quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grandes falácias sobre o crime

Em pleno ataque à cidade que verá a Copa e as Olimpíadas, num momento em que as autoridades só não declaram que os eventos são da natureza de uma guerra civil porque não querem (e porque lucram horrores), vou fazer uma listinha das 5 frases que acho mais falaciosas sobre o crime e algumas possíveis soluções apontadas pela maioria.

1. É preciso reduzir a pobreza para gerar mais oportunidades e afastar os jovens do crime. Essa frase é uma variante politicamente daquela: "a culpa pelo crime é dos favelados, tem mais é que fechar as favelas!'. Não sou contra gerar oportunidades, sou contra associar crime necessariamente às favelas. É só ver a lista de grandes chefões do crime, alguns nascidos em berço de ouro, ou em contrabandistas de alto luxo, como a família que mantém a loja Daslu.

2. Tem que tornar as penas mais duras, porque daí os bandidos pensarão duas vezes antes de cometer crimes. Nem é preciso argumentar muito, é só olhar os índices de violência nos EUA, cujas leis penais nos diversos estados não tem nada de brandas.

3. Discriminalizar o consumo de drogas acabaria com o tráfico. B-A-L-E-L-A. Se fosse assim, não haveria quadrilhas especializadas no contrabando, descaminho e pirataria de produtos que possuem suas versões perfeitamente legais, como pilhas, lápis, baralhos de cartas, cigarros, remédios, roupas, calçados, eletrodomésticos, aparelhos celulares, maquiagens, cosméticos.... E o consumo das mercadorias ilegais também não diminui por causa da existência das mesmíssimas mercadorias legais.

4. Tem que dar estudo, porque assim, principalmente os jovens terão outros caminhos. Ahhhhh, tá, como se não houvessem colarinhos-brancos, juizes, policiais, advogados, médicos, engenheiros e tantos outros relacionado a grandes crimes e quadrilhas.

5. O esporte é o caminho! Esporte afasta os jovens do crime, da droga, ensina disciplina... Expliquem isso ao Maradona, por favor. E ao Bruno, ex-goleiro do Flamengo. E a tantos outros.


O crime, como aponta a imagem, está em toda parte. Está até mesmo dentro de nós, porque a tentação do caminho mais fácil é sempre presente.

Sem falso bom-mocismo, façamos nossa parte no combate ao crime evitando cometê-los. E não financiando quem os pratica.

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Reducionismos materialistas típicos de politizados de extrema-qualquer-cousa, é o que são. Se uma só destas frases fosse acertada, eu seria um criminoso. O crime só existe porque alguém consome seu producto. Boicotem a China!

Adriane Schroeder disse...

Exatamente.

Nanael Soubaim disse...

Eis aqui uma prevenção eficaz contra o crime: http://sociadalight.blogspot.com/2010/11/amor-total-infinito.html