quarta-feira, 29 de junho de 2011

Animamundi 2011

Respeitável público, o espetáculo (e os chororôs) vai começar!

Começará novamente o maior evento de animação do Brasil! O internacionalmente reconhecido e prestigiado (website) Animamundi!

O evento se derá  no Rio de Janeiro de 15 a 24 de Julho, e de 27 a 31 de Julho em São Paulo. Ou seja, Nem para Brasília vai e Goiânia ficará só lambendo televisão de novo, mas deixe estar.

A primeira edição foi em 1993, pelas cabeças de Marcos Magalhães, Aida Queiroz, Cesar Coelho e Léa Zarugy. O diferencial desde então é apresentar animações difíceis de se encontrar no grande circuito comercial, dando chance a novatos, veteranos que não conhecemos e gente talentosa que nunca teve seu lugar ao sol.

Com o público veio o patrocínio, com o patrocínio veio mais público, a coisa ficou grande e gerou ciúmes. Burocratas e tecnocratas fatalmente começaram a se infiltrar e as discussões começaram. Hoje o Animamundi precisa conter vaidades e até injustiças, como qualquer evento de grande porte e grande orçamento. Gente que incentivou no começo saiu chutando o balde, gente que torcia o nariz hoje não desgruda, enfim, são tropeços da vida. Preciso dizer que o apoio do MEC o deixa maias vulnerável ainda? Não, né, mas ele é necessário.

À parte tudo isso, é com o que de melhor podemos contar no  Brasil em termos de animação, ainda que mágoas não tenham cicatrizado até hoje. São várias categorias:
  • Curta Metragem - competitiva, provavelmente a mais popular;
  • Curta Infantil - competitiva;
  • Panorama - não competitiva;
  • Portfolio - competitiva;
  • Animação em Curso - não competitiva;
  • Longa - competitiva, só para quem tem bala e muito conteúdo;
  • Longa Panorama - não competitiva;
  • Longa Especial - não competitiva;
  • Galeria - não competitiva;
  • Futuro animador - não competitiva, mas uma das que considero mais importantes.
A mostra é de nível internacional, desde tipicamente enlatados americanos com maquiagem alternativa, até obscuros e raros trabalhos do oriente médio estão na lista de concorrentes e/ou participantes. É uma chance excelente para o brasileiro se acostumar com nuances de outras culturas, que telejornais e discursos acadêmicos são incapazes de traduzir.

Para quem mora no Rio e se interessar, há cursos de animação. Passe um e-mail (aqui) ou ligue 21-2543-8860. Ou desligue esse computador e vá para a Rua Elvira Machado n° 05, no Botafogo. Quem é de outros Estados e quer fazer o curso, esquece, nem o Daniel Azulai (aqui) consegue abrir escolas por todo o país. Os cursos (aqui) são os seguintes: de férias, básico adulto, básico infantil, básico para professores, storyboard, stop motion e avançado adulto.
Os preços, bem, isto aqui não é um blog comercial, nem tem pretensões, posso dizer que estão ao alcance de quem abrir mão de umas idas ao botequim. Muitos talentos estão escondidos sob a aparente apatia para com as obrigações da vida, muitos talentos são encobertos justo pela apatia de quem não encontrou seu caminho.

Não subestimem o poder de educação e formação de caráter de uma boa animação. Seus exageros adentram com facilidade no inconsciente e são capazes de educar com eficácia enquanto o expectador se diverte. Animamunde-se.

2 comentários:

Adriane Schroeder disse...

Um dia ainda vou ao anima Mundi!!!!

Nanael Soubaim disse...

Um dia ainda nos encontraremos lá, de preferência em São Paulo, para juntar outros foristas.