domingo, 11 de novembro de 2007

Eu Lembro do Natal

Meu irmão e eu sempre aguardávamos com muita ansiedade o período natalino. E não somente pela cidade que se vestia de vermelho, ficava pontilhada de papais noel em todo canto, nem pelas luzes flamejantes, nem pelos arremedos de neve nas janelas das lojas. Nós não esperávamos o Natal somente por conta da programação especial da tv, nem pela decoração do shopping, nem pelos presentes.

Nós respirávamos o Natal porque era o tempo de férias. Era o tempo de viajar pra cidadezinha interiorana onde meu pai nasceu. E as nossas viagens eram de uma beleza ímpar que ficou, de alguma forma, presa no tempo.

A vovó nos recebia com seu cheirinho de guardado, seus cabelos prateados, e seu sorriso tão querido. Era um abraço apertado esse que nos recepcionava; apertado e macio. E era um pulo até que nos abandonássemos entre os primos, numa brincadeira de rir até chorar e que nunca terminava.

A mamãe sempre dizia que Papai Noel traria nosso presente. Mas nós nunca acreditávamos, sabíamos que papai era o bom velhote. E de manhã, quando os galos nos acordavam, era o embrulho de presente que pisávamos, antes do tapete. Hoje eu penso que seria mais interessante se tivéssemos acreditado que o Papai Noel de fato nos visitava em seu trenó de renas. Afinal, nós acreditávamos em curupira, saci e mula-sem-cabeça.

Era a sensação de conforto familiar que nos atraía no Natal. Além da graça de ficar acordado até tarde, ou de comer especiarias da vovó na noite da virada e de passear na praça em plena madrugada.

O Natal hoje ganhou um novo significado pra meu mano e pra mim. Não tem mais vovó, nem tanta fantasia, nem risadas intermináveis com os primos do interior. Mas me certifico de que ainda tem coisas das quais lembrarei com saudade no futuro.

Welcome aboard!

7 comentários:

Anônimo disse...

Aimmm , também adoro Natal, ultimamente mais do clima natalino do que do dia propriamente dito...
É uma pena que isso de férias no Natal (coisa maravilhooosaaaa) não tem me acontecido nos dois ultimos anos (lá vai eu no dia 26 de dezembro assistindo aula..)


Muito lindo seu texto dave!

Anônimo disse...

Adoro Natal!
Sem contar que esse ano eu já tô de férias logo no fim de novembro,ô felicidade!

Vivi disse...

Já começou!!
A cidade já está toda infeitada. Mas quando eu era criança era muito melhor. Tinha concurso para eleger a casa mais enfeitada e todos entravam no clima; pelo menos na janela alguém colocava lâmpadas coloridas... Conforme vc gastasse no comércio ia juntando bônus para passear em um ônibus sem teto que a prefeitura disponibilizava e que passava pelas casas mais bonitas da cidade (e cmo meu pai trabalhava no comércio eu ia várias vezes..rsrs)Nossa cmo era bom!!! Hj não tem mais nda disso... Nem meu pai que era super empolgado vai enfeitar a frente da casa.
Mas espero que o espírito natalino continue por todo o 2008...

Frankulino disse...

A única coisa que eu gosto do Natal, além do nascimento do Homem, é a minha cidade, Natal, que sempre tem uma hiper-mega-ultra decoração...


Mas de resto acho um saco!

Programas de TV
Ter que ir pra o interior..

Odeio!!!!

Mas o texto foi muito bem escrito, Dave. Bjus

Luna disse...

Dave, aqui em casa, Natal é só mais uma obrigação. Todo mundo cresceu, e ceia só de adultos é um pouco deprimente... Sinto falta de tagarelar com os primos até de manhã, também...

Melissa de Castro disse...

Pra mim o importante no Natal é reunir a família, esse sentimento de união que toma conta das pessoas.
Parabéns pelo texto, Dave.

Paulinha disse...

lembra minha infancia... adorei!