quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Dead Train in the rain CLXXIII

    Transformações invernais. A estação 173 mostra o poder da reflexão sob reclusão, usando dois jovens exemplos. Se preparem e embarquem, o trem vai partir.


A neve força o cidadão para a cidade subterrânea, mas não impede que algum maluco dê passeios pela superfície, até porque as residências não estão interligadas (...) há centenas de entradas pela cidade para isso. Não, não é Phoebe, é Carly, que precisa de esclarecimentos para uma pequena grande decisão em sua vida privada. Vai falar com Elizabeth e Prudence sobre...

- Esse lance de ser retrô, sabe... Eu não agüento mais usar essa moda de hoje.

- Você quer ser uma das nossas?

- Vem com a gente, conversar na suíte em particular. Gregory, cuide das meninas pra gente.

Uma pausa na redação da página 157 do primeiro livro da série. Assessoram a garota em sua descoberta e, impressionante, ela se encaixa como uma luva na moda dos anos quarenta, mais ou menos de 1939 a 1953. Hora de descer. Ela passa horas na loja que abastece as escritoras, compra um guarda-roupas novo. Pega o metrô, já em um conjunto de blusa azul pálido e saia preta plissada, sob o abrigo (...) Sigourney bate à porta, vê aquela roupa toda sendo enfiada em sacolas, enquanto o armário aberto mais se parece com o de sua avó...

- Não é meio radical?

- Não, mom. Isso é como parar de fumar, você tem que mudar de uma vez, encarar uma síndrome de abstinência e se assumir. Sério, eu pensava que fosse lésbica, acontece que eu não me sentia mulher com estas roupas.

- Se sentia o quê, então?

- Uma garotinha. Uma eterna e intemporal garotinha. Pronto, não quero mais, mas estão todas praticamente novas, algumas nem usei ainda. Nem vou usar.

Doa todas em segredo, para que a imprensa não desvie peças como relíquias. Volta para casa à bordo do Taurus verde e preto com poucos meses de uso... Também não se sente mais tão confortável naquele carro tão moderno...

- Não me diga que...

- Vou falar com a madrinha. Podem me levar pra lá, por gentileza?

Patrícia já tinha recebido um relatório das filhas e notícias de paparazzi amigos, agora vê aquela jovem daminha em um casaco marrom, entrando, como sempre, sem precisar se anunciar...

- Um carro que combine comigo do jeito que eu estou.

- Você está feliz assim?

- Muito! Eu parei de gaguejar, quando me livrei das roupas antigas!

- Então a coisa é séria! O que vocês dois acham disso?

- Estranho, mas se ela quer... Vai ficar parecendo com a minha avó, mas ela quer.

- Você é que parece não ter gostado.

- Não é que não tenha gostado... Eu estava acostumada à minha filha com o jeito de menina, tímida, sem se preocupar com o que veste no cotidiano...

- Não me importava porque tanto fazia o que usava. Agora eu vou prestar atenção ao que visto.

- Aí! Tá falando feito uma mulher madura...

- Eu vou te arranjar um carro apropriado, mas com uma condição: Vocês três vão começar uma terapia, porque eu vejo problemas varridos para debaixo do tapete emergindo, depois dessa sacudida.

Os pais sonhavam ver a filha independente, livre, leve e solta (...) mas agora a vêem “amarrada” naquelas roupas (...) Assim que eles se vão, liga para uma amiga, a diva do retrô...

- Dita, preciso te contar, tem gente se rendendo apaixonadamente à moda quarentista...

Enquanto conversa, Richard começa a editar os vídeos com trechos das falas dos pastores apocalípticos, imagens engraçadas e vídeos de humor escrachado (...) Inclui trechos de desenhos dos anos 1940 e 1950, o Príncipe Adam de Etérnia dando risadas, trechos de Tobby fazendo suas caretas...

- Eu estou me sentindo muito travesso!

- Você é travesso! Essa cara de mau nunca me enganou. Não vai terminar isso?

- Calma, ainda há tempo até o mundo não acabar. Vou postar no natal. Eles vão cair de pau no vídeo, vou printar todos os desaforos e postar em um álbum no meu perfil, então no ano novo meu seguidores vão cair de pau em cima deles, e eu vou rir muito!

- E a gente pensando que o pastor Robinson era muito duro!

- Ele era duro! Esses aqui são uma mistura de imbecilidade com completa falta de caráter. Parte três de cinco terminada. Ainda vai ter muita idiotice para eu acrescentar.

Hoje mesmo aparece uma, fazem um filme tosco, cheio de efeitos baratos em um campo de demolição (...) “Este era o mundo de pecados que o Senhor destruiu, ninguém sobreviveu! Quase todos foram para o inferno, mas nossos congregados estão gozando os prazeres eternos do céu”. Richard grava, faz as edições mais zoeiras que consegue e acrescenta uma etapa (...) Fazia tempo que não se divertia tanto.

Não longe dali, Giovanni acaricia uma caixinha em forma de ostra, do tamanho de sua palma, preta com curvas douradas (...) Silvia vai ver o que o rebento está fazendo, está quieto demais, não é o normal dele, a regra é dar-lhe uma bronca pelo barulho, como é com Enzo...

- Que foi, Tota?

- Hein? Me chamou?

- Hey, você nunca foi comportadinho assim... O que é isto? Woohooooo!

Chama Enzo a todo pulmão, em minutos os dois carregam o rapaz pela casa (...) o jogam na banheira da suíte de casal. Assim que ele se enxuga e se veste, o jogam no Chrysler 300M preto, com um kit que o faz parecer o Imperial Crown 1961, com direito a barbatanas traseiras, e vão para a casa da moça.

Sandra está ajudando a avó na cozinha, quando os três malucos tocam a campainha (...) Elias e Enya desconfiam, Giovanni não deveria estar tão calado, deveria estar é disputando com o pai quem toma mais chocolate num gole só. Na verdade, não é muito comum Enzo e Silvia aparecerem por lá, não os dois ao mesmo tempo, normalmente os encontram na Máquina de Costura (...) Sandra nota o comportamento do namorado...

- O que foi? Você não é comportado assim!

Elias se adianta e nota a ostra shell, no bolso do casaco pendurado na cadeira. Ele a pega e vai à mesa...

- Seu comportamento súbito tem algo a ver com isto, rapazinho?

- Si, singnore... Eh... Sandra, eu acho que já está na hora, se você não tiver alguma missão internacional para breve...

Abre a ostra de baquelite e mostra as alianças de noivado. A encrenqueira responde com um sorriso largo e malicioso, um abraço firme pelo pescoço e um beijo de tirar o fôlego. Estão noivos.

0 comentários: