segunda-feira, 10 de março de 2008

Por que eu odeio o inverno?


Estamos em março, daqui a duas semanas o verão acaba. Depois vem o outono, que não é tão mau assim. Bem mais tarde, lá em junho, começa o inverno. E eu já estou sofrendo por antecipação. Detesto o inverno, odeio passar frio. Tudo bem, eu sei que o Brasil não tem aqueles invernos gélidos da Europa, com camadas e mais camadas de neve. Mas eu moro no Rio Grande do Sul e o inverno daqui é rigoroso, para os padrões brasileiros. E, se existe alguma coisa que eu não entendo nesse mundo, é como alguém pode gostar da estação mais fria do ano. Não gosto e tenho meus motivos.

Porque os meus pés e as minhas mãos ficam sempre gelados
Quando eu encosto em alguém, me chamam de cadáver insepulto. Passo o inverno inteirinho com as mãos congeladas. Adoro dar uma de malvada e tocar no rosto das pessoas, de surpresa. Não é uma grande vantagem, mas preciso de me divertir com alguma coisa, afinal. Já os meus pés, coitados, ainda não descobri qual é o segredo de mantê-los aquecidos. Com uma meia só, eles viram picolé. Com duas, eles continuam frios. Com três meias ou mais (!), eles suam. Pés suados ficam molhados. Pés molhados ficam frios, muito frios. Acho que morri mesmo, e esqueceram de me enterrar. Se pelo menos eu hibernasse...

Porque eu moro num frigorífico
Não é normal ter que ficar encasacado dentro de casa, certo? Só se for na dos outros, porque aqui é questão de sobrevivência. Por que não temos calefação? Por quê? Por quê? Temos uma lareira, mas ela não esquenta todos os cômodos e ainda deixa o ambiente com cheiro de queimado. Classe é isso aí.

Porque o sol tira férias
Existe coisa mais linda, nesse mundo de Deus, do que um dia de sol? Durante os meses de frio ele até aparece, mas fica tão pálido, tão anêmico... Não é aquele sol de verdade. Dá uma peninha, um desânimo, uma preguiça... Tudo fica tão feinho... O jeito é esperar pelos dias mais quentes do inverno, o famoso veranico.

Porque as roupas são sem graça
Eu não nasci, definitivamente, para usar botas e casaco de couro (que esquenta droga nenhuma). Não sou um peão! Sou uma mulher que gosta de usar vestidos, saias, sandálias de salto alto. Meus pés estão sempre impecáveis e até são bem bonitinhos, delicados. Aí, chega o inverno e acaba com o meu prazer. Lá vou eu, passar longos meses de calça comprida e blusa de lã. Entrouxada. Dormir de pijama. Não mereço isso!

Porque eu me sinto injustiçada
Uma das coisas mais deprimentes, para quem está vestindo dois blusões de lã, três meias, duas calças e botas, é ficar sabendo que, amanhã, vai fazer 32 graus em Cuiabá. Essa notícia faz minha imaginação voar. Fico pensando no que eu faria numa temperatura boa dessas. Tomar sorvete, usar vestido de alcinhas, andar de pés descalços. Pior ainda é ver imagens do “inverno”, em certas partes do país. Ver as pessoas todas agasalhadas, até de gorro, porque está fazendo 17 graus. Nessas horas, me revolto e fico batendo boca com a tevê: “Desde quando 17 graus é frio? Quem me dera estivesse quente assim aqui! Ô gente que não sabe aproveitar a sorte que tem!”. Depois, levanto e vou tomar mais uma xícara de chá. Ajuda a esquentar as mãos...

Porque amanhece mais tarde e escurece mais cedo
Meu horário de trabalho é decente, não preciso levantar de madrugada. Mas já passei por isso. Era horrível sair de casa no escuro e voltar já com a noite fechada. A impressão que eu tinha era de que o dia passou e eu não vivi. Nada pode ser pior.

Porque tenho que aturar notícias sobre neve nas serras gaúcha e catarinense
Mais uma coisa que me faz bater boca com a tevê (sou doida, sim). Uma nevezinha à toa, que mal consegue cobrir os telhados das casas, e as pessoas lá, sorridentes, tirando fotos e se emocionando, como se estivessem em Aspen. E ainda fazem questão de aparecer no Jornal Nacional, dando tchauzinho para as câmeras! Odeio que me façam ficar com vergonha alheia.
Que venha o inverno, já que não há nada que eu possa fazer para impedir. Só espero que ele demore um bocadinho para dar as caras e que não seja muito rigoroso. Das duas, uma: ou eu aprendo a gostar dele, ou vou morar no Amapá.

20 comentários:

Melissa de Castro disse...

Er... eu gosto de frio. Talvez porque aqui não seja tão frio quanto aí.
Mas as suas razões são convincentes, Luna.

Unknown disse...

Minha filha agradece!!! Vc é das poucas que têm o privilégio de saber que é inverno. Eu aqui em BH se não me falam que é inverno, verão, primavera ou outono eu nem noto, p/ mim é tudo igual...
Mas entendo, em tempos de não aquecimento global eu já senti muito frio no inverno e sei como é horrível!!! O pior é quando vem aquela gripe que só de respirar a garganta dói, ninguém merece!!!!

Rafaela disse...

17 graus não é apenas frio: é um frio terrível!!
E eu até gosto quando faz um friozinho por aqui...

Gabriel Leite disse...

Apesar de tudo isso sou muito mais o inverno ao calor. Detesto calor, suor, falta de ar. Gosto do frio, da neve... rs

Frankulino disse...

eu sou de uma cidade que tem calor e menos calor... Por isso eu gosto do inverno...

Mas por que o mínimo que faz aqui é graus. E não, eu não me empacoto todo!



Bjo, minha flor iseminacina sedexiana, adorei o texto!!

Luna disse...

Já chegou a primeira frente fria do ano! Corági!

february star disse...

sol anêmico, hahahahahah

vc já viu "o amor não tira férias"? a gente pode fazer como as duas principais personagens do filme e trocar de casa por uns tempos. vc vem aqui pro Rio, onde são necessários pelo menos 3 banhos por dia para se sentir um pouquinho limpa, e eu vou praí. o que vc acha?

bjsss

Luna disse...

Eu super aceito trocar de casa durante o inverno! Se mais alguém quiser, já aviso para trazer meias, muitas meias. Ou será que é só o meu pé que congela?

Meg, a máxima prevista para amanhã é 17 graus! Clima ameno, fia! Deixa de ser fiasquenta!

Anônimo disse...

Troca de lugar comigo? Não suporto calor, me sinto mal, odeio suar... E adoro roupas de inverno.

Anônimo disse...

Troca de lugar comigo? Não suporto calor, me sinto mal, odeio suar... E adoro roupas de inverno.

Anônimo disse...

Você deveria morara aqui em Natal, são pelo menos 300 dias de sol, e os considerados dias frios (em que todo mundo tira os casacos do guarda roupa como se fizesse um frio glacial) são aqueles em que cai uma chuva enlamecedora que deixa a cidade alagada, geralmente abafadíssima e pouca vezes fria...

Anônimo disse...

Meu deus se 17 graus é fio o que 5 é então. Eu concordo com a autora do texto, ela pensa exatamente como eu que moro em Porto alegre aqui no inverno minima 8 maxima 17 nem é tão frio !!!! AQUI COM 17 GRAUS EM JULHO TODOS JA ESTÃO SÓ COM UMA CAMISETA..
Quando eu for adulta vou morar no rio de janeiro ara não sofrer frio!

Daia Demenighi disse...

Guria...até que enfim encontrei alguém que pensa exatamente como EU. ODEIO inverno, moro no RS e esta época pra mim é deprimente. Nao sinto vontade de fazer nada a nao ser comer e olhar TV, nem dormir me faz bem, afinal demoro a me esquentar e pra levantar da cama só com banda de música. Enfim...obrigada por compartilhar sua " ideia gelada"conosco! Bjus

Franciele Drong disse...

Realmente tudo o que voce falou eu sinto, é exatamente esse o motivo que me faz odiar o inverno... Poxa, nada melhor do que passar uma tarde linda de sol em uma maravilhosa praia... Aquele calor maravilhoso que nos envolve, e pra pegar um bronze então nem se fala é magnífico. rs rs
No inverno é impossível ficar quentinha, ainda mais pra quem trabalha e estuda a passa o dia todo fora, inverno era bom nos tempos de 15 anos onde a única coisa que eu fazia era dormir o dia todo e ficar quentinha na minha cama, mááás infelizmente não há nada o que se fazer contra o inverno.
O D E I O I N V E R N O. com

Franciele disse...

A única vantagem do inverno é que para nós mulheres os cabelos ficam maravilhosos, por causa dos dias em que fazem sol e o ar é mais seco... E mais uma coisa no inverno quando voce vai fazer xixi a sua bunba congela, isso é horrível.

Franciele Drong disse...

AH, Eu moro em SC :D

Aline disse...

Você fala isso porque mora no Sul. Venha morar em Ribeirão Preto, cidade que tem tubulações que ligam o inferno à superfície da terra e a temperatura chega a 48ºC. Daria tudo rpa estar no seu lugar.

Unknown disse...

kkkkkkkkkk exatamente isso! Odiei tanto o inverno que fiz um vídeo sobre isso também!
https://www.youtube.com/watch?v=NwA4ZFP2m2Q

Unknown disse...

Eu moro no interior de Minas e estamos no inverno aqui. Temperaturas entre 5 e 15 esses últimos dias.
EU ODEIO O FRIO
QUANDO TIVER DINHEIRO MEU PRIMEIRO INVESTIMENTO SERA UM AQUECEDOR PATA MINHA CASA.
NAO AGUENTO MAIS FICAR GRIPADO, ANDAR EMPACOTADO E TER DE ACORDAR AS 6 COM ESSE FRIO DESGRAÇADO

Unknown disse...

Eu moro no interior de Minas e estamos no inverno aqui. Temperaturas entre 5 e 15 esses últimos dias.
EU ODEIO O FRIO
QUANDO TIVER DINHEIRO MEU PRIMEIRO INVESTIMENTO SERA UM AQUECEDOR PATA MINHA CASA.
NAO AGUENTO MAIS FICAR GRIPADO, ANDAR EMPACOTADO E TER DE ACORDAR AS 6 COM ESSE FRIO DESGRAÇADO