segunda-feira, 17 de junho de 2019

Dead Train in the rain CCLXXVII

    Ciclos. A estação 277 acelera um pouco e encerra desfechos que já eram esperados, mas não sem a leveza dos risos. Embarquem, o trem vai partir.

Naburo é encaminhado para conversar com Elias (...) Eles não se conheciam, o maestro pretendia que houvesse o encontro... mas não desse jeito, com aquele pequeno touro o encarando por cima dos óculos, de cenho franzido, como se fosse avançar a qualquer momento. Mas não é o que acontece...
- Por favor, não a magoe. Ela ainda está muito traumatizada e tem dois filhos pequenos, que ainda dependem totalmente da mãe. Ela aceitou?
- Quase... ela pareceu interessada, mas ainda precisa de um tempo para pensar...
- Esteja em minha casa hoje, para o jantar. Ela estará conosco.
Ele sai altivo até a casa de Sakura, lá suspira e desaba. Pensou que fosse apanhar. Mas está tudo bem, sua longa solteirice já tem um réquiem em andamento. A pretendida está terminando os assuntos da BYOP Brasil, de onde recebe notícias escabrosas, que deixariam qualquer um de cabelos em pé (...) Os americanos ao redor ficam apavorados com os relatos (...) mas para ela é só uma parte do cotidiano.
Volta para a Máquina de Costura de cabeleira ao vento, tentando se desligar do trabalho (...) Ainda estranha poder andar sem medo pelas ruas. É recebida por Lady Spy, vê apenas Luppy e Marcela na casa, se preparando para o fim de seu expediente. A adolescente conhece a história de Fabrícia, se solidariza consigo, enquanto recebe o medicamento (...) quando os gêmeos chegam com as marroquinas da escola, é quase hora de ir para o jantar. Quando sai, deixa uma ponta da apreensão na casa, Aisha contou do modo como Elias encarou Kenzo por trinta segundos que pareciam trinta horas. Arthur olha para a esposa...
- Mandamos alguém proteger o Naburo?
- Impossível, Sandra está lá, do mesmo lado do pai. Vamos comer, ficar de barriga vazia não vai aliviar a barra de ninguém.
Na manhã seguinte as boas notícias que esperavam, Kenzo sobreviveu e Fabrícia lhe deu a chance, tudo sob o olhar severo do antigo colega de faculdade. Ele volta à rotina de trabalho, tem uma agenda extensa hoje, o que inclui uma reunião com o arquiteto escolhido para projectar o museu do modelo.
Na Máquina de Costura os seis amigos se reúnem para terem notícias mais seguras desse romance nascente. O romance engrena com os dias, os meninos começam a ter em Kenzo a referência masculina de que o assassinato lhes privou (...) Zigfrida marca um ponto positivo para a evolução da moça, conversa com suas parceiras e todas concordam que uma pessoa completamente diferente, é um bom avanço. A sueca aproveita a estadia na cidade para conversar também com os colaboradores, a respeito da complexidade que a geopolítica tomou, e como a vida doméstica parece ter acompanhado isso, a começar pelos aparelhos...
- Lembram-se quando a gente comprava uma tevê, ligava na antena e na tomada, girava um botão e já podia assistir? Já viram a algazarra de protocolos para começar a assistir nas de hoje? Um dígito errado e tem que começar tudo de novo! Isso quando não trava o sistema operacional! É a mesma lambança em que o mundo está mergulhado.
- É uma abordagem bem interessante! Se as coisas ficassem menos complicadas de operar, talvez as pessoas se conformassem menos com as complicações desnecessárias do mundo de hoje – reflete Brain.
- Então está na hora de parte da nossa tecnologia restrita migrar para o mercado – diz Princess.
Todos concordam. Chamam a cúpula da organização e começam a tratar do assunto, depois chamam os outros quatro fundadores da banda (...) resta agora escolher quem serão os felizardos que receberão a primeira geração da tecnologia dos gadgets train. Pedem que Phoebe e Sandra selecionem, afinal elas estão envolvidas no projecto de integração organismo e cibernética (...) A fã voluntária faz parte desse bolo. Ela já consegue controlar computadores que estejam a menos de vinte metros, ver por infravermelho à noite, determinar a composição da atmosphera ambiente, entre outras habilidades bastante interessantes, que Barbara tem em maior número e intensidade (...) Encerrada a sessão, voltam às suas vidas civis, para que a sanidade seja preservada. Richard Volta ao Lincoln ultra luxo com Richard e Phoebe, os três têm o que fazer na fábrica. Pedem licença aos turistas e repórtes tomados pelo encantamento e seguem caminho, deixando bocas abertas e olhos arregalados para trás.
&
Albert encerra, irritado, a ligação. Uma das irmãs queria fazer média com uma amiga esperançosa, saber se ele não tinha “casos extraconjugais, como todo homem”. Ele suspira, põe a cabeça sob a torneira aberta, depois seca os longos cabelos e volta às crianças (...) Ele conta até cem em aramaico, que aprendeu com a esposa, abre a porta e dá de cara com Nancy...
- Você nos assustou com o modo com gritava, mas eu gostei do que ouvi. Conte para Phoebe...
- Mas...
- Conte para ela, confie em mim.
No fim da tarde ele conta e ela dispara a rir. Ele compreende, ninguém em sã consciência tentaria competir com ela, mas não é isso...
- Cara! Eu não acredito que ouvi essa infantilidade de folhetim melodramático! É muito infantil!
- As amigas delas são muito infantis. Só não pensei que depois de adultas, continuassem a ser.
- Não existe crescimento sincronizado, meu amor. Alguns crescem muito rápido, alguns crescem na média, alguns nem tentam crescer.
- Essas parecem ter feito o caminho de volta, só falta sujarem fraldas!
Nancy Conta a Marcia, que como esperado ri da pretensão da fulana, acreditando que qualquer homem tiraria os olhos de sua Baby para ter um caso com uma reles e desprezível mortal. Mas ela sabe que desposar uma deusa, não impede que um homem se envolva com uma ogra...
- É triste, mas é a realidade! Albert ainda está se comportando, mas ele é humano, não posso confiar cegamente nele!
- Eu não me preocuparia, querida, ele está completamente envolvido e enfeitiçado. Abaixe um pouco a guarda, você não pode levar as coisas tão a sério, ou corre o risco de exagerar de novo.
- Ainda tenho medo, tia Nancy. A Baby demonstra aquela segurança toda, mas é tão sensível quanto as babies...
- Para isso serve uma família, nós nos escoramos uns nos outros e podemos andar com a mesma desenvoltura, como se não estivéssemos machucados.
- Não sei se isso é um consolo, mas é verdade.
Jeannie não tarda a tomar conhecimento, puxar a filha pela orelha e dar uma dura na amiga dela. O único casamento dos três irmãos que deu certo, e ela quer estragar em nome de uma amizade que, se não se engana, nunca foi lá essas coisas (...) Ao contrário de cinco casamentos que resistiram ao tempo, às adversidades, aos atentados e ao estresse da vida corporativa. Os casais se certificam de que Marcela tomou correctamente todos os medicamentos ao longo do expediente, fazem exames simples e então a liberam para voltar com a mãe para casa (...) Patricia se volta para os outros de coração morno, com a imprensa clicando cada passo dela, naquele vestido médio cinturado, pink com cinto idem, de gola simples e mangas curtas. Elisa e Ana Clara voltam do apartamento da filha que agora é das duas, já que o pai nem deu as caras quando ela foi enganada.
As marroquinas solteiras ajudam a providenciar os acepipes para a confraternização, aproveitando as histórias dos primeiros tempos da banda (...) Naomi observa de seu posto, enquanto vislumbra as convulsões do planeta e a chegada de quem morreu muito cedo por causa delas. De bebês a anciões, a foice fria da morte não tem poupado ninguém (...) E ela leva Helen, que ainda estava forte e cheia de planos, deixando James inconsolável nos braços dos colegas de infância. Ele sabia que isso aconteceria cedo ou tarde (...) mas ambos preferiam sabiamente focar atenções e esforços nos planos futuros, o que de certa forma ajudou a protelar o desfecho.
A imprensa, a uma distância elegante, contabilizando as perdas do ano, se pergunta se algum daqueles seis será o próximo. Afinal, não são mais garotos...
- Eu sei o que vocês estão pensando. Podem tirar seus cavalinhos da chuva, vocês vão ter que nos aturar por muito tempo – avisa-lhes Renata.
Eles acompanham o colaborador e colega de escola com seus filhos e netos, querem ver como poderão ajudar a passar pelo período de luto e recomeçar sua vida.
O tempo ajuda, as crianças ajudam, inclusive com sua estreia. Jubileu se despede de seu ventre e Melinda desaba exausta. Meia hora depois Mirella inicia a descendência de Star Hunter, com Brenda rascunhando loucamente para fazer a arte mais tarde. Josephine e Nelson estão lá (...) Claro que a heroína e quadrinhista aproveita isso também, colocando a rainha e o rei do planeta Awot-Moh Feir vindo à terra para prestigiar seu primeiro súdito terráqueo, que já nasceu com super poderes incríveis, como amolecer o coração embrutecido de um rei que chegou a passar trezentos anos em uma guerra (...) Liga para o roteirista e dá as dicas, depois conversam sobre detalhes.
Uma bisneta também ajuda, James fica menos deprimido, até chora de alegria quando o filho a batiza como Helen. A renovação de gerações toma conta da região, enquanto a construção do museu do modelo é iniciada quase na divisa com Summerfields, dando esperanças à Plastic Village (...) Josephine deixa Paris em polvorosa, o aparato de segurança supera o dedicado a chefes de Estado, o que por tabela garante mais privacidade a Mandy e seu corpo de balé. Os compatriotas nem imaginam a verdadeira razão de todo esse cuidado. Enquanto o festival se desenrola (...) as filmagens na área da mansão aumentam o glamour e o caixa do Ballet Canard Noir, e dão mais status aos bailarinos, inclusive Suha. Eles voltam a Sunshadow como um estrondoso sucesso de público, crítica e caixa, com convites para festivais e pedidos de visitas à sede do balé.
É tudo alegria, tudo satisfação, até Elizabeth e Prudence chegarem com aquelas caras...
- Mommy... você pediu... Quer dizer, mandou, ameaçou com corte marcial...
- A gente vai terminar com a bélle époque e... e precisamos de um laboratório...
Patrícia larga a leitura e fica alerta, aquilo era tudo o que mais temia ouvir nos próximos três anos, mais até do que o alastramento dos conflitos no oriente médio...
- Na verdade a gente já estudou um pouco da ruptura da paz aparente, quando o arquiduque Ferdinando foi assassinado em Sarajevo...
O coração da diva dispara...
- E então... A gente terminou mesmo o livro, bem mais cedo do que esperava...
- Já mandamos pros betas... Agora precisamos preparar o próximo...
Os olhos arregalam como se estivesse diante o fracasso total dos planos gerais...
- A gente vai começar hoje a planejar o laboratório pra primeira guerra...
- NO!!! Vocês não vão fazer nada! Não vão dar um passo sem a minha expressa permissão, hecatombes ambulantes! Fiquem aí, quietas, EU vou providenciar esse laboratório para vocês! Nelson, é uma emergência!
Ele já esperava por isso. Convoca o alto comando (...) para evitar que as duas eclodam a terceira guerra mundial para terem seu laboratório (...) o caso parece piada, mas é sério, é alerta vermelho! Em vinte e quatro horas as nações mais poderosas do mundo concluem o plano para uma operação conjunta, que dará às irmãs o conhecimento necessário para escreverem sobre todas as guerras que quiserem (...) Nelson e Krumb sabem do que elas são capazes. No dia seguinte são chamadas pelo irmão, ele as levará para o Pentágono, aonde voltarão ao menos uma vez por semana pelos próximos três meses (...) para o bem da humanidade.
À tarde, em reunião com os comparsas e a nova geração, além de gargalhadas...
- Nós tentando salvar o mundo e eu com duas ameaças iminentes dentro de casa! Isso, riam! Mas elas pretendiam comprar tanques e aviões de guerra antigos, para o laboratório!
- Putz! Então elas queriam mesmo fazer estrago – diz Rebeca!
- Por isso me preveni, ameacei fazer estragos em seus traseiros, se dessem um passo sem minha permissão!
Eles se lembram das baitas mulheres de quem ela está falando e voltam a rir. Voltam mais leves à parte chata de seu trabalho, o que inclui o país do pesadelo contínuo. As péssimas notícias de costume são sucedidas de decisões para manter a corporação funcionando naquela região (...) todas essenciais.
Elizabeth e Prudence são levadas pelo irmão ao Pentágono em poucos dias (...) Os inimigos que já arregimentaram estão esperando pelas próximas operações secretas que vão escancarar, mesmo sabendo que não podem fazer nada contra elas. Voltam empolgadas e correm para seus aparelhos, iniciando com vinte recheadas páginas o novo livro de The Spy Novel. No decorrer das instruções, incluem coisas que nem imaginavam que existissem (...) Nesse meio tempo elas fazem um livro avulso (...) enquanto a infanta tia começa a pôr suas unhas de fora e liderar as outras crianças, muitas vezes no jardim do trem morto (...) Como o mundo não é mais aquele em que sua irmã clone cresceu, não podem ficar totalmente à vontade e nem longe dos adultos.
Apesar do nome, ela faz aniversário poucos dias antes de Patrícia, quando conhece a sensação de ser homenageada. O que ganha do pai? Um trenzinho que ele e a irmã clone fizeram (...) Lá fora as flores crescem sobre as cinzas das falecidas, não deixando os adultos se esquecerem que por mais preparados que estejam, não são infalíveis. Nos anúncios do inverno aquelas plantas se recolhem e dão novamente o recado (...) mas se anunciam novamente nos primeiros meses do ano novo, dando à menina a alegria de ver plantas brotarem e crescerem. Mas também há luto. Lobsang (...) é cremado com pompa e circunstância, cercado de rituais de desapego e honras militares, como membro da casa do Pato Preto. Palhaço chora mais do que os humanos do mastim tibetano, em uivos lúgubres e contagiosos.
Outras mortes ocorrem, no Brasil para queima de arquivo, em algumas partes do mundo tão logo The Spy Novel encerra a paz da bélle époque, alguns figurões têm ataques fulminantes após lerem os primeiros capítulos (...) Descontrai o ambiente a tempo de Glenda chegar com um pedaço de cão sem raça definida, cinza com pintas cor de marfim pelo corpo, mas garante a Rebeca e Ronald que...
- É só uma mudinha de sequóia.
- Uma sequóia... Oi, Sequóia – cumprimenta a baixinha seu novo cão.
- Vamos arranjar o cantinho dele. Você o trouxe, você vai ajudar a escolher.
Com todo prazer a bruxa vai e dá palpites certeiros. O casal volta a sorrir, então Lobsang vai embora feliz, trabalhar com os exus que protegem os umbrais de Sunshadow. Estão prontos para o próximo show, em Washignton DC, quase dez anos após o último.

0 comentários: