domingo, 27 de abril de 2008

O Diabo, demônios, e talicoisa...

Volto ao tema por um problema pessoal, de falta de coisa melhor pra falar...

Na verdade, o assunto é sempre interessante, e eu gosto dele, então...

Enfim...

O Diabo, como já dito lá atrás (lá atrás no sentido de anteriormente, não atrás de mim), é criação da mitologia judaico-cristã. É a velha questão: é mais fácil botar a culpa em alguem do que admitir que você é imperfeito, e se deixa levar (às vezes, ou sempre, dependendo do caso) por suas fraquezas...

Continuamos batendo na mesma tecla, enfim...

Demônios são (novamente, dentro da mitologia Judaico-Cristã) os servos do Diabo, ou melhor, Satã, Satanás, o Coisa-Ruim, o Tinhoso, etc.

Os demônios, desde que se tem conhecimento da palavra, eram os DAEMONS, na Grécia Antiga. O entendimento dos DAEMONS era praticamente o que temos hoje como "Anjo da Guarda". Eram compreendidos como algo que "alertava" as pessoas, que estava ali por desígnio divino. É fácil encontrar em textos antigos até mesmo o conceito de DAEMON PESSOAL.

Era uma "voz do além". Mas que trazia alento, ou "empurrava" a pessoa à fazer as coisas certas. Ou erradas. Ou seja, a mentalidade das pessoas não era tão "cristã", não estava contaminada com o maníqueismo cristão, ainda.

Depois, com o "Advento"(Oi?) da Igreja Cristã, o DAEMON passou a ser encarado como algo "do mal". No Deuteronômio, um dos cinco livros que compõem a primeira parte da Biblia, também chamado de Pentateuco ou, na tradição judaica, O TORAH.

Enfim... No Deuteronômio, (ou no Levítico, eu não consigo lembrar agora... É o que fala sobre as regras da sociedade judaica) se diz que consultar "espíritos" ou necromantes(pessoas que falam com espiritos), é errado, e não é bem visto aos olhos de Deus.

Então, à partir daí, os DAEMONS passaram a ter a conotação de "coisa do tinhoso".

E é exatamente por isso que hoje, toda e qualquer religião espiritualista é encarada como "do mal".

Enfim... Se os cristão apenas estudassem um pouco, o mundo seria um lugar melhor pra se viver.



Eles não são fofinhos?

12 comentários:

Davi Coelho disse...

Olha, amigo Fio.
Adoro esses textos mega informativos que vossa gostosura assim nos proporciona.
Eles batem records de busca no Talicoisa, diga-se.

=*

fabio_ disse...

Ótimo, cara! Não sabia da origem grega da palavra. Vê-se o quanto se deturpa o conhecimento para manipular multidões. Pessoalmente, acho que até pega mal chamar essa galera de "cristãos", sendo que as palavras do próprio eram tão outras e tão mais simples... E demoramos quase dois milências pra "começar" a entender o babado.

Luna disse...

Eu tenho medo desses seus textos, Fio. E concordo com tudo o que o Fabio disse aí em cima!

Melissa de Castro disse...

Eu também tenho medo desses textos... E de demônios e coisas fofas desse tipo também. Arrepia até meu último fio de cabelo. E olha que eu tenho muito, viu! =P

Mas ao mesmo tempo eu gosto, porque esclarece algumas coisas para desentendidos do assunto, como essa que vos fala.

desconhecido disse...

e se vc aceitasse jesus o mundo seria melhor ainda

desconhecido disse...

e eu tambem não entendi nada da sua figura,e se vc acha que os demonios são espiritos bons toma cuidado que eles ouvem e eles não são nada de bonzinhos.

Unknown disse...

Fio vc está mesmo é por fora cara, o demonio foi um anjo lindo e mais adorado entre sua linhagem ,mas a ganancia, a inveja, queria ser mais do que o próprio criador, levou ele para as trevas junto com uma terça parte que ele conseguiu convencer, agora não deixa ele te convencer com histórias, JESUS CRISTO sim ele é poderoso e tem todo o poder cara , JESUS te ama e tem um grande plano na sua vida também, deixa Ele entrar no seu coração.

Unknown disse...

Meus amigos cristãos, respeito a religião de vocês, como toda religião deve ser respeitada, mas antes de fazer comentários com idéias bitoladas, leiam sobre outras coisas. deus não ficará zangado com vocês. Ter uma mente aberta a outros conhecimentos não significa renegar a Deus. Melhor aquele que é fiel, não importa seus conhecimentos gerais, do que aquele que só é fiel porque está abitolado na Bíblia. Cujos propósitos é de ensinar o bem, e não de formar zumbis.

Demonsfilth666999 disse...

Vao se lascar todos vcs, céu ou inferno vamos saber depois da morte!

Anônimo disse...

ñ espere morre pra cre creia antes se previna colega.

Élvis disse...

Na tradição bíblica judaica original, Satanás (cujo nome deriva de satan, "acusador" ou "promotor") não era uma personalidade antagônica a Deus, e sim uma espécie de serviçal de Deus, encarregado de testar a fidelidade daqueles que se supunha servirem ao mesmo.
O livro de Jó deixa bem claro esse papel: Jó, abençoado por Deus em vida com riqueza, família estruturada e felicidade, teve sua vida alterada após uma aposta de Deus com o Capeta: Satã teria dito que Jó somente lhe era fiel porque vivia em bênçaos e alegrias, que se vivesse na miséria total, abandonado e sem família, o rejeitaria. Então Deus dá carta branca a Satã para fazer o que quer com a vida do pobre Jó, que então perde sua riqueza, sua casa, sua mulher e filhos, e padece de enfermidades e chagas, e ainda assim glorifica o nome de Deus, lhe rendendo culto, numa metáfora da fidelidade.
Foi o cristianismo que trouxe a figura do Demônio à tona como inimigo do homem e de Deus. Foi também ele, ao contrário do judaísmo, que equiparou todas as figuras de deuses pagãos na maioria desconhecidos da tradição clássica greco-romana (exceto por Plutão, Tanato, Aqueronte e outras divindades do Tártaro) ao Demônio.

Prof. Luciano Lemos Gonzales
Universidade Federal de pelotas - RS

Anônimo disse...

Você termina o seu texto orientando os cristãos a estudar um pouco mais, mas na verdade quem está precisando de estudo antes de sair por ai dizendo coisas sobre as quais nem tem certeza é você meu querido.(No Deuteronômio, (ou no Levítico, eu não consigo lembrar agora...) É assim que você sustenta suas afirmações? Da próxima vez que for postar um texto e quiser que as pessoas levem a sério o que você está dizendo, demonstre que realmente você tem conhecimento sobre o assunto e não que simplesmente pegou algumas informações da wikipédia. E concordo com a pessoa que disse que melhor seria o mundo se todos vocês na verdade aceitassem Jesus, ao invés de se preocuparem em desmentir a Bíblia com argumentos impossíveis de provar. Mais bitolados do que os cristãos, são os seguidores das TEORIAS científicas - destaco a palavra teorias, porque, aos desinformados, que acreditam que o evolucionismo é um "fato" vos lembro de que uma teoria não é uma verdade comprovada, e sim, uma explicação proposta por alguém para algum fenômeno - pois acreditam e defendem aquilo que a mídia os impõe sem nem pesquisar o outro lado da moeda.