quinta-feira, 13 de junho de 2019

Dead Train in the rain CCLXXIII

    A montanha vai à turnê. A estação 273 ilustra que não só de chantagem vive a espionagem, um pouco de cara de pau também funciona. Embarquem, o trem vai partir.


Lisboa inicia a contagem regressiva para o show, enquanto os felizardos usufruem de seus prêmios (...) Em Kiev e Varsóvia os ingressos já estão à venda, alguns foram reservados para sorteio e boas surpresas esperam pelos polacos. Na volta farão um show em Durham, na Carolina do Norte (...) Em Sunshadow os preparativos estão adiantados, mas não folgam por isso. Richard, com muita insistência, auxiliado pela avó, consegue ser incluído na comitiva. Ele sabe dos riscos e não quer dar sorte ao azar...

- Meu querido, não há riscos maiores do que os que corremos em São Petersburgo.

- Eu sei, mas ainda assim há riscos. Muitos ainda não aceitam aqueles shows e não gostaram de Putin e Trump terem começado a conversar, estão culpando você por isso.

Ela afaga os cabelos curtos do rebento (...) Liga para os interessados e avisa da presença do herói de guerra e agente de alta hierarquia, gostem ou não. Nancy sorri, com Patrícia May agarrada às suas pernas, já quase na hora de ela ir dormir (...) Richard faz os preparativos para poder viajar, enquanto Arthur ri das preocupações do filho; Phoebe estará lá, a pentacromata é a humana mais forte, ágil e veloz que já existiu. De manhã bem cedo, após os exercícios, Patrícia anuncia a novidade, para a alegria das comparsas.

Josephine liga para Richard (...) receberá uma missão à sua altura: sabotagem. Militares colaboradores o encontrarão, a pretexto de ter uma palestra com o herói de guerra e legendário treinador de soldados, para receberem de forma cifrada e pormenorizada, as instruções para sabotar mísseis intercontinentais. Amanhã vai com Nelson levar as instruções, e aproveitar para ver a explosão de talentos de seus afilhados mais jovens. Sabem que outros militares vão querer ir também, mesmo que para espionar (...) As instruções são passadas, memorizadas e ele aventa a conveniência de a filha também tomar conhecimento. Ela memoriza cada página com uma passada de olhos. Era algo previsto para dois meses depois, com agentes locais (...) Os ucranianos ficam ansiosos para conhecerem o lendário Capitão Gardner.

À tarde chegam Tobby e Anita, para a visita regular à descendência (...) Ele aproveita para conversar com a comparsa sobre a missão surpresa que Genius recebeu, ela recolheu dados importantes sobre os suspeitos locais e repassa a Doom (...) Eduarda e Renato vêem com serenidade a toada festiva da prole, como um bônus por decidirem prolongar sua permanência na Terra, conversam com o casal sobre eventos que eles preferem não chamar de assombração (...) Mais matéria para o Boa Noite Mundo.

O dia seguinte é também festivo, mas mais contido. A Dead Train vai pagar a promessa com Lisboa, depois prestar o devido tributo a Kiev e lembrar Varsovia que a Polônia nunca foi esquecida (...) Airtrain e Airwagon decolam para Portugal, Croácia e Polônia. Os fãs e a imprensa acompanham o comboio aéreo em tempo real, enquanto os novos radares mantém vigília nos cem quilômetros que cercam as aeronaves (...) De Sunshadow, Detroit e Faraway Hills, família e amigos próximos acompanham o que se passa nos interiores dos Boeings (...) os pilotos avisam dos procedimentos para “lisboissagem” e todo mundo ata os cintos.

Desta vez, ninguém foi tentar levá-la para uma reunião de emergência. Ela desce alegre e expansiva, assim que Richard surpreende os lisboetas e libera a saída, olhando sério para todos os lados. A imprensa fica atônita, clicando ao mesmo tempo a banda e aquela montanha de músculos mau encarada. Os repórteres credenciados para a coletiva refazem suas perguntas (...) Ficam quase eufóricos quando vêem militares prestando continência para ele (...) logo terão um encontro formal. No momento ele precisa acompanhar os músicos, foi para proteger sua mãe que se propôs a vir. Ela e Phoebe o puxam pelas mãos e ele se despede dos militares, vão aos ônibus e deles cumprimentam a poulação até chegarem ao hotel.

Atravessam o mar de fãs e são recebidos pelo colaborador e sua família, proprietários do hotel. Como o ambiente já é conhecido, Patrícia delega poderes à neta e libera os outros para uma tarde de relaxamento. E ele se mostra necessário, à noite acontece o que Josephine previu, militares de vários países, inclusive russos, pedem para serem incluídos na palestra em Kie (...) Esperavam não mais do que duzentos, mas mil e trezentas reservas a mais são insistentemente pedidas. Ela olha para a mãe...

- Não vai caber nem metade deles, naquele auditório. Talvez, se usarmos a arena de Kiev, antes do show...

- Pode ser! Podemos aproveitar a vistoria do palco para ficar de olho neles.

Ela liga para a equipe em Kiev e pede que façam o necessário (...) Os cinco combinam tudo e quem os espera à porta? Renata e Naomi, sorrindo com aquelas caras de quem sabe o que aconteceu lá dentro...

- Amhrán Na Farraige disse que poderíamos ser úteis. Vocês querem ficar de olho em gente suspeita, nós podemos ver o que eles tentarão esconder!

- Essa é minha filha! E antes que pergunte, Putin sugeriu sim, que eles pedissem “tratamento igualitário”.

- Ah, eu riria, se tivesse graça! Depois trato com ele, venham para dentro e desembuchem.

Não é muito, mas é valioso. Os agentes nos devidos países são alertados e eles voltam aos outros, porque por agora é só o que pode ser feito.

&

Luzes! Câmeras! Porrada! Funcionários do hotel registram o treinamento matinal dos cinco agentes, estremecendo a cada golpe de pai e filha. Eles voltam para cima, têm ensaio e coletiva na arena, depois de vistoriarem as instalações (...) Lá, o brutamonte divide os focos com os músicos, inspecionando milimetricamente aquele palco. Enquanto sua mãe e os outros respondem as perguntas que já tinham previsto, ele melhora um pouco a iluminação dos bastidores (...) Termina, testa, aprova e vai acompanhar o ensaio, com todos aqueles xeretas na plateia. As perguntas a seu respeito são mais genéricas, pelo inesperado, mas ele não pretende aparecer para respondê-las.

Após o ensaio, uma refeição leve e a sesta. Ele não, ficará em uma poltrona, meditando. Um funcionário chega com uma mensagem do We Love Richard Gardner Fan Club de Portugal. É algo ameno para ele se distrair. Um colaborador de base se aproxima e eles conversam...

- Como você entrou nesta vida?

- Foi na faculdade, quando me apercebi de que estava sendo manipulado por quem dizia que o sistema estava a manipular-me, então alguns colaboradores ficaram atentos a mim...

Cada comparsa que conhece é um novo aprendizado. A conversa dura até Patrícia chamar todo mundo para o show, eles trocam contactos e se despedem (...) Os fãs lusitanos também notam a participação cada vez maior de Phoebe, Sandra, Carly, Giovanni, Dean e Jerry, alimentando rumores de que estariam sendo preparados para carreiras solo, talvez formando outra banda.

Voam na mesma noite para a Ucrânia. Em Durham os preparativos já começaram. Patrícia conversa com seu amigo russo, pedindo explicações sobre o que soube e as conseqüências...

- Eu só achei que nossos soldados também mereciam participar dessa palestra.

- Sim, os seus e os de doze outros países... Vladmir, quando eu te neguei uma ajuda justa?

É uma bronca. As orelhas dele ardem, mas ele fica feliz assim mesmo (...) Avistam as luzes de Kiev e atam os cintos, é muito tarde para conseguirem ver os monumentos e a arquitetura da cidade, mas não o bastante para afastar os croatas do aeroporto (...) Há contactos e colaboradores pelo caminho, todos devidamente cumprimentados, e um mar de fãs esperando pela farta distribuição de carinho, que é tradição da banda. Richard impõe mais respeito do que de costume, está atento a tudo ao seu redor.

Chegam ao hotel cercados de drones, monitorados por Phoebe e Sandra. Vão todos aos seus aposentos e os agentes descem para encontrar as pessoas que os esperam. A inclusão de Genius foi uma surpresa rápida demais para se adaptarem (...) um homem que pode matar uma infantaria inteira sozinho e inutilizar a maioria das armas portáteis com as mãos nuas. Pois lá estão eles; Princess, Barbarian, Genius, Angel e Knockout. Prontos ou não, o jogo começou. Qualquer tentativa de ocultação da verdade, por menor que seja, será acusada imediatamente (...) O que está em jogo ali é um aceno para manter e ampliar a precária e vacilante paz mundial, para a transição à paz sólida e perene que a organização planeja há décadas (...) A presença maciça e imprevista de Genius mostra-se valiosa, ele impõe medo mesmo sem soltar uma palavra, mas as solta com a devida energia (...) O pensamento de que ele pode esquartejar alguém com as mãos, é quase unânime.
Voltam aos outros duas horas depois (...) Deborah aponta para as suítes, recebeu ordens expressas de Nancy para mandar todos para a cama assim que terminassem de salvar o mundo. Richard vai entre mãe e filha até a sua suíte (...) por onde todos têm que passar para chegar aos outros. Liga para Marcia, para informar e aliviar-se das tensões. Vê Phoebe em um canal logo acima, ela teve a mesma idéia, para a alegria da moça com as netas no colo, logo atrás está Albert com Spark nos braços. Desligam mais cedo do que Marcia gostaria, mas já é tarde na Europa e eles precisam ir dormir.

0 comentários: