de Enya e Queen... Ecletismo que está muito claro na obra da banda. Aliás, no começo, em 2001, o nome era "Keys of the Light"; eles cantavam em inglês, tocando covers do desenho "Pókemon"... Sem grilo, eles tinham que começar de algum modo. Elvis não começou cantando em uma cabine de gravação, ouvindo "Sai logo, caipira"? Então.

A maior qualidade da banda está justo em Kethelin, professora de música de voz doce e elástica, que modula de acordo com a música, valendo-se de sua formação sólida; que falta à maioria das cantoras de hoje, sejamos francos, Divaldo. Os garotos acompanham bem, fazem sua lição, mas como no Madredeus, a cantora é o pilar e dá os rumos do grupo. Considero o estilo deles bem mais próprio para relaxamento e meditação do que para dançar, mas claro que ainda não ouvi tudo e com certeza deixei escapar algo, que prometo incluir aqui quando encontrar.

Por enquanto eles se apresentam quase que só em entidades e eventos espíritas, a agenda está bem preenchida sem estar lotada. Pelos que conheço dos espíritas, e já os conheço com intimidade, seus critérios musicais estão bem acima da média. Então, para quem se interessar: erika_silveira@uol.com.br

Enfim, são jovens bonitos, talentosos, que demonstram disposição para evoluir (sem trocadilho) e crescer na música, mas sem abrir mão de seus princípios. O e-mail acima é também para aquisição do cedê.

Abaixo dois clipes carregados de romantismo...


4 comentários:

Lilly Rose disse...

Boa tarde querido Nanael,
Grata surpresa encontro aqui.
"Chaves de Luz" é um grupo pronto!!

Com estilo e talento.
Não passará desapercebido do mercado fonográfico. A menos que aasim o queiram.

É apenas uma questão de tempo...

A vocalista de facto, lembrou-me muito o "Evanescence".
Sua formação erudita, será "moldada" provavelmente, se adentrarem ao mercado musical mais amplo.

Suavizar os agudos potentes da cantora, seria um dos primeiros pontos.
Talvez com isso, perca-se um pouco do brilho, puro e natural que hoje apresentam. Pelo que ouvi ao menos, nestes dois clips.

É inquestionavelmente, um grupo de talento. E não fica nada a dever p/ grupos similares no exterior.

Achei-os maravilhosos !!! Gente jovem, bonita e com muito potencial!! Óptima escolha amigo !!

E divulgar trabalhos assim, valem a pena !!

E boa fortuna ao "Chaves de Luz" !!

E p/ ti querido amigo,

Beijos e Aromas de Rosas...

Lilly Rose :)

Nanael Soubaim disse...

É só um burilamentozinho e estarão prontos.

Adriane Schroeder disse...

Nossa, bacana mesmo!!!

Nanael Soubaim disse...

Eles levam o cristianismo à sério, mas sem neuras ou sectarismos.