terça-feira, 6 de maio de 2008

Raças Humanas...

Amanhã eu tenho que entregar um trabalho sobre Nina Rodrigues, na verdade é sobre um livro dele: As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil, então, só consigo pensar nesse assunto.
Fazendo um apanhado bastante básico: Raimundo Nina Rodrigues nasceu no Maranhão (Dave Land) em 1862, na década de 1880 ele veio para Salvador para estudar medicina (na faculdade do povo que só toca berimbau), depois de alguns períodos no Rio de Janeiro e no Maranhão ele voltou e assumiu cargo na Faculdade de Medicina da Bahia...

Alguns anos depois foi publicado seu primeiro livro (As Raças Humanas...), no qual ele defende a tese de que por se configurarem raças inferiores, mais atrasadas, negros e índios deveriam receber atenuantes, a responsabilidade penal não seria a mesma da raça branca. O livro foi dedicado a Lombroso, cujo trabalho acerca do “criminoso nato” lhe serviu de inspiração.

Como não havia homogeneidade racial (ele divide o Brasil em quatro grandes áreas), deveria existir um código criminal para cada raça. Era o final do século XIX e o Brasil começava a receber imigrantes em massa, o contexto era favorável para a política de “embranquecimento” da sociedade (bastante defendida por Sílvio Romero, e, posteriormente, por Joaquim Nabuco – um super entusiasta da imigração européia), embora o próprio Nina Rodrigues considerasse pouco provável que a raça branca conseguisse preponderar. Um código unificado não servia (ia contra princípios fisiológicos), já que as tais raças atrasadas não tinham discernimento.
Isso hoje em dia soa tão irreal, a genética já encarregou de derrubar o conceito de raça, e este não vai fazer a menor falta nos dicionários.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tema muito atual. As cotas que o digam. E tem aquele coordenador de medicina da Bahia.
Poderia conversar contigo sobre horas. Gostaria de manter contato po e-mail e te repassar umas pesquisas que fiz sobre imigração.
:)
Sim, eu sou metida e vou onde não sou chamada... ehhehe.

Luna disse...

Já pensou se essa idéia maluca, de fazer leis diferenciadas, tivesse dado certo? Medo. Ainda bem que o tempo passa e as tiurias caem.

Anônimo disse...

Olá sou Paulo Marcos.
Estou peswuisando sobre Nina Rodrigues. O foco de minha pesquisa é justamente a discussão que faz no livro As Raçãs Humanas.
Gostei do seu texto e gostaria de saber se possivel eu manter contato com o seu trabalho.
Ou talvés podessemos por e-mail descurtir sobre o assunto.
meu e-mail é paulomarcospereira@hotmail.com
um abraço.