sábado, 29 de dezembro de 2018

Dead Train in the rain CXIX

    Festa, mudança e luto. A estação 119 costura risos e prantos no tecido da vida, e todos terão que usar a roupa. Todos à bordo, o trem vai partir.


- PAI!

Ele olha para trás, vê aquela garotinha atrevida e voluntariosa em prantos, com as mãos juntas ao peito (...) Loura, olhos azuis, rosto perfeito, tudo o que os casais procuram em uma criança, ela é que recusou todos eles. Não queria se separar do tio que sempre ia ajudar a amiga na creche-orfanato que ajuda a manter. Ele volta em passos cadenciados, se ajoelha diante daquele pedaço petulante de gente e a abraça. São míseros quatro aninhos de idade que só reconhecem autoridade naquele homem. Após cinco devoluções, a direção não hesita em emitir uma autorização para um conhecido confiável (...) Ele passa antes na casa dos parentes, no Setor Coimbra, porque sabe que cedo ou tarde precisará de ajuda (...) Os parentes ligam imediatamente para Eduarda e Renato, e Renata fica sabendo, e ela sabendo a turma é reunida na Máquina de Costura...

- Galera, notícias fresquinhas do Elias! Ele é pai!

Olham para ela como tivesse dito um completo absurdo (...) explica como uma versão loura da Rebeca o adoptou como pai. Também como as pessoas a devolveram, quando perceberam que não era apenas uma bonequinha teleguiada (...) A menina tem muita, mas muita personalidade, não é qualquer um que sabe lidar com ela. Elias sempre foi firme com Sandra, mas também sempre foi o colo onde ela tirou as sonecas da tarde. Todos se viram para Patrícia...

- Cara! Ele é muito mais parecido com você do que com a Rê! E agora é pai do meu clone louro!

- Rê, quero detalhes e dane-se o relógio. Como ele começou a se envolver com essas crianças?

A história de amizade é longa (...) O respeito da menina por ele cresceu quando percebeu coerência no que ele fazia, não era só a ela, ele repreendia qualquer um, mesmo adulto, que fizesse algo errado (...) Os seis se desmancham...

- Ow... Eu acho que estou me sentindo avó de novo! Quero detalhes! Consiga para mim tudo o que puder saber sobre essa Rebequinha rejeitada.

Não é difícil, à noite os seis se reúnem novamente com a ficha completa da petiz. É psicologicamente uma cópia de Rebeca. A menina recebeu bem as normas da casa, onde agora Elias dormirá no sofá (...) Luxo e moleza são tudo o que Sandra não terá. Amanhã ele vai comprar um sofá maior.

Em Sunshadow, após o treino matinal, Patrícia e Rebeca repassam os detalhes da novidade. Nancy fica ansiosa para ter uma photo da menina, na realidade quer ter uma do Elias hoje, morando por sua própria conta (...) Vão todos para suas obrigações assim que se abastecem. Richard tem um contacto secreto disfarçado para esta manhã, nada de extraordinário, só discutirão o melhor modo de fazer um déspota cair em desgraça. Matá-lo agora seria fabricar um mártir para seus seguidores, isso é tudo o que eles não querem.

Na fábrica, Richard e Marcia têm a ajuda de Amilton e Eddie (...) onde um casal trabalhar, o outro trabalhará também. Conseguem acertar preços, quantidades e composições das ligas de que precisam para os novos compressores, agora precisam pesquisar e encomendar o melhor maquinário para usiná-las. A banda está trabalhando nos shows já agendados, estão os seis em Los Angeles, no escritório central, na pracinha privativa, falando com Melinda e alguns executivos, com frutas em fartura, das mais diversas origens e de todos os tipos inimagináveis para todo mundo.

Elizabeth e Prudence aproveitam a ausência dos pais, reúnem a turma inteira e improvisam uma festa em casa (...) Mas elas precisam acordar mais cedo...

- Então os amores da mamãe estão fazendo uma festa improvisada sem terem nos consultado... Não, deixe eles. Continue filmando e photographando, eu quero ver tudo assim que chegar... Arrastaram Happy Moon pra muvuca? William, eu não quero perder um lance sequer, salve tudo assim que terminar.

- Giovanni está lá? Ah, cazzo! Vai dormir de pijama de ursinho por uma semana!

- Todo pimpão! Dá pra acreditar nisso?

- Vamos convidar eles para ver um filme, quando voltarmos. Vou ligar pra Miko.

No fim da tarde lá estão eles. A casa está um brinco (...) Patrícia coloca o DVD no aparelho e vê a bela edição, com a tradicional entrada da Metro Goldwin Mayer, então as crianças se vêem durante a festa. As pequenas farreiam, mas as mentoras do delito...

- Os amores da mamãe estão muito safadinhas!

- Vocês duas estão de parabéns, pela limpeza. Sinal de que realmente não precisamos de empregados, mas que isso lhes sirva de lição, mocinhas, nós estamos de olho em vocês, mesmo que estejamos do outro lado do mundo.

- Proo, fomos espionadas! Ninguém mais está seguro neste mundo, ninguém mais pode fazer uma besteira, todos têm câmeras hoje em dia!

- Só porque te pegamos com a boca na botija, malandrinha? Você pode fazer sua festinhas, seus festivais e suas reuniões altamente secretas em casa, mas ainda não tem idade para fazer isso sem permissão.

Agora sabem que precisam ficar de olho nessa turma (...) Felizmente as travessuras das crianças só causam risos, já não é incomum garotos cometerem atrocidades como se fossem adultos, fora de Sunshadow. Tudo já esperado pela organização, mas não por isso menos triste.

&

Eduarda recebe uma photographia de Elias com Sandra. Praticamente Sunshadow inteira quer ver (...) A pequenina está de rosto colado com o pai, nem de longe ele lembra a figura amargurada que conheceram. Elizabeth e Prudence passam por debaixo de pernas para ver aquela imagem, arregalam os olhos e vêem em cores a lenda, o mito, o azarão profissional com a filha em sua diminuta sala. Zigfrida está na cidade e quer ver aquilo, abre caminho...

- Cara! Vocês falam tanto nele, que parecia ser lenda urbana! Ele existe!

Pede uma cópia, gostou do que viu e quer analisar a cena. Os seis voltam no início da tarde de Detroit, e mais cópias são necessárias. Patrícia abre um sorriso pensando “Ele não mudou muito”, o reconheceria de imediato. Vê na menina, agarrada ao rosto dele, a esperança de ele voltar a gostar da vida (...) Enquanto isso, Elias é acusado de racismo por gente que não conhece a história da adoção, mas se revoltou por ele ter levado para casa um “objecto de desejo da estética racista européia”.

Marina e Victoria chegam com Nina e Lola, decidiram antecipar a entrega de um histórico encadernado, antes de saírem juntas com seus rebentos. Enzo retarda um pouco o passeio...

- Não importa o quê, vocês podem contar pra mim.

- A gente tá bem, Enzo. A gente se afastou um pouco, bem... Falha nossa.

- É, nos envolvemos demais com a vida doméstica, mas eu prometo levar a Lola pra brincar com o Tota assim que der uma folga.

Não se vão antes de um abraço no irmão (...) Volta para casa pensativo, enquanto paparazzi clicam um dos homens mais desejados do mundo em estado de meditação. Encontra Silvia voltando do mercado, puxando um carrinho de compras, enquanto o rebento carrega um saquinho de frutas cristalizadas. A cena de família feliz condiz com a realidade, mas o semblante do cantor está um pouco tristonho. Nada que a visão de um De Soto 1947 não reverta. É Karen voltando com a família, directo do aeroporto (...) Aquelas frutas e aqueles doces durarão menos do que Silvia imaginou, mas ela fica muito feliz por isso. Fica ainda mais interessante quando Elon desce de bermuda, com a prótese à mostra, então todos eles vibram e saem de seus esconderijos, vão agradecer à família, ainda clicando, e rumam para vender seu trabalho. Vai render muito dinheiro por muito tempo.

Rebeca e Ronald estão com Robert e Mikomi. Jean Pierre e Marie vão se casar no ano que vem. Por força da tradição que abraçaram, ela se casa primeiro e fica para a cerimônia do irmão. O caso agora é Sakura, que conheceu em uma turnê no Japão o filho de uma amiga da mãe. Kenji Toyoda é um mecânico honesto, eficiente e ciente de suas obrigações. Também um otaku de carteirinha, que ganha algum extra fabricando cosplay (...) foi visitar a mãe em Nagoya e encontrou Sakura hospedada lá. O resto são favas contadas, o rapaz está disposto a seguir os passos de Mikomi e ser um honrado representante do imperador em território americano. Para isso passará seis meses intercalados, viajando como representante da fábrica onde trabalha, para se acostumar ao jeito dos americanos...

- Sim, minha irmã é uma excelente carateca.

- Além de um ídolo, uma grande lutadora! Também pratico, embora eu não tenha muito tempo, ultimamente.

- Não precisa de muito tempo, isso se contorna com técnica e concentração. Vem, eu te mostro.

Ela não humilha, não mostra tudo o que sabe, mas ele sai completamente desapontado consigo...

- Você não é carateca, é uma ninja!

- Ow, transmitirei a lisonja à Patty e ao Mr. Gardner. Ter técnicas como base é bom, Kenji, mas qualquer árvore que se prenda ao canteiro, morre como arbusto.

É convidado e na manhã seguinte está no treino diário. É aterrorizante ver os Richards treinando juntos (...) Ele não tarda a falar com Mikomi a respeito...

- Também acho que seria uma boa matéria, Kenji. O problema é que isso violaria a privacidade deles. Ser esposa, amiga e mãe de celebridades me impõe algumas regras éticas rígidas. Tudo o que se diz deles, gera polêmica, e em última instância, o que eu disser de algum deles, acabará me afetando, porque eu sou uma deles, compreende?

- Compreendo, mas pense bem no caso, talvez haja um modo de contornar o problema.

- Ficarei eternamente grata, se conseguir encontrar e me indicar.

- Já falou com eles? Quem sabe uma matéria sobre tradições japonesas na América funcione!

- Ok, agora você tem minha gratidão eterna. Vou falar com Bobby.

Ele sugere (...) um documentário e comece pelo seu próprio jardim, do qual já tem material vasto em imagem e texto. Ela vasculha seu acervo bem organizado, começa a rascunhar um diagrama, liga para a revista, tem sinal verde (...) Liga para Matthew e ele se compromete com a ajuda. Lá fora, namorando, um pretenso genro fica feliz por ter agradado de cara sua futura sogra.

&

No momento em que Patrícia mostra aos amigos o tailleur quarentista que o amigo Gianni Versace fez (...) Elizabeth aparece chorando, com Prudence atrás, tentando consolar, gritando “Mataram o tio Gianni”. O Airtrain faz mais uma viagem lúgubre, com Patrícia no tailleur verde e preto, vendo um convidado de honra do seu cinqüentenário adiar eternamente o comparecimento. Ele sabia que aquela mulher de largo chapéu preto (...) exigia tato. Começou dizendo-lhe que tinha uma beleza clássica, que independe de moda, de então em diante ela mostrou onde e como tocar, e onde jamais deveria sequer olhar pela fechadura. Ele compreendeu (...) a menininha mandona, que ela assume ser sem constrangimentos.

Voltam para casa, enquanto os noticiários se dividem entre a perda estúpida do gênio da moda e a presença realesca da líder do Dead Train (...) em uma das últimas obras do estilista, visto como uma última homenagem, encoraja a joalheria a finalmente entrar em contacto com Melinda...

- Entendo e agradeço pela postura. Vocês deveriam ter vindo bem antes, provavelmente já teriam o aceite dela. Com Rebeca e Renata vocês não precisam se preocupar, não rola esse tipo de ciúmes entre os seis. Deixem a proposta, vou escrever “Abrir quando o luto terminar” e entregar em mãos.

Entrega assim que volta a Sunshadow. Patrícia coloca o envelope na sua escrivaninha e volta aos seus afazeres, que são muitos. Um deles é assegurar que a neta cresça em segurança, e se prepare com naturalidade para o ingresso na organização. A pequena está aprendendo a guardar segredos e transmitir aos adultos (...) Sai da biblioteca e vê as filhas lendo o diário que ela deixou. Vai assesorá-las, há muitas passagens que suas cabecinhas puerís não conseguirão digerir sozinhas.

Julia foi encarregada e aceitou com felicidade a tarefa de marcar a semana do aniversário de cinqüenta anos da diva (...) O título ela já escolheu, “Todos os seus inimigos caíram” (...) The Cool Boys e The Special Boys finalmente sairão do ostracismo, dando depoimentos que os programas sabem não serem confiáveis, mas darão audiência. Em troca eles acompanham o play back durante as entrevistas e tentam vender os álbuns encalhados... mas fica muito estranho um cinqüentão “cantar” com voz de adolescente!

O luto começa a esfriar e ela abre o envelope. Achou muito fofa a maneira como redigiram a proposta (...) Os recebe dois dias depois, para apresentarem seu projecto publicitário, sempre cercada pelos companheiros de estrada, com marido e filhas pequenas ao seu lado. Entre analisar photographias e ver aquela mulher maravilhosa ao vivo, há uma distância sensorial imensa. Ela aceita emprestar sua beleza rara para a nova coleção de jóias. Sessões de photos e filmagens serão em Sunshadow (...) A cidade cultiva hábitos sofisticados e tem lugares à altura, inclusive o jardim de Mikomi. Usam o acervo automobilístico dela para aumentar a aura de sofisticação da campanha. Tudo termina nas vésperas de outro luto.

Diana Spencer não é exactamente uma amiga íntima dos seis, mas eles já mediaram diálogos e ajudaram a rainha a conviver com ela sem que isso causasse uma guerra civil na Inglaterra. A morte trágica motivada pela perseguição de paparazzi eriça pêlos na cidade (...) Eles pensam nos pequenos príncipes, que nunca tiveram moleza, ponto em que mãe e avó convergiam. Estão em uma fase da vida muito difícil para qualquer pessoa em condições normais, que estas não são. A demora na manifestação de Buckinghan começa a preocupar, mas a rainha faz tudo certo e tem resposta inesperadamente boa dos súditos. Eles vão, não ter intimidades não é não ter relações, eles têm e são antigas. Alguns amigos em comum eram íntimos da princesa (...) Patrícia em especial tem contactos próprios com o governo inglês, quer saber dele se aquilo foi mesmo só uma fatalidade que poderia ter sido evitada.

Voltam rápido, a tempo de Rebeca assoprar suas velinhas. Os fãs que ajudam a cuidar de Norma estão lá, batendo mais photos para matar os outros de inveja (...) percebem com nitidez o respeito dos cinco pela líder da turma. E o que os loucos dão de presente à encrenqueira? Arcos com flechas, espadas, punhais, binóculos de visão noturna, livros sobre lutas e acessórios do gênero. A única exceção fica por conta de Patrícia, que lhe dá um sidecar (...) ele tem um motor eléctrico auxiliar para as arrancadas, frenagens, trocas de marchas e eventuais manobras de ré.

Julia volta a Los Angeles com idéias novas para o documentário (...) Seu Grand Marquis foi modificado por ela, o incluirá no filme. Pega marido e filhos na escola e volta para casa, quer descansar a cabeça para colocar tudo em prática com o padrão de qualidade que sua rainha merece. A aproximação da data só faz eriçar mais o show business. Também marca a graduação informal de Stephanie, que mostrou ter realmente uma vocação sólida para o magistério (...) A menina é aceita na sala dos professores da fundação, toma o café deles, olha os diários, as notas, inclusive as próprias, comenta sobre alguns alunos e fica sabendo dos planejamentos de aulas. Sente-se realizada naquela sala.

0 comentários: