quinta-feira, 5 de junho de 2008

As meninas

Durante o último ano do curso de jornalismo na Cásper Líbero, eu tive a disciplina Ética Jornalística. Sabe aquelas aulas que você viaja, pensa em milhões de coisas, mas não presta atenção no que o professor diz. Pois é, era assim. Uma das poucas aulas que conseguiu segurar minha atenção foi uma em que analisamos o quadro As meninas, do espanhol Diego Velásquez.

As meninas foi pintada em 1656 e é, hoje, uma das mais famosas obras européias e frequentemente analisada. Feita durante a fase “La Familia” do pintor, a obra retrata a pequena princesa Margarita, da Áustria, cercada pela sua corte de damas e empregados. À esquerda da pintura, está a figura do próprio Velásquez, retratando o casal real. Os dois, Felipe IV e Mariana da Áustria, são refletidos no espelho que está no plano de fundo do quadro. As meninas, do título da obra, na realidade, são as duas personagens ao lado (uma à esquerda e outra à direita) de Margarita.

Na minha aula da faculdade, utilizamos a leitura de Michel Foucault para entender o enigma criado por Velásquez em sua obra. Para resumir, o autor atribui o tema da pintura ao espaço externo, ou seja, nós, admiradores da obra, vemos exatamente o que o casal real vê. Na verdade, Felipe IV e Mariana são o motivo do quadro a ser pintado por Velásquez.

Na minha interpretação, gosto de imaginar que Velásquez fixou um momento real muito antes da idéia da máquina fotográfica ser pensada. Foucault frisa a autonomia do quadro, em parceira com o conceito de representação, que é fundamentado na imitação da realidade. E é exatamente essa representação que Velásquez faz em sua obra.

Eu sempre fiz a relação deste quadro com o conceito de metalinguagem. Escrever sobre o ato de escrever. No quadro, o pintor pinta sobre o ato de pintar. E eu acho simplesmente sensacional.

P.S.: A inspiração para o texto veio quando acessei a página do Google e encontrei uma referência ao pintor Velásquez. O que imediatamente fez com que viesse à minha lembrança o quadro As meninas. Hoje deve ser alguma data importante, mas eu desconheço. Se alguém souber o motivo da homenagem do Google ao pintor (o logotipo do site de buscas é o próprio quadro que comentei no texto de hoje), deixe um comentário por aqui. Melzinha agradece a informação.

P.S.2: Alguém aí sabe a maniera correta de escrever o sobrenome do homem? Velásquez ou Velázquez?

1 comentários:

iti disse...

otimo texto...
http://lhmartins.blogspot.com/