Volta e meia, esse pensamento fica grudado em mim.
O que é Certo? O que é errado?
Tudo depende de pontos de vista. De cultura. De meio-ambiente.
Pra nós, brasileiros, sul-americanos, terceiro mundistas, cristãos por força do hábito, certas atitudes são inaceitáveis.
Atitudes que, para um sudanês, africano, também terceiro mundista, mas forçadamente cristão, porém cônscio de suas raízes tribais, são totalmente normais. Fazem parte de sua cultura.
O chinês, oriental, asiático, comunista (ou não), taoísta (ou budista), vai enxergar de outra forma.
O conceito de normal e anormal, de certo e errado, variam conforme as culturas. O Coreano come cachorro. Coisa inaceitável no Brasil, aonde existe uma relação muito estreita entre donos e cães. Pra nós, cães são praticamente membros da família.
O Africano que ainda tem raízes sólidas na cultura tribal, realiza sacríficios animais para os seus deuses. No Brasil isso também acontece, nos cultos de nação africana, conhecidos genericamente como Candomblé.
Nos EUA, uma atitude dessas acarretaria prisão, em certos estados.
No final das contas, o que se pode dizer é que jamais se pode julgar uma pessoa ou povo por suas atitudes. Aquilo está enraizado na cultura de cada lugar. Faz parte da cultura desse determinado povo.
Pode-se julgar um japonês por cometer suicídio? Não, faz parte da cultura deles o hara-kiri.
Pode-se julgar um coreano por comer carne de cachorro? Não, faz parte da cultura deles. Seria o mesmo que os hindus, que cultuam as vacas como seres sagrados nos julgar por comermos bifes nos finais de semana. Ou a semana inteira, pra quem pode comprar sempre.
Pode-se julgar os franceses por não tomar banho? Aí até que pode, porque o cheiro deve ser bem desagradável.
Enfim...
Não se pode julgar, não se pode ver as coisas, pessoas e culturas, com um olhar fechado, limitado. É preciso entender antes, o que leva à isso. O que faz disso normal, na cultura de cada um.
Mas sempre tendo respeito. Afinal, nós também não somos santos...
domingo, 29 de junho de 2008
Certo X Errado = Normal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Certo e errado são palavras que quase não utilizo, dependem demais da cabeça de quem pronuncia.
Comer cachorro não pode! Imagina o Ozzy no forno? Ozzy ao molho pardo? Ozzy à milanesa? Tadinho do cachorro mais lindo do mundo!
Aqui em casa tem um monte de gato, se eu fizer churrasquinho deles, vou ficar rica...
Postar um comentário