quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pequeno dicionário político, segundo a Família Dinossauro

Como o Talicoisa tem se empenhado para trabalhar o tema política - o que é bem compreensível, já que estamos em ano eleitoral, vamos a um pequeno dicionário político segundo a Família Dinossauro, em uma série de quatro vídeos, todos disponíveis no Youtube (r).

1. A escolha do candidato da oposição. Não pense que esse tipo de coisa não ocorre, inclusive casos de candidatos escolhidos para desviar a opinião pública.



2. O importante papel da oposição. Sem esquecer que a oposição é, por definição lógica, quem está fora do governo, não necessariamente o partido que não está no poder. Por isso é que representantes das mais diversas legendas conseguem estar no governo e na oposição ao mesmo tempo, o que amplia seus poderes e - como quase todo discuros político que tem sido divulgado - desafia a lógica mais simples. Por exemplo, há os que tem importantes cargos no governo, mas sempre falam como se não fizessem parte dele.



3. Marketing político. Hoje em dia, ou talvez há mais tempo do que se imagina, a propaganda é a arma da da política, como é da indústria e dos serviços. Desconfie sempre, em todos os casos.



4. As opções do eleitor. O grande truque da democracia é fazer com que as pessoas pensem que tem escolha. E isso sempre vai dar certo, até que, como já disse aqui, as pessoas passem a entender que o voto não é o fim da democracia, mas somente um dos seus meios.

2 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Democracia, na idade contemporânea, é um regime no qual elegemos pessoas que gostariam de implantar uma ditadura.

Adriane Schroeder disse...

Democracia é uma complicação só, não?
Mas a gente vai tentando...
ehhehe.
Há pessoas que só são democráticas enquanto se concorda com elas.