quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Palavras que se tornaram outras - II

Interessante como a dinâmica das vida, a má interpretação textual ou mesmo a má-fé podem fazer com que as palavras e expressões mudem de sentido. Aqui, foquei nas palavras propriamente ditas, mas hoje me deparei com algo que me fez perceber que expressões inteiras também podem ser modificadas ou mesmo reinterpretadas a tal ponto de perderem totalmente seu sentido original. É ela que encabaça a já tracicional listinha.

1. "Estou fazendo história". A pessoa que disse isso não descobriu a cura da AIDS, não inventou algo que possa contribuir para o fim da miséria no planeta, não encontrou a solução para o dilema crescimento populacional X natureza, não descobriu a tradução de línguas antigas que se consideravam intraduzíveis, nada. Ela posou nua. Só isso.

2. "Segredo do sucesso". Não, não há milhões de CDs, nem livros, ou CD-ROMs, nem DVDs ou qualquer outra mídia sendo vendidos. Também não se trata de milhões de acessos, nem de assinantes. São só centímetros e quilos a menos. A frase costuma estar em reportagens/notícias sobre o emagrecimento.

3. "Meus heróis". Nenhuma pessoa sendo salva, incêndio apagado, desastre evitado. Nem um mísero gatinho retirado de uma árvore. Só um bando de futuras sub-celebridades fadadas ao esquecimento e vergonha alheia sendo saudadas dessa forma por alguém que já cobriu até a queda do Muro de Berlim. Patético. Não, eu não me canso de lamentar isso.

4. " É a musa". Não pense na mitologia greco-romana, nem em poesia, nem em canções inspiradas. Hoje, pra receber esse título, basta ser considerada "goxtosa".

5. " O craque do campeonato". Dribles incríveis? Gols memoráveis? Passes milimétricos? Exemplo para toda uma geração de aspirantes? Nada disso. Dois goleiros estão no topo dos craques de 2009, um dos quais, aliás, está entre um dos piores exemplos de qualquer coisa que possa ser associada a um humano. Nada contra os goleiros-do-bem, lógico, mas isso só mostra como o futebol enriqueceu financeiramente e empobreceu como jogo.


Que expressão vocês citariam?

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

"E com vocês, mais um campeão de Audiência" usado para qualquer programeco ridículo que tenha pontos negativos no Ibope.

Adriane Schroeder disse...

Ahahhahahaha, verdade!!!!!