quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um beijo no seu coração (e outras expressões estranhas)

Já virou clichê a despedida "um beijo no seu coração". Apresentadores de TV, cantores, e-mails com mensagens de amizade e até seus amigos e parentes vem com esse estranho cumprimento.

É um senso comum que tal frase tenha surgido da mente do apresentador Aírton Robrigues, em seus célebres "Almoço com as Estrelas" e "Clube dos Artistas".

Tenho certeza que ele nunca poderia imaginar que seu simpático cumprimento iria infestar mundo afora e aparecer em mensagens cheias de glitter nos terríveis power-points da vida.

Agora, você consegue imaginar um beijo no coração?

Abre-se a caisa toráxica do cidadão, ok. É preciso serrar o peito, que legal. Aí você afasta as abas que se formam, como se fosse um livro. Tão meigo!

Então está ali, pulsando, ensaguentado, o pobre coração, pronto para receber o ósculo. Muito apropriado, se a vítima de tal carinho não houver já falecido.

Tudo bem, a essas alturas devem estar imaginando que eu sou uma criatura sem senso de humor, ou o que é pior, sem senso de metáfora. Mas que nada, eu até que nem sou tão ranzinza assim, é que às vezes a lógica me deixa um pouco chateada, tanto com esse meloso e ensanguentado clichê acima quanto com outras expressões estranhas que costumamos usar. Por exemplo...

1. A grande maioria votou em fulano/a. Hummmmm, bacana. E a pequena maioria, fez o quê?

2. Temos que correr atrás do prejuízo. Ah, e depois que vocês finalmente alcançarem o prejuízo, farão o quê com ele?

3. Os correligionários de Y/ torcedores de w/etc. festejaram sua vitória com grande alegria. Sério???? Nunca poderia imaginar isso, uma vitória comemorada com grande alegria. Inédito!

4. Saúde e paz, o resto a gente corre atrás. Bem, só para informar, o correto é "do resto", ou seja, das outras coisas. Ainda assim, a frase fica um bocado estranha. Mas tudo bem, até que nem é tão ruim pra quem tem a ousadia de chamar um bocado de inúteis de "meus heróis" (já avisei que nunca vou cansar de dizer isso...).

5. Uma divertida comédia. Ah, que bom que o locutor avisa, senão eu iria achar que era uma comédia assustadora, ou quem sabe, até triste.

"Vamos lá, pessoal. Depois vai ser o tórax e daí todo mundo vai dar um beijo no coração dele".





Sim, tem horas que sou muito chata.

5 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Mais textos ranzinzas! Mais textos ranzinzas!

Adriane Schroeder disse...

Opa... obrigada... rsss!!!

Gab disse...

Eu adoro falar "um beijo no coração", no sentido mais ironico possível. hahah
Beijo.

Adriane Schroeder disse...

Hahhahaha!
Ironia é uma arte, Gabi!

Nanael Soubaim disse...

Arte marcial, diga-se de passagem.