quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A chuva cai lá fora




Chove cães, gatos, cântaros, canivetes e tudo o mais que tem direito aqui em Florianópolis desde sei lá quando. Não lembro qual foi o último dia completo de sol a que assisti, e o nosso velho slogan "Terra de sol e mar" há muito parece ser mais uma piada de mau gosto.

Todos os trocadilhos, perguntas bobas e piadinhas possíveis de ser feitas com chuva já foram usados à exaustão. Assim, diante da evidente tempestade lá fora, alguém pergunta, ironicamente: "Será que vai chover?"; no meio de mais uma semana de cacau (*), a indefectível e suas variantes: "vamo tudo virá sapo"; perante a óbvia insistência dos pingos, o desânimo: " Mas meu Deus, quando é que vai parar de chover?", com todas as alusões possíveis e imagináveis ao time que está perdendo no momento, ao mau humor de São Pedro e por aí a fora.
Fico me imaginando como a menina da foto acima, me perguntando quando a chuva vai parar pra eu poder ir brincar lá fora. Aliás, as crianças estão impossíveis com essa chuva toda, e vocês devem imaginar como está delicioso dar aula para adolescentes que não têm onde gastar suas energias. A foto surrupiei de: http://ceuestrelado.blogs.sapo.pt/arquivo/chuva.JPG
Então, hoje, mais uma vez em meio à chuva, resolvi que iria falar de... chuva! Mas não é qualquer uma não, é a cantada e decantada em verso e prosa. Achei que seria algo divertido, e que era relativamente original, mas vi que alguém já tinha pensado nisso antes, colocando algumas músicas com chuva na sua listinha.

Vale a leitura: http://www.anica.com.br/2008/02/26/musicas-com-chuva. Concordo com tudo o que ela falou, em especial de "Rain drops keep falling on my head" ( http://www.youtube.com/watch?v=lHPm0hsSNFo), que é uma delicinha pra se ouvir, e ainda me lembra o Pateta, que a canta de quando em vez nos bons e velhos desenhos clássicos.
Eu ainda acrescentaria outras em inglês, mas cito aqui duas de que sempre lembro: "Rain and tears" (http://www.youtube.com/watch?v=nnf7ISLpQdw) e, obviamente, a lindinha Rhythm Of The Falling Rain (http://www.youtube.com/watch?v=h5ZSSM2U6m0&feature=related), que tem uma versão brasileira muito bacana de Demetrius, gravada e regravada, cuja versão com cifras para violão tem aqui: http://cifras.clickgratis.com.br/demetrius/ritmo_da_chuva-4414.html.
Sim, ainda tem "Singing in the rain", maravilhosamente cantada e dançada com o fantástico Gene Kelly. Mas depois de quase três meses de toró (*) por aqui, dá vontade de baixar a Mirtes, pegá-lo pela orelha e dizer: "sai dessa chuva, menino!".
Então, pra finalizar, algumas músicas brasileiras que sempre me vêm à mente quando chove.
1. "A chuva cai". Pra dançar e cantar, da qual tirei um trecho pra pôr o título no post. Duvido que não teve pelo menos um que saiu cantando esse clássico samba.
2. "Deixa chover". Sim, Guilherme Arantes, e sim, eu gosto : " Deixa chover/Ah! Ah! Aaaaaaah!Deixa a chuva molhar/Dentro do peito/ Tem um fogo ardendo /Que nunca, nada/ Nada vai apagar...". E aposto como mais alguém aí cantou.
3. "Que maravilha". "Lá fora está chovendo, mas assim mesmo eu vou correndo só pra ver o meu amor..." ... essa ainda me faz lembrar a imprevidência que é sair de vestido - e branco - em dia de chuva. Mas gente, se o meu amor me girar no meio da rua e achar uma maravilha... ai, ai..........!!!
4. "Chove, chuva". Sempre canto - e às vezes, quando não tem ninguém olhando, danço - quando chove demais.
5. "Enquanto durmo", lindamente interpretada pela Zélia Duncan. Suspiro com essa.
(*) Cacau e toró são sinônimos de chuva por aqui.
Enquanto escrevo, um pouco de sol deu as caras. Efeito talicôsico! Corceluia!
Edit: Como pude esquecer de "Chuva de Prata"???

3 comentários:

Nanael Soubaim disse...

Por cá também. Mas foi sair com o guarda-chuva e o sol arregalou de vez. Mas Chuva e Santa Cataria são quase sinônimos.

Luna disse...

"A chuva cai lá fora, você vai se molhar..."

Delícia de texto, embora os dias de chuva não mereçam.

Lembrei também de "Rain drops keep falling on my head", antes de ler o texto todo! Sintonia corcélica!

Outra que combina comigo é "Rainy days and Mondays", dos Carpenters.

Adriane Schroeder disse...

Verdade, Nanael, tem chovido demais por aqui.
Luna, não tem como não lembrar de raindrops, né? Sintonia corcélica total, lembrei de ti enquanto escrevia...! :-O
A chuva pode até não merecer, mas que tem muita música linda que fala sobre ela, tem.