domingo, 4 de novembro de 2007

Aos meus netos, com amor


>> E nunca se substituirá o prazer contido no manusear descompromissado de um velho livro, na banca de sebo. Nem tampouco o cheiro de guardado, o encardido das páginas, a sensação de usado que cada uma das folhinhas explicita, como quem cochicha um segredo.

Nada superará a graça de aconchegar um calhamaço na palma das mãos, nem de abraçá-lo contra o peito, denunciando um carinho quase como o de filho.

Quem se atreveria a ocupar o lugar do ritual sublime de, quando já idoso o livrinho, reencaderná-lo colando as folhas que se soltaram como fruto maduro no tempo?

Da estante cada vez menor, remove-se a poeira, condenando-a por depreciar tão gracioso santuário. O relicário do saber, da fantasia que junto com as narrativas que trazem, narram também a tua história.

E quando se tem a honra de ser contemporâneo do autor que se aprecia, quem te furtará a felicidade de arrastá-lo da livraria? Recém-lançado e com aroma da fábrica, o bom amigo se junta aos demais, montando a fila de dorsos coloridos.

As telas frias dos computadores nem de longe conseguiriam traduzir o calor escaldante das palavras do escritor ao longo de quinhentas páginas de aventura. Não seria possível lamber o dedo e passar a página. Ou entranhar entre elas o seu marca-páginas favorito. Ou mesmo grifar uma frase ou outra que julgaste especial. Ou ainda passear pelos corredores de tua livraria mais amada, mesmo que sem um tostão no bolso.

Porque ao abrir um livro, novo ou velho, você vai muito além.

13 comentários:

Anônimo disse...

Marcas, dedos, impressões, sonhos, pensamentos, datas, quem tira essas verdades de um ebook?

Eu também os prefiro, em minhas mãos, doidos pra dizer algo.

Edu disse...

Dave, vc me surpreende.

Ficou lindo, esse texto.

Como te disse no MSN. Vc traduziu em palavras o que alguem apaixonado por livros sente.

Meus sinceros parabéns, e um grande aplauso, pra vc.

Anônimo disse...

Ficar diante um um computador, com os olhos grudados numa tela fortemente iluminada não trás a mesma sensação e emoção de pegar em um livro e devorá-lo, sentindo naquele contado, uma viagem que nenhum e-book pode nos trazer.
Como disso um amigo, "Eu gosto memso é de pegar na celulose"

Dave seu texto foi perfeito! Belíssimo

= )

Marcos Lima disse...

Confesso que estou descobrindo este blog graças ao meu amigo Dave Coelho. E desde já gostaria de desejar sucesso a todos os blogueiros envolvidos no projeto!!

Falando da postagem: Ler é imaginar-se em um mundo externo ao seu. É guardar na mente a imaginação da utopia perfeita. É realizar-se através de um personagem. É compartilhar experiencias que você achava que ninguém imaginava. Guardar um livro é reciclar tudo o que foi dito até aqui. É mostrar pra um filho, um neto ou um bisneto, o quão é impressionante a experiência de ter um livro em suas mãos... E, como disse Dave, é extremamente imprescindível tocar nas folhas de papel desgastado pelo tempo... O computador não nos dá essa experiência fabulosa!!

Abraço a todos.

Luna disse...

Dave, você disse tudo o que eu gostaria de ter dito. Livro aqui em casa, graças a Deus, não falta.

Livro pra mim é tudo. Quando a leitura é boa, eu até faço pipoca pra acompanhar! Juro por essa luz que me alumia!

Vivi disse...

Também adOOOro ler!
Infelizmente, tenho me ocupado com leituras científicas (nem sempre agradáveis);
Neste momento está rolando aqui em casa um forte resentimento entre eu e o livro do Paulo Freire 'Política e educação'... Ele me olha, eu olho pra ele... E até agora nada de folheá-lo.
Não vejo a hora de chegarem as férias para que eu possa ler novamente "O caçador de Pipas"... Sem dúvida o melhor livro que já lí.
O que me entristece é o fato de que os nossos jovens (não que eu seja velha) preferem perder esses momentos preciosos da vida com leituras nada construtivas como as páginas do orkut ou conversas insignificantes no MSN.

Frankulino disse...

Tentei ler pelo PC o Harry Potter novo... e finalemento comecei a dar valor ao contato físico com o livro... pensar "Esse é meu". Lê-lo no ônibus (impossível com o PC). Passar as páginas ao no lugar de mexer no mouse.

Só não concordo com uma coisa... A parte do cheiro de usado e da tal emoção dos sebos... ECA. Espirrei só de ler... Tenho alergia, por isso, pra mim, livro bom é livro novo. Rss

Rafaela disse...

Disse tudo!Ah, Frank é tão bom entrar em um sebo entupido de livros =D

Mandinha disse...

Lindo o texto!
Minha mãe cisma que não gosto de ler, mas amo ler, claro que livros bons, não gosto de ler um livro que fala sobre física quântica!
Mas não gosto muito de livros velhos, tenho alergia a poeira :(
Mas com certeza ler no computador nunca vai chegar perto de como é ler um livro! Eu mesma quando tem algo no computador para eu ler prefiro imprimir, mesmo que seja enorme!

Melissa de Castro disse...

Dave, menino!
Seu texto está um primor. Conseguiu traduzir o que todos nós, apaixonados por livros, sentimos quando nos encontramos com eles. Eu não vivo sem eles, tenho um sempre à mão, para mergulhar nas palavras que me fazem tão completa.
Parabéns, Coelhoso. Seu texto me emocionou, de verdade!

Nana disse...

Aos meus, tambem :)

Luana! disse...

Amoooooooooo ler.
Se quer me deixar louca, me dê um livro de presente. O meu ultimo presente foi Saramago da minha melhor amiga. Mas o meu primeiro grande presente foi o do meu irmão, qd me incentivou a ler. Estou cultivando a minha biblioteca particular...


Daveeeeeeee!!

*^.^*

Paulinha disse...

adoro as supresas q o dave me proporciona... =)