quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Tosquices que formaram meu caráter -II

Atendendo a um pedido de Nanael, hoje vou dedicar este post à série "A Feiticeira"; na verdade o nome original é mais próximo de "Enfeiticaçado", mas o nome brasileiro faz mais juz à protagonista. Trata-se de uma das muitas delícias que abordavam a vida doméstica suburbana dos EUA, de forma muito bem humorada e, algumas vezes, bem crítica.

Como não amar...

...A abertura, em forma de desenho animado, com traços fidelíssimos aos atores?

...Samantha, a feiticeira, dividida entre seus deveres de bruxa, sua vida transcedental e seu amor pela família? E, ainda, sua prima Serena, invejosa e maluquinha, vivida pela mesma e fabulosa atriz? Elizabeth Montomery, uma mulher admirável, batalhadora que não se acomodou às suas origens de jovem bem nascida, pioneira em diversas frentes e que foi levada por uma doença silenciosa, acabou se tornando a imagem da Feiticeira. Embora a linda Nicole Kindman tenha tentado, apenas levemente se assemelhou a ela.

...Endora, a mais perversa, mesquinha, maligna, diabólica e bruxa de todas as sogras jamais criadas pela ficção? A propósito, adoro o nome Endora, e a própria personagem. Ria muito com a atriz, Agnes Moorehead, perfeita em seu sarcasmo constante.

...James, o marido atrapalhado, mas honesto a ponto de jamais se utilizar dos poderes da esposa em sua luta pela sobrevivência, sempre muito apaixonado e fiel (apesar das investidas de Serena)?

...A adorável Tia Clara, esquecida, de coração enorme, babá das crianças?

...Tabatha, a menininha-bruxa, cujo nome eu invejava, assim como aqueles lindos cachinhos do início da temporada?

... Os vizinhos fofoqueiros, os Kravitz, sempre tentando pegar Samantha no pulo e nunca conseguindo? E o pior é que nem sendo dois bisbilhoteiros, especialmente Gladys, dava pra ter raiva deles. O pobre Abner tentava, algumas vezes, dissuadir a esposa, mas quem disse que conseguia?

...Larry Tate, o patrão que era um mau-caráter - e mesmo assim, não conseguia nos fazer sentir raiva? Fora que algumas vezes o lado humano dele transparecia, sem exageros, é claro, e sempre muito divertido. Fora quando ia visitar o casal, era um show à parte.

... As idas de Samantha ao mundo das feiticeiras, onde visitava seus parentes malucos, como o Tio Arthur, e era sempre tentada com a proposta para ali ficar?

... O conjunto da obra, considerada hoje uma tosquice, mas um dos maiores sucessos de sua época, que se repetiu nas muitas reprises?

Aqui, você pode assistir aos episódios, e não banque o purista, que a dublagem em português é muito bem feita.



Eu treinava pra tentar poder mexer o nariz daquele jeito...

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Se voltassem a reprisar, eu voltaria a assistir. O problema é que séries assim são uma grande propaganda pró Estados Unidos, e ser anti-americano virou moda.

Adriane Schroeder disse...

Ahhaha, é verdade. E o povo não entenderia a fina ironia da série. Hoje alguns não entendem a ironia nem que ela esteja desenhada...

Nanael Soubaim disse...

Fräu Shroeder, acabas de me dar de presente o texto da semana para o meu blog.