terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Dead Train in the rain CLXXI

    Meio século! A estação 171 fecha mais um ciclo de forma sucinta e glamorosa. Aproveitem a folga e embarquem, o trem vai partir.


O grande dia chegou. O show comemorativo dos cinqüenta anos da Dead Train é hoje. Trata-se de um refúgio seguro para agentes veteranos e mortos (...) nem sempre eles se dão conta do que fizeram, até a polícia chegar e levar todo mundo por qualquer coisa que tenha ofendido o ditador. O FBI está lá, para ajudar a controlar a multidão e proteger gente que garantiu que eles tivessem um planeta para crescer e entrar para o FBI. A banda completa dará um show para não menos do que trezentas mil pessoas in loco, mais transmissão para quem quiser o show na programação. Que aproveitem, outra gracinha como esta, só no show de cem anos da banda.

Toda a organização está de prontidão, com pelo menos cem colaboradores na cidade (...) Ursula e Barney estão com os uniformes debaixo das roupas, não se sabe o que pode acontecer com tanta gente de fora em um só lugar. No momento e até o fim do show, estão de serviço.

Os seis astros maiores estão reunidos nos bastidores, meditando de mãos dadas, repassando toda a sua história na música (...) e todos os planos que têm para o futuro. Queriam apenas ganhar a vida com a música, o que conseguiram os faria rir de quem lhes contasse que aconteceria.

Rita interrompe o ensaio e vai ao microphone, deixando centenas de milhares com o coração na mão, fora os ansiosos que vêem pela televisão...

- Bom dia, ghost drivers! Peguem seus bilhetes para o mundo das lendas e embarquem, porque já vai partir o DEAD TRAIN!

De mãos dadas, os seis amigos sobem ao palco e o mundo simplesmente não existe mais. Por três horas a banda mostra ao mundo e aos desafetos, por que conseguiu sobreviver a tudo (...) Mas o mais importante é que os fãs mais velhos conseguem olhar para aquelas senhoras e aqueles senhores, e ainda enxergar os garotos que viram estourar as paradas de sucesso em 1962. O que eles fazem cansados e com sono, a maioria não faz em sua melhor forma, nem com a ajuda de softwares.

&

A despedida, após uma refeição substancial, precedida de um treinamento rigoroso. E presentes, é claro, inclusive canções compostas pelos integrantes originais e os da nova formação, para Barney (...) A Ursula que embarca mantém a altivez e a aura de majestade, mas está muito mais leve e muito melhor preparada para liderar a liga. Assim que o avião decola, Rebeca pede a palavra...

- Quando a gente vai contar pra eles?

- Não sei, Mascote. Jose quer estuda-los por pelo menos mais seis meses, depois decidiremos como nos revelar.

- “Nós” quem decidiremos, cara pálida?

- Nós, Ron. Vocês não precisam saber muita coisa, além de que Barney e Ursula também são gente secreta... Vamos ter que fazer eles desconfiarem que sabemos... E vai ter que ser a Julia.

Voltam para a Máquina de Costura, para uma rara folga a seis. Eles se sentam, olham uns para os outros, se lembram do ano com os nervos à flor da pele e desatam a rir como seis debilóides, às vezes se esquecendo do motivo do riso e rindo de ter começado a rir. Assim que se cansam de rir, o que demora, correm ao redor do piano, vão ao deck e pulam na piscina.

À tarde voltam a ser adultos e acompanham a repercussão da apresentação de ontem. Começam pelos seus blogs, atipicamente cheios de comentários. A surpresa de liberarem a transmissão ao vivo foi o que rendeu mais elogios. Eles respondem (...) que não precisam da música para viver, que podem abrir mão de algumas rendas, mas que sempre avisarão de quais abrirão. Nem todos os artistas, na verdade bem poucos podem se dar esse luxo, por isso novamente condenam a pirataria, que especificam como reproduções não autorizadas e à margem das necessidades de quem vive exclusivamente de sua arte.

Vão para as redes sociais, onde a coisa tomou proporções bem maiores (...) Memes pipocam como acne em rosto de adolescente. Os vídeos de cada parte do show viralizam, muita gente tem seus próprios trechos exclusivos, gravados da multidão. Os seis, juntos na sala da casa de solteira de Patrícia, começam a responder e comentar as postagens afins, pegando novamente todo mundo de surpresa.

Enquanto isso, Phoebe conversa com o pai e o avô, para poder utilizar o maquinário da fábrica sem fins lucrativos, em troca...

- A gente coloca o logo e faz propaganda da Gardner Company nos aeromodelos. Então, eu posso?

Como resistir àquele sorriso em forma de coração, àquelas mãos juntinhas ao queixo, aqueles olhos brilhando e àquela empolgação pueril? Autorizam que fabrique as micro turbinas (...) Uma das maiores qualidades da Gardner é a precisão absurda de sua usinagem, junto com seu balanceamento e seu acabamento dignos de naves espaciais, que obviamente têm seu preço. Fabricar turbinas, no futuro, não está descartado (...) querem ver de perto e passo a passo o que ela vai fazer em parceria com Yuri. Ele já rascunha os modelos e estuda o que pode sobre aviação.

O dia tranqüilo e festivo precede o feriado informal da cidade (...) Patrícia faz sessenta e cinco anos e os quatro pavimentos da cidade se enchem novamente. Agentes de vários serviços secretos são apresentados à madrinha da espionagem internacional...

- Eu sou o quê?

A quantidade de agentes secretos altamente ameaçados que levou para a segurança da vida nova (...) originou a alcunha...

- Se um dia você tiver que morrer pra se livrar de agentes inimigos, reze para Santa Princesa Patrícia e acenda uma vela de código secreto, que ela irá te buscar. É ou não é verdade?

- Sim, é verdade...

Desiste. Eles sabem que se ela souber onde está um dos garotos e ele estiver em perigo, vai mover o mundo e o Sol para trazê-lo de volta em segurança. Com ela, o vício cego em protocolos da CIA não atrapalha o trabalho de um agente (...) Voltam ao aniversário íntimo, depois vão às comemorações públicas para a mais amada e respeitada cidadã de Sunshadow.

Drones, muitos drones, alguns deles feitos por Phoebe, que hoje protegem sua avó, líder de banda e de serviço secreto. Milhares de comprovantes de depósito chegam em malotes (...) Como uma princesa regente em seu principado, ela prestigia a festa em sua homenagem, distribui seus abraços viciantes a todos os que a procuram, dá conselhos a quem os pede, assiste aos espetáculos que colegas de profissão providenciaram. Por hoje a casa de Alander volta a reinar em seu território, um pouco maior do que o original.

0 comentários: