sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Macumba e talicoisa Pt. 2 – Os Orixás


Prosseguindo com a explicação...

O conceito de Orixá é diferente em cada tipo de culto que se toma. Mesmo dentro da própria Umbanda, os Orixás são compreendidos de formas diferentes. Há cultos que dizem que os Orixás são forças divinizadas da natureza, tal qual ocorre no Candomblé. Outros, dizem que os Orixás são Espíritos de Luz, tal qual o conceito espírita. Outros ainda clamam que os Orixás são as Forças da Natureza antropomorfizadas, ou seja, seriam as formas humanas de cada Força da Natureza.

Quem tem razão? É muito difícil definir.

Afinal, com cada um tendo as crenças que melhor lhe aprazem, todos conseguem chegar naquilo que necessitam. Mas isso não é a pauta de hoje.

Tomando pelo ramo africanista, há por volta de 600 Orixás (os 400 Irunmalés da Direita e os 200 Eboras da Esquerda).

Os Irunmalés são os Orixás “mais divinos”, por assim dizer, pois foram gerados e estão mais próximos de Olorun (ou Zamby, ou Olodumaré, dependendo da origem), que é o Deus Supremo.

Os Eboras são os Orixás “gerados”, ou seja, são Orixás “menores”, que foram criados (ou como dito nos mitos, “filhos”) pelos Irunmalés.

Novamente, dependendo da origem (tribo), os Orixás (independentemente de seu grau) recebem um determinado nome. No Brasil, até mesmo devido à miscigenação e ao sincretismo, acabou-se adotando nomes de tribos diferentes para Orixás de outro culto.

Explicando: no Culto Ketu, por exemplo, há o conhecido Ogum. No Culto Bantu, o mesmo Orixá recebe o nome de Incosse. Porém, é perfeitamente comum, caso se entre em um terreiro Bantu, ver festas ou rituais em homenagem à Ogum. Se trata do mesmo Orixá. Porém com um nome tribal diferente.

Já no conceito espiritualista, os Orixás podem variar de 7 até 16, dependendo de como é fundamentada a teoria.

Na Umbanda Esotérica, são 7, sendo Orixalá (Oxalá), Oxossi, Ogum, Xangô, Yori (Nação: Ibeji), Yorimá (Nação: Omolu ou linha das almas) e Yemanjá. Nesse conceito, os Orixás são Espíritos Divinos, componentes da Coroa Divina, que são os 7 espíritos mais próximos de Deus.

Já na Umbanda Popular, há 8 pares (totalizando 16) de Orixás, tendo cada par um pólo masculino e outro feminino. Cada par é considerado um Trono de Virtude, cada uma dessas virtudes sendo aquelas que levarão o homem á se espiritualizar e encontrar Deus. Novamente, um conceito evolutivo espiritualista. Por exemplo, no “Trono do Amor”, se encontram Oxum e Oxumaré.

Cada um dos ramos da Umbanda, bem como dos Cultos de Nação, tem ritual próprio, sendo que em alguns deles, são aceitas determinadas práticas. Porém, embora não haja concordância quanto às práticas, há sempre o respeito de uma pela outra.

Conceitos, em especial, de Fé, são complexos, e jamais devem ser criticados sem conhecimento de causa. Há a torto e à direito pessoa capazes de chamar qualquer um desses Irmãos de “macumbeiros”, mas no sentido pejorativo. E nenhum tem a boa vontade e ir ler um livro, e procurar entender do que se trata.

8 comentários:

Melissa de Castro disse...

Ah, então quer dizer que existe direita e esquerda?? Tipo, governo e oposição?? hehehehe

Eu juro que tento, Fio, mas me enrolo toda com essas coisas. Mas vale a tentativa.

O texto em si ficou muito bom! =)

Ah, e as imagens não estão aparecendo. Pelo menos pra mim...

Davi Coelho disse...

Camarada Fio,
muito nobre sua iniciativa de clarear nossas mentes em relação aos cultos afros.
O texto tá bom por demais e mais uma vez, deveras esclaredor! XD
Eu gosto do tema e os afro-sambas do Vinícius me fazem crer q eu tenho uma pequena veia macumbística.

Bjo no autor.

Vivi disse...

Fio... O texto funcionou cmo uma luz no fim do túnel..
Admito que assim como a Mel (que é a minha cara metade/alma gêmea/papai tá escondendo algo) não consigo compreender mto e acabo fazendo mais "salada" ainda qndo tento entender.

Beijos e tenham um ótimo final de semana!!

Rafaela disse...

De orixás mesmo eu só sabia os nomes (de alguns...), da próxima vez vc poderia falar sobre exús ;)
As imagens não tão abrindo aqui...

Melissa de Castro disse...

Ai, Vivi. Você me entende! Fomos separadas no nascimento... hehehe.

Anônimo disse...

Fio, a Umbanda Popular a que se refere seria a baseada nas obras do Sareceni? Pois ele é que trouxe o conhecimento de Orixás entendidos como Tronos de Deus (saca as divindades, anjos, arcanjos, etc? Então, os Orixás são o que conhecemos por tronos).
Se for, na verdade são 14 os Orixás que são cultuados na Umbanda. Cada par - masculino e feminino - representam as 7 virtudes de Deus - Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei (Ordem), Evolução e Geração.

Anônimo disse...

Saraceni, desculpem.

Edu disse...

Sim, Adri.

Porque não há uma nomenclatura correta pra linha doutrinária do Saraceni. E não dá pra dizer que é a "Umbanda do Saraceni", tampouco.

Umbanda Popular, popular mesmo, essa não tem nem doutrina definida. Acaba sendo um amálgama dos cultos de nação.

Mas disso vc sabe.

Bj.