domingo, 30 de dezembro de 2018

Dead Train in th rain CXX

    Meio século de menininha mandona. A estação 120 dá um momento de alívio e boas descobertas. Aproveitem e embarquem, o trem vai partir.


Uma alegria imensa para a maioria, uma tristeza rancorosa para grupos específicos. Uma das moças resgatadas se casa com um nigeriano há dez anos radicado em Sunshadow, ela diz um sim cadenciado e bem ritmado e eles saem para a lua de mel (...) o casal pretende encher a casa com rebentos. É notícia nacional, Matthew coloca um “The love in black & white” no título e faz praticamente um álbum na página de notícias cotidianas. Alguns juram que vingarão o projecto santo do senhor, mas não conseguem fazer mais do que barulho nas igrejas que sustentam, e a vizinhança reclama à polícia, porque desta vez eles estão abusando.

Em Sunshadow, as duas agentes que conduziram a operação estão em estado de graça, acabaram servindo de cupidos (...) Brindam os seis em um cocktail com a presença das meninas, elas estão grandinhas o bastante para não atrapalhar um programa de adultos, mas álcool, por enquanto, nem pensar (...) Tanto que passam isso para o papel no intervalo das aulas, para o livro que estão preparando, desta vez de contos e prosas.

Em Goiânia, Elias consegue comprar uma Lambretta 1966 banca e verde, toda descascada, mas funcionando a contento. Põe uma grade sobre o estepe, um suporte para Sandra poder viajar sentada em um banquinho com encosto e uma capa plástica transparente presa no peito de aço, para o caso de chover. Ele põe um capacete com uma luva de isopor na menina e vai com ela pelo bairro (...) a pequena solta gargalhadas cada vez que ele acelera e o motor solta seu “pó-pó-pó” mais forte. As photos mandadas pela família para Sunshadow, com cópias para muita gente que acompanha a vida do rapaz, são recebidas como um presente de aniversário antecipado...

- Olha a carinha dela, Arthur! Está se desmanchando de rir! Betty, Proo, vejam, é sua prima.

As garotas não conseguem não sorrir, vendo aquela cara de felicidade escancarada. Felicidade constantemente ameaçada por ativistas que atacam seu pai, acusando-o de racismo, e por ricos que querem anular a adoção para ficarem com ela. Patrícia está de olho neles, apesar da festa que se forma já no festival da saudade, que há alguns anos conta com patrocínios e uma agenda oficial, mas só para os eventos programados, que não chegam à metade deles (...) Os vendedores de antiguidades estão cheios de relíquias do Dead Train e productos licenciados de época, inclusive algumas câmeras emborrachadas com alças em forma de trilhos, tudo para aproveitar o cinqüentenário da líder.

A convenção da banda é focada na pessoa de Patrícia (...) paparicada enquanto os programas com os desafetos terminam de ser gravados, e enquanto Julia conclui e revisa os programas especiais. O último programa dos desafetos termina e o Boa Noite Mundo especial vai ao ar. A vinheta de abertura é substituída por imagens da diva, recortadas das photos e avançando para o espectador, desde a mais tenra idade até as mais recentes, ao som instrumental de “Resignation”. Ao fim da seqüência, o letreiro manuscrito, ladeado por discos de ouro e platina que nem cabem todos na tela “Todos os seus inimigos caíram”. E o programa começa com Julia entrando de carro no auditório, hoje a apresentação será conjunta com Tobby...

- Boa noite, mundo! Este é um programa especial em homenagem à nossa menininha mandona!

- Boa noite, mundo! Vocês devem estar se perguntando “por que ela entrou com essa banheira no programa”? Bem, é meu carro, e Patrícia colocou suas hábeis mãos de engenheira mecânica nele.

Uma plataforma que agora é parte do programa, levanta e inclina o Grand Marquis, para que o público veja os dois motores eléctricos na frente e o banco de baterias moldado aos espaços disponíveis (...) Patrícia se desmancha, a dupla insiste em mostrar a densidade e a vastidão do conteúdo que poucos conhecem, simplesmente porque conteúdo não vende revistinha de fofoca. A Mercury nem pensa em oferecer uma versão que teria custos proibitivos, mas fica imensamente grata pela escolha do modelo. São três programas mostrando a vida e o legado da agente que consegiu focar em si todos os escândalos de que foi vítima, preservando a organização, identidades e operações cruciais de várias agências pelo mundo (...) Enquanto isso, seus desafetos buscavam holofotes apenas para sair do limbo, atacando a banda e suas relações com o mundo das conspirações.

Todos sabem o que dar-lhe de presente, seu guarda-roupas retrô, seu armário de ferramentas e sua coleção de veículos antigos ganham um respeitável incremento. O Fusca Brasmotor 1952, única fase no único país em que ele recebeu pintura em dois tons, marfim em baixo e marrom em cima, presente que Julia sabe que destino terá, é repassado para Nancy (...) Uma coleção de dioramas e miniaturas dos mais diversos tipos e modelos, inclusive trens, alguns itens customizados por fãs, é colocada em estantes e mesinhas no porão, com o bom e funcional trem feito por Richard. Julia sabe que se Patrícia acha bom o suficiente para Mamãe Broto, então ela amou o presente, é o que importa a qualquer fã, ainda mais uma súdita... Que exagero.

O último programa da série vem justo na noite do aniversário de cinqüenta anos, que ditadores pelo mundo queriam a todo custo impedir. Mostra Patrícia hoje, sua glória, seu poder, sua liderança natural e as homenagens que foram enviadas de todas as partes do planeta, inclusive dos que acham que ela vem de outro. Ela poderia ter parado há muito tempo e vivido desde então do que já tinha feito, mas não seria Patrícia Petty Gardner. A festa de aniversário recomeça quando Julia encerra o programa (...) Agora não há economias, ela é tratada como estrela, a Máquina de Costura está cercada por teleobjetivas e microphones de alta sensibilidade, há até alguns com aparelhos de visão noturna. A noite é daquela mulher maravilhosa de vestido preto rodado com ampla gola verde escuro, será mimada até o último convidado ir embora, ou dormir no sofá, as conspirações internacionais que esperem.

A manhã seguinte tem tudo o que os paparazzi puderam conseguir. Mas no caso de Matthew, Mikomi, Fester e Mary Ann, tem coisas que só eles puderam conseguir (...) Exemplares de todos os jornais possíveis são mandados para Goiânia, fazendo a família de Renata entrar em êxtase. Fazem questão de ligar para Elias, querem que se inteire da vida dos primos de Sunshadow (...) ninguém fora da família sabe do parentesco, menos ainda dos contactos já feitos. A televisão não demora a mostrar trechos de vídeos, photos e testemunhos, os jornais brasileiros repetem basicamente o que os americanos publicaram. A família tem que chamar e fazê-lo se acostumar com a idéia do parentesco, porque o interesse da banda inteira ele não pode negar.

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O ano esfria rapidamente depois do Sunshadow Racer Motor Show, que invadiu algumas ruas adjacentes ao centro de convenções e criou pequenos eventos paralelos (...) Mas só esfria a temperatura ambiente, o engenheiro contractado pelos Richards tem uma revelação sobre a sede da fazenda, o alicerce tem no mínimo oito metros de profundidade (...) Há uma parte que parece ser mais recente, talvez um lacre, todo ele vedado por betume, é virtualmente à prova d’água...

- Então a sede tem um prédio subterrâneo!

- Precisamente, Brain.

- Vou avisar Star, isso pode ser do nosso interesse.

Genius faz a ligação e Star fica espantada. São praticamente três andares sob a sede...

- Quem mais sabe, além de nós?

- Só Mr. Fischer e tia Debby.

- Óptimo. Quero estar presente quando abrirem o lacre, me esperem.

Richard avisa à mãe, ela avisa a Beyond e Barbarian, depois ele vai com Fly para a fazenda, explicar ao velho Fischer sobre as suspeitas do engenheiro. Assim que chegar o equipamento para explorar o interior da construção (...) abrirão o lacre...

- Que loucura! Meu pai nunca me falou a respeito disso! Oito metros de pedra abaixo desta casa?

Levam-no para a escavação de sondagem que o engenheiro fez. Ela foi alargada e conta com três metros quadrados...

- O que será que tem aqui? Deve ser muito valioso pra tanto trabalho!

- É o que veremos, Mr. Fischer. Por agora eu peço discrição, falarei com a amada e os outros...

São interrompidos pelo grito de Elisa a chamar pelo pai. Ela e Deborah encontraram um baú grande a poucos metros de distância e profundidade do museu. Richard o levanta, tem não menos do que trezentos e cinqüenta libras. Ligam para os outros (...) Abrem quando todos estão presentes, após cento e seis tentativas, com a última chave do mole que ainda não foi usado. Mesmo longe, o detector de metais apita loucamente...

- PELAS SAIAS DA MINHA BISAVÓ!!!

A exclamação do grandalhão ecoa pela casa. Todos se amontoam e vêem uma verdadeira fortuna, doze camadas de seda pura pintada manualmente, embrulhada em tecido grosseiro, separando jóias, bibelôs de quartzo e madeiras nobres, algumas já extintas, relógios e moedas, muitas de ouro (...) Richard chama toda a família, mas principalmente o avô, para ajudá-lo a avaliar tudo aquilo. Brilhantes, rubis, esmeraldas, alexandritas, pérolas, turmalinas, ônix entre outras e a documentação de propriedade. Nunca imaginaram que gente tão rica tivesse chegado a Sunshadow, em seus primórdios. Descobrem que os Gardner já foram muito ricos (...)...

- Nancy! Nós tínhamos uma fortuna e quase passamos fome na época!

Teriam passado, não fossem os gordos rendimentos de Gerald e sua coleção de carros e máquinas (...) são mais de doze milhões de dólares. Lembram-se do medo que tinham de se casar e verem seus filhos passarem fome, quando justo a euforia pelo fim da guerra providenciou um volume de trabalhos especializados que só Richard estava apto a executar. Talvez sua mãe ainda estivesse viva, talvez Deborah não tivesse se desesperado e perdido o juízo, talvez... talvez... talvez...

- Ritchie?

- Estou bem, minha amada. Só lembranças... Estou pensando na origem da minha família, desde menino eu me pergunto de onde viemos. No que me diz respeito, tudo pode ser doado ao museu.

Ele pensa no que pode haver naquele porão gigante (...) não imagina o que possa justificar uma construção tão robusta e bem camuflada...

- Fischer, já notou que a casa está bem mais alta do que a entrada? Parou para pensar que este morro pode ser artificial?

- Agora que você falou... Santo Deus, então a casa é o disfarce para o que tem lá em baixo!

O equipamento chega quando a neve começa a cair. Deixarão para a primavera o início da operação. Com a neve é lançada a campanha da joalheria (...) Arthur se apaixona novamente pela esposa, ele e alguns milhões mais. Vai à floricultura, à doceria, à chocolateria, à joalheria e volta para casa com cara de garoto que visita seu primeiro amor. Os paparazzi não deixam isso em branco (...) Patrícia está sentada no coreto, lendo uma das revistas que têm tanto capas da campanha, quanto matérias a respeito dela e de sua pessoa...

- Arthur!

- Eu devia estar cego ou anestesiado pela sua beleza extraordinária. Posso confessar uma coisa? I’m fall in love again, about you.

Patrícia, após mais de trinta anos, se surpreende novamente (...) com entusiasmo juvenil e em meia hora o casal tem novas núpcias. Elizabeth puxa Prudence, apenas dizendo “Eles estão fazendo do jeito certo” e a leva para a cozinha, sabe que terão muita fome, quando descerem. Descem rindo, com muita fome!

O efeito colateral beneficia a banda inteira, a joalheria e as revistas têm filiais pelo mundo, gente que nunca ligou a música à banda, gente que sempre criticou sem nunca ter ouvido e gente de outro planeta que pensava que eles tivessem morrido, passam a se interessar pela Dead Train (...) o mundo redescobre Patty, Renata, Hot Rebeca, Enzo, Bobby e Ron. É uma grata e imensa surpresa, um presente antecipado de natal para os seis. Muita gente da velha guarda está conseguindo um revival, mas eles simplesmente voltam a ser mania, desta vez com o incremento da internet.

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Kurt derrama uma mistura de tinta acrílica com pó de mármore e verniz brilhante em uma tela, previamente tingida de azul e alvejada em algumas partes, como um céu com poucas nuvens (...) Quando começa a tomar consistência, ele manipula até tomar algumas formas que os outros não conseguem definir...

- WOW! YEAR! Oh!

Ele sempre arranca risos com suas interjeições. Quando termina, leva para secar sua obra sobre a poesia. Não é pose, esse é o natural de Crazy Kurt. Fez uma mulher soltando passarinhos pela boca e escreveu “Poesia concreta” como título, logo acima de sua assinatura. Só fica pronto, ao contrário das obras dos colegas, no dia seguinte, e fica com aspecto de porcelana. Alguns dos colegas são de Summerfields e Cadillac (...) Enquanto a neve deixar eles usufruem da estrutura da fundação, mas não demora muito para ser perigoso até sair de casa, quanto mais encarar a estrada. O menino leva a pequena tela para casa, onde já tem uma pequena exposição permanente e mais uma vez é lambrecado de beijos por mãe e avó, mais tarde também pela universitária que mora na casa. Ela photographa a obra e manda o quanto antes por e-mail, para a faculdade, para seu professor de iniciação ao surrealismo (...) o menino já é famoso na faculdade de belas artes.

Os três voam para Oklahoma, para passarem o natal em família, aproveitando o recesso preventivo da nevasca. Enya e Norma são agora o único público de Kurt, que sente falta dos garotos, mas só até os tios chegarem com cônjuges e a serelepe Evelyn. Mas o maluquinho gosta mesmo é de receber a sóbria Happy Moon, ela o intriga. Culinária é um dos talentos do petiz (...) ele sempre surpreende. Recebe tios e primos com peixe picado em pasta de azeitona que ele mesmo moeu, com azeite, tomate e especiarias, acompanhado de legumes cozidos no vapor, tudo servido dentro de pães de centeio. A sobremesa tem sorvete de menta com goiabada cascão em copos de chocolate meio amargo, com um fio de mel em cada...

- Uma refeição decente é uma arte efêmera, que se desfaz e apodrece em permanente contemplação. A arte em si tem sempre um fim, e o fim é o que a eterniza! A arte que mantivermos viva, para nossa própria alegria, morre. Comamos.

Tudo para ele precisa ter glamour, essência, pompa e circunstância (...) porque “A estupidez humana embaça as cores e esconde a beleza da vida, por isso precisamos da tinta e do verniz para que possamos vê-las novamente”. O menino também não é discreto com sua genialidade, mas a descontração a disfarça bem (...) Zigfrida já o declarou gênio e guarda com cuidado o quadro que ganhou dele.

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