sexta-feira, 15 de maio de 2009

Papo de anjo




Ontem, faminta e cansadíssima, resolvi fazer um lanche decente. Olhando o cardápio, deparei-me com algo que atiçou minha curiosidade. Um drinque com o singelo nome "xixi de anjo".


Como assim? Eu também não sabia. Fiquei dividida entre a curiosidade e meus próprios pensamentos sobre algumas questões fundamentais:


- Do que é feita a bebida?


- Por que raios tem o nome de "xixi de anjo"? Algúem já bebeu urina angélica pra saber o gosto, ou já viu alguma, pra saber ao menos como ela é?


- Por que cargas-d´água temos comidas com nome de anjo ou que nos remetem a eles?


Aí eu pensei. Taí uma coisa comestível: um anjo. Sim, porque temos o papo de anjo, delícia feita de gemas; cabelo de anjo, um tipo de macarrão fininho que pode ser usado em salgados e doces, e agora o tal xixi, que descobri ser feito com suco de laranja e leite condensado. Suspeitei desde o princípio (/Chapolin Colorado) que tinha algo amarelo nessa receita.


E, num minuto, minha mente já divagava por esses seres que povoam histórias, quadros, galerias, filmes, quadrinhos, poemas, correntes de e-mail e orkut, mensagens-de-ppt-saltitantes-cheias-de-glitteer-com-música-da-Enya-de-fundo e, é claro, músicas. Não tem nem graça falar das muitas canções religiosas que citam esses mensageiros divinos. Só pra lembrar, a palavra anjo vem do latim angelus, pelo grego angelo (ἄγγελος ), que significa mensageiro.


Posso, porém, ficar o dia inteiro falando de canções não religiosas que falam deles, usando-os como metáforas do ser amado ou citando-os diretamente. Tem pra todos os gostos e línguas, mas a listinha das que se seguem é bem brasileira... elas têm anjo até no título!


1. Anjo - "se você vê estrelas demais/lembre que um sonho não volta atrás/chega perto e diz/anjo...". Delicada e grudenta canção gravada pelo Roupa Nova, aposto que embalou muitos corações. Como o meu. Sim, eu ainda suspiro ao som dessa música.


2. Anjo - e pra vocês verem como o cancioneiro é criativo, temos outra música com o mesmo título. "Vem meu anjo/na luz do luar... vem meu aaaanjo... venha me salvaar"... Acredito que essa seja a única canção que emplacou do Painel de Controle. E aposto que mais alguém além de mim lembra dela. Graças ao anjo.


3. Anjo - e lá vamos nós de novo. Até a Banda Eva botou nosso mensageiro de asas no título desta composição, falando de amor e anjos.


4. Um anjo - opa, essa é um pouquinho diferente: tem o artigo indefinido. Os meninos do KLB também acreditam em amor e anjos.


5. Os anjos - e agora no plural! Em mais uma letra engajadinha (eu sei que vou receber algumas pedras por essa ironia, mas não consigo fugir dela), a Legião Urbana também povoou um título seu com anjos.


Acrescentem seus próprios anjos à lista, mas por favor, não me mandem em Power Point! :P

6 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Ehê! Voltamos à programação anormal!
Faltou uma que ouço quase todos os dias, Un Ângelo, na qual o vocalista dos I Santo Califórnia compara a chegada da amada à aparição de um anjo, fora que o coral lega uma atmosphera quase sacra ao romance.

Adriane Schroeder disse...

Tomara, né. Nanael?
ehehe.
Anjos inspiram mesmo... rs.
Essa aí eu não conheço, tem linque?

Nanael Soubaim disse...

O link: http://italiasempre.com/

Josei disse...

Tem o Anjo da Kelly Key, lembra "anjo, eu juro que te amo". E o Anjo da Rouge "um anjo veio me falar" (nem lembro se era falar ou contar)
Entre internacionais, tinha Angel, do Jon Secada, "you shine like an angel, a spirit that won't let me goooo".

Luna disse...

Tem "Angelical Touch, touch, touch, meu toque é que é too much". Quem cantava essa beleza era a Angélica, que tem nome inspirado em anjos. O nome deve ter dado sorte a ela, pq ela está cada vez mais bonita. Bem melhor do que era na adolescência.

Adriane Schroeder disse...

Pode contar, cantar ou comentar, Josey, a casa é sua! :o)
Nossa, até a Kelly Chave tem anjo!
Essa do Rouge eu lembro vagamente.
Luna, eu lembrei de Angélica também, mas aí eu já tinha as cinco com-anjo-no-título.
:)