A indústria tabagista construiu, ao longo dos anos, um forte conceito do que é ser fumante. Com grande ajuda dos estúdios de Hollywood, fumar tornou-se símbolo de poder, maturidade e sensualidade.
Esses conceitos foram absorvidos pela população e parte deles ecoam até hoje - principalmente pelo fato de, até certo tempo atrás, haver pouca oposição a eles-, levando muitos jovens contemporâneos a se tornarem dependentes.
Hoje, com a maior conscientização em relação a saúde, estamos indo na contra-mão do que pregava Hollywood nos anos de 1950, além da diminuição das aparições do cigarro na mídia - altualmente, ao invés de grande estrela, ele só faz pequenas pontas-, são muitas as campanhas antitabagistas, vistas até mesmo nas embalagens de cigarro.
Porém há os que criticam essas campanhas colocando em dúvida sua eficiência, com o argumento de que uma simples imagem não fará ninguém parar de fumar. Enganam-se! Essas campanhas podem até não surtirem efeito para alguns, contudo elas conscientizam a população quando tentam desconstruir os mitos em torno do ato de fumar e apontar os malefícios desta droga. Assim, acabam por incentivar quem deseja pára com o cigarro e evitar o surgimento de alguns novos fumantes.
Ora, se a indústria do cigarro angariou novos clientes atráves de mentiras, por que não fazê-la perder alguns, atuais e futuros, contando a verdade?
Gil Gomes
Esses conceitos foram absorvidos pela população e parte deles ecoam até hoje - principalmente pelo fato de, até certo tempo atrás, haver pouca oposição a eles-, levando muitos jovens contemporâneos a se tornarem dependentes.
Hoje, com a maior conscientização em relação a saúde, estamos indo na contra-mão do que pregava Hollywood nos anos de 1950, além da diminuição das aparições do cigarro na mídia - altualmente, ao invés de grande estrela, ele só faz pequenas pontas-, são muitas as campanhas antitabagistas, vistas até mesmo nas embalagens de cigarro.
Porém há os que criticam essas campanhas colocando em dúvida sua eficiência, com o argumento de que uma simples imagem não fará ninguém parar de fumar. Enganam-se! Essas campanhas podem até não surtirem efeito para alguns, contudo elas conscientizam a população quando tentam desconstruir os mitos em torno do ato de fumar e apontar os malefícios desta droga. Assim, acabam por incentivar quem deseja pára com o cigarro e evitar o surgimento de alguns novos fumantes.
Ora, se a indústria do cigarro angariou novos clientes atráves de mentiras, por que não fazê-la perder alguns, atuais e futuros, contando a verdade?
Gil Gomes
***
Como não tive tempo para compor o post de hoje, postei uma de minhas redações deste ano... Essa foi premiada com um 9,4 e foi feita no semestre passado...
Não liguem, as assinaturas são sempre toscas...
8 comentários:
O tabaco é um óptimo inseticida, não é bom para ingestão.
Mandou bem, Frank.
Quando vc quer, vc consegue.
Nanis, como que deu tempo de cê ler o post inteiro...?
Anyway, cigarro É uma bosta...
Foda...
Realmente o cinema sempre colocou o cigarro como algo glamouroso, legal e tal...
Mas no últimos anos isso vem sendo invertido....
demorou...
http://vaidurmi.blogspot.com/
Vai durmi!!!
Eu tenho hábito, fiote. Leio mais rápido do que se comem sanduíches de papelão em lanchonetes de grife.
sabia q jah tinha lido isso!!!
=)
Essa professora não deu 10 por quê? Coidipobre ficar economizando centésimos!
Hoje, só os vilões aparecem fumando nas novelas. Em Hollywood, não diminuiu tanto a presença do cigarro nos filmes.
Dé, diminuiu um tempo e agora cresceu novamente, mas pelo menos a pesquisa que comprovava isso só saiu uma semana depois de eu entregar a redação!
Sei lá pq não foi 10, acho q pra manter a tradição de nunca ter 10 em redação... rss
Postar um comentário