terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Entrevistologia imbecilizada e comentarologia acéfala

Se tem uma coisa que eu acho previsíveis são as reportagens para TV. Sério mesmo que tem gente que faz uma faculdade de jornalismo para trabalhar no meio? Se é verdade, deve existir também uma cadeira obrigatória para fazer perguntas idiotas e comentários mais idiotas ainda. Até imagino o título da disciplina: "Entrevistologia imbecilizada e comentarologia acéfala".

Assim, imaginemos como seriam distribuídos alguns dos temas da dita-cuja.
Módulo I - as desgraças
Hiperbologia: Como fazer qualquer evento parecer infinitamente mais terrível do que é.
Aplicabilidade do conceito: a questão "Como [você/o sr./a sra.] se sente agora que sua vida perdeu totalmente o sentido?" . O comentário: "Essa é uma das muitas tragédias que tem se abatido sobre [local enfocado] nos últimos tempos".
Módulo II - as alegrias:
Megalomania demagógica com ênfase em pieguice: Como dar ao evento uma dimensão universal. Aplicabilidade do conceito: a questão "Como [você/o sr./a sra.] se sente neste momento tão [adjetivo megalômano/demagógico/piegas] da sua vida?". O comentário: "Esse é um exemplo de como nós [brasileiros/humanos/etc] podemos mudar o mundo [ou encarara a vida de forma positiva, ou outro desfecho no gênero]".
Módulo III - campeonatos:
Obviologia ululante com ênfase em incitação à violência (nas formas disfarçada e escancarada). Como usar os módulos I e II numa só reportagem. Aplicabilidade do conceito: a questão "Como [você/o sr./a sra.] se sente agora que seu time [caiu para a série B/foi campeão depois de tanto tempo/etc]? E agora, como será sua relação com seu rival?". O comentário: "A torcida pintou de
[cores óbvias do time] o/a [cidade/estado/país], e sua festa entrou madrugada adentro, dando muita dor de cabeça aos adversários".
Crédito especial: elaborar questões/comentários que façam parecer que não se incitou a violência, mas colocando em evidência todas as reações desse gênero, aliviando com reportagens engraçadinhas de rivais se provocando "amistosamente".

Em todos os casos, deve-se utilizar das várias formas possíveis aos conceitos-chave.


Ao lado, o lendário All Jaffe, que destruía perguntas imbecis.

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Como a Mad vai se virar quando Al Jaffe morrer?
Não vai se virar, a revista não é boiola;
Simples, vai aproveitar que os leitores têm QI de ameba e reciclar todas as piadas velhas;
Na verdade ele já morreu de um ataque de caspa, quem assina as piadas é Elvis Presley.

Adriane Schroeder disse...

Adoro!
E voltamos à programação normal. Ninguém nos lê ou nos comenta a não ser nós mesmos, Nanael...
:/

Nanael Soubaim disse...

Vão acabar pensando bobagem. Para piorar, tem a família me atrapalhando as publicações.