Já virou clichê a despedida "um beijo no seu coração". Apresentadores de TV, cantores, e-mails com mensagens de amizade e até seus amigos e parentes vem com esse estranho cumprimento.
É um senso comum que tal frase tenha surgido da mente do apresentador Aírton Robrigues, em seus célebres "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas".
Tenho certeza que ele nunca poderia imaginar que seu simpático cumprimento iria infestar mundo afora e aparecer em mensagens cheias de glitter nos terríveis power-points da vida.
Agora, você consegue imaginar um beijo no coração?
Abre-se a caisa toráxica do cidadão, ok. É preciso serrar o peito, que legal. Aí você afasta as abas que se formam, como se fosse um livro. Tão meigo!
Então está ali, pulsando, ensaguentado, o pobre coração, pronto para receber o ósculo. Muito apropriado, se a vítima de tal carinho não houver já falecido.
Tudo bem, a essas alturas devem estar imaginando que eu sou uma criatura sem senso de humor, ou o que é pior, sem senso de metáfora. Mas que nada, eu até que nem sou tão ranzinza assim, é que às vezes a lógica me deixa um pouco chateada, tanto com esse meloso e ensanguentado clichê acima quanto com outras expressões estranhas que costumamos usar. Por exemplo...
1. A grande maioria votou em fulano/a. Hummmmm, bacana. E a pequena maioria, fez o quê?
2. Temos que correr atrás do prejuízo. Ah, e depois que vocês finalmente alcançarem o prejuízo, farão o quê com ele?
3. Os correligionários de Y/ torcedores de w/etc. festejaram sua vitória com grande alegria. Sério???? Nunca poderia imaginar isso, uma vitória comemorada com grande alegria. Inédito!
4. Saúde e paz, o resto a gente corre atrás. Bem, só para informar, o correto é "do resto", ou seja, das outras coisas. Ainda assim, a frase fica um bocado estranha. Mas tudo bem, até que nem é tão ruim pra quem tem a ousadia de chamar um bocado de inúteis de "meus heróis" (já avisei que nunca vou cansar de dizer isso...).
5. Uma divertida comédia. Ah, que bom que o locutor avisa, senão eu iria achar que era uma comédia assustadora, ou quem sabe, até triste.
"Vamos lá, pessoal. Depois vai ser o tórax e daí todo mundo vai dar um beijo no coração dele".
Sim, tem horas que sou muito chata.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Um beijo no seu coração (e outras expressões estranhas)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Mais textos ranzinzas! Mais textos ranzinzas!
Opa... obrigada... rsss!!!
Eu adoro falar "um beijo no coração", no sentido mais ironico possível. hahah
Beijo.
Hahhahaha!
Ironia é uma arte, Gabi!
Arte marcial, diga-se de passagem.
Postar um comentário