quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Capicuas e Palíndromos (para Gaby)

Só a título de referência, e para ficar claro e estragar o início desse texto, explico: Palíndromos são palavras que podem ser lidas de trás pra frente e vice versa, mantendo o mesmo significado, como REVIVER, RELER ou RAPAR.


Capicuas são a mesma coisa, mas com números, como 54245 ou 96369. Pronto. Voltemos ao texto.

*************************************************************************************

A vida é cíclica, minha querida. O mundo dá voltas. Como capicuas e palíndromos.

E não, isso não é uma referência negativa a aquilo que tem ocorrido a você.

Apenas quero te fazer enxergar certas coisas. E te pedir desculpas.


Sim, o mundo dá voltas. Como disse o nosso grande JC, "colhes o que semeias". E isso se vale tanto para aquilo que se faz de bom, como aquilo que se faz de mau. Tanto para aquilo que dizemos que NUNCA faremos, como para aquilo que fazemos sempre. E achamos que NUNCA vamos deixar de fazer.

A vida é dura? É sim. Alguns dizem que "A vida é dura pra quem é mole". Discordo. A vida é dura pra todos. Para os preguiçosos, é mais dura ainda. Porque há o trabalho em si, e o pensamento de que trabalhar é necessário, que já traz cansaço pra quem é preguiçoso.

É dura, sim, mas ao mesmo tempo é linda. Há momentos difíceis, para todos. Momentos que a gente acha que não vai aguentar, em que a vida não faz sentido, em que tudo parece desmoronar, em que tudo parece perder o rumo. Em especial, aquilo que está exatamente à nossa frente.

Mas tudo isso é ilusão. A vida continua sendo ela mesma. Pra mim, pra você, para todos nós.

Cada um de nós passa por aquilo que TEM QUE passar. À cada um de nós, Deus dá um quinhão de sofrimento. E a partir do momento que aprendemos a enxergar, Ele dá também um pacotão cheinho de bençãos.

É que muitas vezes, a gente não sabe entender. Muitas vezes por estarem tão próximas, ou porque a gente acha que vive num casulo. Ou numa ilha. Mas como já foi dito, "ninguém é uma ilha". Ninguém.

Isso não é auto-ajuda. Nem um texto sobre religião, ou sobre uma pretensa "Filosofia de Tio Fio". (fiodetelefone, como diz a Isa)

Só coisinhas que eu queria te dizer, por experiência de vida. Sei que você pode ler tudo isso e achar que foi desnecessário. Ou inútil. Ou sem sentido. E provavelmente seja, mesmo. Mas eu só queria que você lesse. E pensasse um pouco.

A vida é muito mais do que o colégio. Embora (é claro) seja um microcosmo do que você vai ver na sua vida posterior (de depois do colégio, não após a vida :P), isso não é tudo.

Nisso que eu digo que você precisa de MAIS MUNDO na sua vida.

Embora sua cidade seja pequena, é bem maior que o colégio. Embora seja distante, tem muita coisa de bom.

Tem PESSOAS.

Elas é que fazem seu mundo crescer. Elas é que vão te trazer experiências e novidades. Elas é que vão fazer você estudar mais, procurar mais, saber mais, querer mais.

São pessoas que fazem o nosso mundo. São pessoas que nos trazem prazer.

Claro que a dor também está inclusa no pacote. Mas ela faz parte. Chega a ser estúpido querer viver e achar que não vai sofrer, ou se tomar determinada atitude frente à vida e às pessoas, achando que assim está se protegendo.

Tire as "redes de proteção". Se deixe levar. E aqui, eu puxo o lado religioso: ELE nunca vai te desamparar. Porque ELE quer, acima de tudo, que você seja FELIZ.

Há coisas que eu já te disse, e que não devo dizer novamente aqui. Mas você sabe a o que me refiro.

Não esteja apenas no mundo. Faça parte dele. Saiba o que ele tem a oferecer para você aproveitar. Permita-se isso.

Apenas desejo que você seja feliz. E que consiga perceber o mundo como ele realmente é.

Como o Éden que o Pai nos deu.

E que nós, por interpretarmos não apenas as palavras d'Ele, mas como nossa própria vida, estamos sempre destruindo. Sempre sugando. A Serpente somos nós mesmos. Através de um espelho que mostra como somos por dentro.

A ganância, o egoísmo, o orgulho. ISSO é a Serpente.

Não permita que essa Serpente viva em você, minha querida.

Tenha fé no Pai. E viva. A cada dia, segurando nas mãos d'Ele.

Ele não vai deixar você cair.





"Hey you, sing along: 'I WANNA HOLD YOUR HAAAAANNND...."

4 comentários:

Gabriela P. disse...

Seu bobo, me fez chorar!
Já te disse isso!
Acho que você é uma das pessoas com as quais mais converso sobre tudo.
E eu sei sim que você fala tudo o que me fala é pro meu bem! ;)
E eu também sei que ELE está sempre do meu lado, assim como sei que as pessoas que gostam de mim sempre estarão!
Obrigada por toda consideração! *-*
E você sabe né, apesar de eu não falar, eu te amo também ;)

A propósito, AMO essa música!

Nanael Soubaim disse...

O pranto lava a dor, os chacras, as rugas e as rusgas. Chora que te faz bem.

Unknown disse...

Ótimo texto, tio Fio! Enfim... sobre ciclo social pequeno eu entendo... =x

Há sempre uma saída! Eu decidi falar mais com as pessoas e confesso que depois disso estou mais animado com as coisas. Minha auto-estima tem melhorado bastante.

Sim, parece aqueles comerciais das pessoas dando depoimento, mas é isso aí! =]


Todos nós temos o nosso valor.
Você é alguém! Porque Deus não desperdiça seu tempo para criar um ninguém! o/

Grande abraço, e boa sorte a todos!

Adriane Schroeder disse...

Lindo texto, Fio!!!
Pura poesia. Fiquei com invejinha da Gaby... rss.