sábado, 19 de janeiro de 2008

Eu e o esporte

Foi no tempo da quarta série que me ocorreu esse pensamento: Tenho que praticar algum esporte. Quase todo mundo praticava algum e pareciam bem mais satisfeitos praticando-os do que fazendo educação física (que sofria o processo de “Oba! Educação física” para “puta merda, sair da sala pra fazer isso”). Então eu comecei a fazer as tentativas.
O primeiro foi o mais obvio, o futebol de salão. E lá vou eu pra o treino... Ah caramba, não deu certo mesmo! Até que é um esporte legal e talicoisa, mas não era pra mim... Além do mais, a explicação de que eu me concentrava em chutar pra um lugar, mas a bola ia pra outro não colou depois da sexta vez em que a bola foi parar nas escadarias do ginásio... E ainda tem aquela coisa da respiração ficar difícil... Corria um pouco e os pulmões queimavam e dava enjôo.
Depois eu fui tentar o Vôlei (por que no vôlei, supostamente, não se corre)... Não dava! Até que eu lembrasse de todas as posições... A manchete sempre saia torta, quando a bola vinha de toque, seu destino era sempre a minha cabeça... Sacar era um ato impraticável. Não, vôlei não era pra mim...
E lá vou eu pra o handball. A primeira parte do treino pra iniciantes era um jogo livre. Mandei muito bem, coloquei a bola no gol várias vezes, mas então o professor parou o treino livre e foi explicar as regras...
Três passos, bate a bola no chão. Três passos, bate a bola no chão, três passos bate a bola no chão, três passos bate a bola no chão, três passos... Alambrado, puft, caí!
Outra coisa ruim de decorar era a linha em que a bola devia ser arremessada... Lá o time fazia o maior esforço pra chegar próximo ao gol e eu estragava tudo passando da linha... Isso depois do mico do alambrado!
Depois teve a natação... Engolia água pra caramba, ficava com dor de garganta e depois com dor de cabeça por que sempre batia a cabeça na piscina.
Decidi voltar pra o vôlei! Aquela bola maldita não poderia ser melhor que eu! Mas não podia mesmo! Tentei... Tentei... E nada de melhorar, mas eu não queria desistir... Até que eu fui ficando mais velho e melhorei bastante...
Até hoje eu pratico esse mesmo esporte... Confesso que algumas vezes condenei a atividade física (geralmente nos momentos de frustração. Rs), mas é muito bom está integrado em uma atividade. Falo atividade por que não há a necessidade de ser um esporte... Pode ser até um clube de biscuit, o importante é ter esse momento em que você saia de casa e se dedique a algo que você gosta de fazer acompanhado de pessoas legais com as quais você possa dar risada... Aí vem aquele papo de substâncias que são liberadas pelo cérebro, blábláblá talicoisa...

5 comentários:

Ana Martins disse...

Oras, e o basquete?
Sempre fui pééééssima em todos os esportes, mas o basquete eu adorei. As regras são muito simples, e dá pra se divertir bastante!

Isso me fez lembrar que faz anos que não jogo nem uma partidinha.

Bianca disse...

Nooossa! Me identifiquei muito! Na época da escola eu fazia parte de um grupo de meninas que fugia das bolas, literalmente!! rs
Depois acabei gostando de handball, mas confesso que estou mais para clube de biscuit! rs

Gostei do blog, vou passar aqui mais vezes. ;)

Luna disse...

Eu era uma negação em todos os esportes. Sempre fui a última a ser escolhida para os times!

E tenho um trauma de vôlei, que você nem pode imaginar! Graças a Deus passou a época de ser obrigada a jogar!

(Quantos pontos de exclamação!!!)

Frankulino disse...

Ana, apesar de meu padrasto ser professor de basquete eu nunca tentei...

Primeiro que minha escola não tinha...

Segundo que eu já jogava nos fins de semana...

Mas é um esporte legal mesmo...

bjus

Melissa de Castro disse...

Mais um negação nos esportes 0/.
Mas sempre gostei de jogar volei. Ou pelo menos tentar...