sábado, 1 de dezembro de 2018

Dead Train in the rain CVI

    Os mágicos quarenta. A estação 106 é festiva, mas não baixa a guarda; os inimigos não te poupariam por isso. Embarquem com atenção, o trem vai partir.


Uma boa e uma má notícia em uma só. Um grupo chiita considerou um acto de traição o ex-agente treinar um grupo sunita, ele foi encontrado com um corte profundo na garganta, na fronteira da Síria com o Iraque. Patrícia está livre de uma ameaça grave, mas os serviços de inteligência perderam com ele o fio da meada de dezenas de líderes radicais (...) Nancy é informada, o odiava, mas não pode deixar de sentir a falta do aluno que ele foi.

Voltam à programação civil. O festival da saudade passará a contar com feirinhas de pulgas e antiguidades (...) marcará também a despedida de Eliot, ele voltará para Detroit após a convenção da banda, mas não se desligará de Sunshadow, pois foi incluído nos planos gerais da corporação. Quanto à jovem Melanie, Jeffrey e Melanie a consolam previamente pela separação temporária (...) Mais um drama entre tantos que Summerfields enfrenta, desde que se tornou periferia de Sunshadow (...) Quem não é funcionário público em Summerfields, tem poucas opções além de trabalhar para um sunshadower.

O festival da saudade transforma a cidade em um formigueiro, gente de todo o país chega para prestigiar a banda (...) antiquários de alto nível também foram atraídos pelo prestígio dos seis. Alfaiates e costureiras expões suas obras retrô em amigos e parentes, que passeiam por Sunshadow (...) Patrícia fica maluquinha, compra e encomenda dezenas de peças com detalhes dos anos quarenta até início dos setenta (...) A propaganda involuntária funciona e os negócios pegam fogo. Ao fim de uma reunião de negócios, os outros a abordam...

- Irmã, isso tudo é saudosismo ou você quer incentivar a mão de obra artesanal?

- Os dois, Mascote... Essa conversa de ter que tomar os negócios daqueles boçais pra evitar que afundem doze marcas históricas... Nosso futuro é trevoso, meus amigos.

- Eu comprei uns ternos de corte clássico, um fraque para mim, um para o Jeep e outro pro meu pai; que espécie de conde não tem um fraque? Mas você trouxe a nossa história toda pros anos oitenta!

- Meus queridos, tia Patty queria agora estar deitada numa rede, à sombra do coreto, despreocupada, mas as agruras de...

Não a deixam terminar de falar, carregam-na para o coreto enquanto Ricky arma a rede, Ana Clara providencia suco de manga com morango e Renata provoca...

- O que mais falta, senhora mártir? E lembre-se de que a “tia” aqui sou eu.

- Seu suco, senhora sofredora.

- Cadê minha pequenininha?

- Tô aqui! Não me viu não?

Ela puxa a caçula e enquanto a mima, ouve sermões sarcásticos dos amigos. Todos lá estão se esbaldando com o comércio de antiguidades (...) mas Patrícia foi longe. Colocou até uma juke box fabricada em 1947, enorme e cheia de luzes na sala, restaurada especialmente para o festival da saudade! O dono nem cogitava vender, mas quando a diva da música mundial chegou com aqueles lindos olhos verdes brilhando, a perguntar o preço, se viu sem escolha. Nancy chega bem no meio da bronca e assume, senta-se em silêncio ao lado da primogênita, começa alisando seus cabelos fartos e logo estão mãe e filha rendidas pelos seus cuidados (...) Que não se enganem, quem manda ali ainda é ela. Enquanto a líder da banda é mimada, agentes da corporação tomam posse das companhias que não cumpriram com metade das metas, quando outras cumpriram todas na metade do tempo.

Na semana que separa o festival da convenção, chegam duas bandas veteranas para a gravação de mais um álbum conjunto. Os Beach Boys ficam na Máquina de Costura, para colocar a conversa em dia, enquanto a propriedade dos Fischer recebe a outra, que estava em franca decadência por ter dificuldades em se actualizar, mas ganhou fôlego com o anúncio da parceria (...) Os paparazzi ficam loucos, especialmente porque alguns deles acreditavam que o vocalista tivesse morrido de overdose (...) A semana de trabalho é tranqüila, cheia de risos, cheia de alfinetadas e piadas mútuas. Os fãs que moram, trabalham em e visitam Sunshadow ajudam a levantar mais a moral e a fama combalida. Terminam com algumas horas de antecedência a gravação do último álbum comemorativo, todos terão uma edição limitada em disco laser, para brindes especiais.

A convenção é inaugurada como a maior de todas, se estendendo do centro de convenções ao shopping, à fundação, às frentes das casas de solteiros dos seis e à praça do trem morto, que ganhou uma guariba para reluzir como novo. A cidade de setenta e sete mil habitantes tem mais trezentos mil circulando (...) as crianças da cidade continuam sendo território proibido, qualquer aproximação excessiva é barrada pelos adultos, sejam parentes ou não. Criança, nesta cidade, não é mini adulto, é criança. Especialmente as crianças do Dead Train, educadas na fonte da philosophia pedagógica de Sunshadow. Elizabeth e Evelyn ficam absolutamente fascinadas com o tamanho e a decoração do centro de convenções (...) Só não compareceu Andy Warhol, que fez o favor de morrer em Fevereiro.

Para a maioria é a primeira vez ao vivo com seus ídolos, para muitos é uma glória quase tão grande quanto a primeira convenção (...) Embora não seja possível isolar, entregam a Princess o mínimo possível de assuntos da corporação e da organização, esta recaindo sobre Beyond, Brain e Genius, às vezes contando com a furiosa e eficaz ajuda de Barbarian. Desta vez o aparato de segurança é muito reforçado, a própria Star se encarrega de assegurar o bom andamento da surpresa do último dia da convenção. Só ela e Brain, que deduziu tudo, sabem o que vai acontecer.

Nesta convenção Richard actualiza ao vivo, diante do público, o site da banda (...) O rapaz mostra que é tão carismático e solícito quanto o avô, e que sua namorada é tão ciumenta e presente quanto sua avó. Enya está feliz com o cachê, mas incomodada com o assédio de fãs que não queria ter. Foi com os pais e o rebendo no recém comprado Peterbilt T-379 vermelho e preto de três eixos e uma cabine gigantesca, todo customizado, que vai ser usado como carro de passeio. Eles e Kurt só vêem graça no assédio à esbelta moça, que só perde em sex appeal para Renata e a escultural Karen, no momento contando com a ajuda da mãe e das tias para apresentar o namorado ao pai. Os dois se conhecem, por isso mesmo Enzo tem um pé atrás com o actor...

- Senti, ragazzo, lei è mia figlia. Le lacrime piange, piango anche...

Enzo e Maria observam de uma curta distância o desenrolar da trama, rindo (...) os cinco cúmplices do voz de veludo vêem um ídolo de milhões ser advertido por outro. Como foi com Victoria, salvam-se todos e a moçoila pode ir namorar (...) a imprensa lota a Be Your Own Press para anunciar que Karen Crepaldi atou namoro com Elon Macbeth. Tudo rápido e preciso, como a internet permite, só que Ricky foi mais rápido e os cinco gaiatos também, restando a Enzo explicar sua versão da novela em seu blog, que acaba confirmando as chacotas dos outros.

O terceiro e último dia, que também marca o fim das comemorações oficiais do jubileu de prata do Dead Train, é mais cerimonial. Muito festivo, mas mais cerimonial. A mulher que usou a si como isca para impedir o assassinato do embaixador soviético dentro da Casa Branca, completa quatro décadas. Ela acorda no horário habitual, vai para os exercícios habituais com os parceiros habituais, mas assim que termina o treinamento é carregada para dentro de casa (...) será paparicada até a hora de dormir. Praticamente a cidade inteira entra e sai da Máquina de Costura, com presentes e mimos. O que dar a uma mulher rica e poderosa? (...) Um singelo ursinho de pelúcia do tamanho de um chaveiro já lhe arranca um sorriso. Ela o utiliza como chaveiro.

O dia é de amenidades para ela. O máximo que lhe comunicam das obrigações é “Está tudo conforme o planejado” (...) Um simples passeio a pé com Arthur e Elizabeth mobiliza a cidade inteira; amigos, fãs, segurança e imprensa não a deixam só, ainda há gente que estouraria sua linda cabeça se tivesse oportunidade. Ela até estranha a quantidade de agentes, não acredita que seja só por sua causa (...) Vai com a família ao centro de convenções. Ela reconhece lá alguns agentes e militares de elite, da confiança do próprio presidente. Finge que não desconfiou de nada, para não estragar a surpresa (...) ela vê os preparativos confirmarem suas suspeitas. Sabe que será por poucos minutos, por questões de segurança, mas sabe o que será.

Não se produz demais. Evita os excessos oitentistas, modera nos ombros, modera na maquiagem, modera no penteado e não ousa na indumentária. Modera, mas capricha. Faz tempo que não apara os cabelos, os prende em um coque com duas mechas penduradas nas laterais, batom cereja com brilho aveludado; blusa azul ultramarinho folgada e sem mangas, calças pretas de alfaiate, sapatos de salto baixo e o camafeu que “ressurgiu”. Claro, no colo a ginoclave dada por Josephine. Não é uma tarde de gala para se parecer com uma boneca. Pega o marido, sua pequenininha e vão os três para o centro de convenções, ela fingindo completa inocência (...) todos se lembram com nitidez das tristezas que ela já enfrentou e ficam enfeitiçados pela mulher maravilhosa que é hoje. Ela deveria estar morta ou pelo menos ter desistido quando já tinha o pé de meia feito, mas está indo para a festa em sua homenagem, na cidade da qual é a verdadeira mandatária, sendo abordada e ovacionada por todo o caminho. Tudo registrado em milhares de photos e centenas de vídeos, que não vão cessar até o último instante do último visitante a voltar para casa.

Assim que ela é vista na esquina para o centro de convenções, a CIA liga para a base e o helicóptero decola. Patrícia chega e já tem que sacolejar afagos com suas irmãs, depois vêm os pais, o filho, Josephine, comparsas, Tatiane, Frederico e uma fila quase interminável de anônimos a estrelas de primeira grandeza. A tempo para os parabéns, com a inteligência oficial e a organização tomando suas posições, chega o helicóptero presidencial (...) Mesmo não surpresa, Patrícia fica emocionada, porque aquele homem sabe o quanto lhe deve e que mesmo assim ela não esperava por reconhecimento (...) Vai sem reverências, para não levantar suspeitas do que a cidade inteira desconfia, mas não os visitantes (...) agora todos têm certeza de que ela é muito poderosa e influente, o que faz em Sunshadow é a ponta do iceberg de seu poderio. São não mais do que quinze minutos, o suficiente para a cantiga de parabéns e o brotamento de teorias conspiratórias. O suficiente também para ela identificar todos os agentes disfarçados, inclusive dois novatos a quem dá as boas vindas. De resto, o encerramento das comemorações oficiais das bodas de prata do Dead Train consolida a imagem de poderosa, encantadora e estrela de primeira grandeza de sua líder. Fora a inveja ardente que sua plástica voltou a suscitar em gente bem mais jovem.

&

- Mom... Mom! Where are you?

- Olha pra trás, afobada!

A pequena leva um susto (...) Patrícia andou atrás dela por quase cinco minutos. A leva para a casa dos avós, para as aulinhas de inverno, cantarolando pelo caminho. Vê Enzo com a família pelo caminho. Eles tomam coragem, descem os vidros do New Yorker verde e preto e acenam, prometendo uma visita para ainda hoje. O De Soto S11C eles só tiram em dias amenos (...) o carro já foi prometido para Karen assim que ela tirar a habilitação. Vão as duas empacotadas para a casa de solteira da moça. Enquanto Nancy cuida da neta, Richard a chama para uma conversa privativa...

- Já sabemos quem foi o mandante do atentado à Karen. Ele morreu afogado e já foi tarde, a organização acredita que é hora de Enzo saber. Não a menina, não por agora, só os pais dela.

- Eles vão me visitar nesta tarde. Mandarei Ricky com ela para a chocolateria. Audrey está aqui? Óptimo, ela terá que segurá-los o máximo possível. Dee, Mel, cadê vocês?

Vão as gêmeas correr para o abraço. Tudo sacolejado e devidamente combinado, agora convesam com Nancy sobre a melhor forma de contar tudo. Mas mesmo todo o carinho e todo o tato não evitam que pais amorosos vertam prantos (...) o robusto homenzarrão de 5’6½” chora abraçado à esposa que nem consegue esboçar reação de tão aterrorizada...

- No... La figlia mia non... PERCHÈ??

- Os mesmos tipos de fanáticos dos quais te protegemos, Enzo. Não lhe aconteceu nada e com ela será assim também. Olhe pra mim, Enzo... Decidimos avisar a vocês para não serem pegos de surpresa, só isso. Ninguém vai tocar um dedo na Karen.

Não com o quase primo de 6’1” e sua perigosa namorada por perto (...) Não com a fama que herdou do avô. Richard cuida da namorada como de uma flor delicada, arrancando suspiros da cantora...

- Anhai... Que saudades do Elon! Me conta uma coisa, bem baixinho... Vocês já transaram?

- Eh... Não, ainda não, mas...

- Tá com pressa?

- Não, mas com muita vontade, Ricky! Aquela cara de deboche dele é só fachada, o Elon é um cara muito sério.

- Pra encarar o seu pai, eu tenho certeza! Mas vai com calma, vocês ainda têm tempo, muito tempo. E a Julia vai te avisar se alguma pistoleira tentar dar em cima dele.

- Legal saber... Marcia disse um “mas” que...

A carinha de malandrinha faz o casal desatar a rir (...) enquanto na Máquina de Costura os prantos são enxugados. Não a tempo de Karen não perceber que choraram. Em Los Angeles, Josephine e Jeremy conversam com Elon a respeito. São directos, dizem que fanáticos religiosos querem a cabeça da garota (...) imprimindo medo na face do humorista...

- Why?

- São fanáticos, Elon. Eles não precisam de motivos, eles consideram seus dogmas a solificação da verdade absoluta, não adianta sequer dialogar com eles – diz a diva. Ouça-nos, vamos dizer o que deve fazer sempre que estiver com ela.

Finalmente alguém tem um argumento para ele comprar um celular, que simplesmente detesta. A primeira ligação é para a amada...

- Ohoo! Pai, o Elon comprou um celular!

- Passa o phone... Muito bem, carcamano, pode me passar o número, depois nos falaremos...

E é de celular para celular, longe da filha, que Enzo e Elon trocam idéias (...) a cooperação é firmada e Enzo volta à administração da corporação. Há um impasse no grupo, os negócios vão de vento em popa, mas não querem que eles cresçam rápido demais (...) Estão assistindo de fora várias corporações almejando crescimento sem limites e a qualquer custo, pagando para isso preços que ainda não notaram (...) Os Richards já entraram em várias, apenas usando o típico uniforme de homens de negócios, transitaram por quase todas as dependências e saíram sem serem incomodados. Concluíram que o americano médio praticamente já se esqueceu de quem é.

0 comentários: