sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Dead Train in the rain CXXV

    O tsunami veio do céu! A estação 125 mostra os resultados da invigilância, sempre há hienas para se aproveitarem de seus tropeços. Fiquem atentos embarquem, o trem vai partir.


Uma das melhores notícias que a banda poderia receber, é que a trainmania estaria definitivamente reinstalada. E está. Marcas agressivas e atidas à moda estão se sucedendo sem deixar legado algum (...) Sandra é uma das maquinistas fantasma mais recentes e doentes...

- Eles estiveram no Brasil e você não foi ver??

- Eu era uma criança pequena, sua abusada! Nem sabia que havia outros lugares no mundo.

- Mas você ouvia eles, não ouvia? Conhece todas as músicas deles?

- Eu não sou tão velho, Sandra! O Dead Train tem mais de mil músicas gravadas, dizem que tem até mais inéditas, acho que nem eles sabem todas de cor.

- Que e-mail é esse? Você conhece gente fora do país?

- Que saco sem fundo de curiosidade é esse, menininha? Desembucha.

- Então... Eu queria ir pra Sunshadow, conhecer a Dead Train... Daqui a uns anos, tem tempo pra planejar... Já tenho doze reais e quinze centavos, que consegui economizar!

- Hmm... Me parece justo... Não é uma promessa, fique claro, mas vou ver se até os seus quinze anos dá para fazer.

Ele ainda não quer que sua filha serelepe e tagarela saiba do parentesco (...) com Renata Rodrigues. É para ela que Elias manda o e-mail, enquanto ganha uns trocados extras com traduções. Ela (...) quer saber detalhes dessa curiosidade da menina, que no momento está cuidando da horta e do jardim (...) Patrícia é logo avisada...

- O amor da madrinha está curiosa e disparando perguntas para o pai? Ela vai nos conhecer bem antes do que imagina.

- Então, mandamos alguma coisa pra ele saciar a curiosidade dela?

- Hmm... Não. Mas podemos dar o caminho para ela pesquisar... Tava pensando... O Elias já gosta bastante da gente, mesmo só tendo nos falado por telephone... Quanta pressão você acha que ele agüenta?

- No que tá pensando?

- Ele já comprou briga com muita gente de mentalidade extremista e babacas daquela elite decrépita, assumiu simpatia pela nossa cultura mesmo hoje o termo “americano” estar se tornando um xingamento em muitos lugares...

- Ele tá começando a vida agora. Tá aplicando nessa família o que não pôde usufruir na adolescência. Não sei o que você tá pensando, mas se for um desses assuntos graves que estamos enfrentando, ele não tem condição psicológica de arcar sozinho.

- Nunca vou deixar ele sozinho. Me ajude a redigir um e-mail pra ele.

Dão algumas dicas para que repasse à menina. Também pedem que mande notícias gerais do Brasil, do ponto de vista do cidadão (...) Farão perguntas específicas à medida em que ele mandar novidades e respostas.

&

Os amigos da CIA pedem ajuda. Alguns grupos que monitoram ficaram muito calmos de repente (...) a urgência agora é vigiar gente que eles mesmos treinaram, e hoje pode se virar contra a América. Não precisa de uma semana para os colaboradores da organização darem as piores notícias possíveis, e recomendações que eles sabem que o presidente não vai acatar (...) Desligam videoconferência loucamente criptografada, suspiram e se entreolham, como que perguntando o que fazer, além tocar suas vidas e se prepararem para o pior...

- Grandpa previu que um completo idiota inconseqüente um dia seria eleito presidente?

- Não, Barbarian... Pelo menos não esse nível de idiotice... Encerrada a pauta da organização. Patrícia, sobre o seu afilhado... Será que ele aceita que levem dois convidados ao casamento?

- Wo-hooo! Vamos demolir Goiânia!

Confirmam a presença dela e de Nelson, que apesar da idade corre dez milhas por dia (...) Os Richards vão além, mas têm uma vantagem genética que os cientistas da organização ainda não desvendaram, apesar de o mapeamento genético ter tirado algumas dúvidas (...) Toda Sunshadow participou, em sigilo, do projecto, inclusive Phoebe, que está ensinando Aubrey a se defender...

- Não entorta a mão, senão é você que se machuca.

Corrige pacientemente a prima até ela conseguir a posição certa. Feito isso, a faz treinar o golpe até ter segurança e fazê-lo naturalmente...

- O mundo não é bonzinho, Bee! Ou papai não precisaria salvar o mundo com os outros. Faz um desenho pra mim? Quero um vestido.

- Que tipo? Pra dar porrada ou pra uso civil?

- Ahn... Pra trabalhar.

- Ouvi o amor da vovó pedir um vestido? Rick, esta menina está enorme!

Quase cinco pés de altura. Phoebe se distancia das amigas agora pela vertical. Patricia conversa com Melinda, está na hora de as duas começarem a ler o diário de Naomi, de preferência juntas. Lhes apresenta o encadernado e as deixa no coreto, esperando pelas dúvidas que sabe que virão.

&

Sunshadow ficou de fora da farra imobiliária que tomou conta do país. Nenhum cidadão cobra os aluguéis absurdos (...) Hoje é comum ver gente que ganha bem morando de favor ou mesmo na rua, porque não pode pagar dois mil dólares por um cubículo onde só viveria um solteiro (...) Sunshadow começa a ver a profecia patriciana se realizar, o terceiro mundo se arrasta lenta e continuamente para a sociedade americana. Contendas étnicas e raciais que haviam esfriado, estão voltando a esquentar e estourar (...) mas as estatísticas do governo são tão favoráveis e seus defensores tão articulados, que o cidadão comum se sente esquizofrênico, não sabe se está no céu ou no inferno.

Um Prius novo (...) para em frente à chocolateria. Um momem de não mais do que um metro e meio entra e vai até Rebeca. Dar a notícia pessoalmente faz parte dos procedimentos, quando o assunto é grave...

- Ana Pax está nas últimas, fizemos todo o possível, mas ela vai morrer.

Ele quer dizer “Não tem mais jeito, haverá uma guerra gravíssima”. Barbarian suspira fundo, apóia as mãos na mesa e solta de uma vez, meneando com a cabeça. Ele ainda afirma que há o risco de ataque em solo americano, mas a CIA ignora todos os alertas e todas as evidências que recebe dos próprios agentes...

- Fodeu! O retardado vai por tudo a perder, pode apostar! Vai brigar pela herança e não vai querer dividir com os outros... Que merda... E as crianças?

Ela pergunta pelos envolvidos indirectamente, especialmente os soldados (...) ele avisa de forma cifrada que Sunshadow pode amargar novas perdas de guerra. E enquanto falam, ouvem gritos logo atrás, se viram e vêm o Wolrd Trade Center em chamas, não demora muito para a segunda torre ser atingida por outro avião de passageiros, em um deles estavam Gerald Fischer e Elon MacBeth. Richard e Nancy correm como loucos para a fazenda, enquanto os seis amigos correm para acudir Karen e as Lices, Arthur se esforça em ajudar a irmã a sonsolar a namorada (...) Nelson escapou por pouco do avião que jogaram contra o Pentágono, ao ser chamado em caráter de urgência pelo congresso, mas sente-se culpado por isso...

- Não fale besteiras, Nelson! Já estamos com desgraças suficientes, seria terrível perder você para terroristas!

Os senadores conseguem aliviar o sentimento de culpa (...) Ele se apressa em ligar para Josephine, que estava chorando pelo luto não ocorrido. Ao todo, quinze sunshadowers e sete radicados morreram nos atentados, um deles ajudou a evitar que a Casa Branca fosse atingida, era o pai do affair de Elizabeth.

Enquanto inimigos declarados da América, pelo mundo e até dentro do país, comemoram, os inimigos da América que se fingem de heróis também comemoram, pela iminência de uma guerra longa e lucrativa (...) O horror maior para o americano foi ver que seu espaço aéreo, mesmo inexpugnável, não é seguro como pensavam, o ataque foi feito com aviões civis que decolaram de aeroportos internos. A cada cidadão que a procura, Patrícia diz apenas para poupar o que puder, quitar o que puder e ficar o mais longe possível do mercado financeiro. E praticamente a cidade inteira procura pela herdeira de Naomi.

Renata se lembra dos parentes no Brasil e corre ao computador, enquanto Matthew está imerso no maior pandemônio de todos os tempos (...) De cara encontra três mensagens de Elias (...) já estava acreditando que seria uma das vítimas. Ela aproveita a conveniência do e-mail para falar com ele e vários parentes ao mesmo tempo, o rapaz lhe conta de coisas horrorosas que ouviu de radicais ideológicos e religiosos, que lamentam não haver vídeos com o sofrimento dos passageiros e dos funcionários das torres gêmeas...

- Pai, o Dead Train tá bem?

- Estão todos em Michigan, seguros.

- Ai, graças a Deus... Quer dizer, é uma desgraça, mas pelo menos não foi pior.

- Enzo Crepaldi perdeu o genro e Richard Gardner o cunhado, logo os outros estão de luto também. Prepare sua cabecinha, a era da intolerância começou. De agora em diante, tudo o que disser ou calar será usado contra você. Seja discreta.

- Mas a única coisa que eu falo é que sou fã do Dead Train.

- Tem gente que odeia eles, e com a internet é fácil eles se reunirem e assediarem alguém. Repito: seja discreta.

A imprensa se regozija, espreme até as últimas gotas de sangue e lágrima dos americanos (...) Josephine combina de encontrar Nelson em Sunshadow, têm afilhados para consolar e planejamentos de emergência para fazer. Os colaboradores no Oriente Médio estão à beira de um ataque coletivo de nervos, coletando e mandando o máximo possível de informações, neste momento nenhuma é irrelevante. Richard tem mais um motivo para odiar religiões, sabe qual foi a real motivação dos suicidas, “Bajular um deus cretino para conseguir um palácio num céu de canalhas”.

&

As mensagens de Elias dão um pouco de frescor, apesar de as notícias nem de longe serem boas. Ele fala sem sensacionalismos, se limita a relatar o que lê, ouve e vê, mas o faz com minucias. Richard olha para Patrícia, diz que ele está se portando como um colaborador de base. Há gente torcendo por uma guerra nuclear para “antecipar a volta de Jesus e o castigo dos ímpios”. Nancy, não menos assustada do que qualquer americano, inclusive os concidadãos, traz o lanche...

- E eu acreditando que nosso povo fosse alienado! Havia crianças naqueles aviões!

- Bem-vinda ao fundo do poço, mom. Mas não se esqueça de tocar sua vida, nada vai mudar se parar para ver os acontecimentos... E um deles está para vir... Pode falar, Mascote...

- Só liguei pra dizer que entrei pro seu clube. Sally deu à luz uma menina.

Josephine e Nelson voam literalmente a jacto para reclamar a primazia, serão padrinhos da futura condessa de Marselha. O tempo se encarrega de fazer as coisas se aproximarem um pouco do normal, mesmo com alguns pontos ficando claros, como o desejo de vingança dos Bush (...) A má notícia é o adiamento do casamento de Elias, um acidente de trânsito matou o pai de Abigail e o causador, filho de deputado, saiu do local mostrando o dedo para a população, cercado de jagunços. Ele ainda quer processar a família (...) Rebeca dá uma só instrução ao colaborador que se ofereceu para monitorar o rapaz: Desça o cacete, ou seja, ele tem carta branca. A primeira providência é nomear um advogado e tranqüilizar a família, porque a pendenga será longa.

Um pouco de conversa e raciocínio lógico bastam para Elias deduzir tudo. Renata recebe o e-mail com “Vocês estão nos ajudando, eu sei. Queria agradecer, mas não tenho idéia de como. Seríamos esmagados por aquele pilantra, como ele já fez com vários”. Repassa a Patrícia, que responde ao afilhado “Você é território proibido! Ninguém põe a mão em você e sai impune”. Ana Clara volta com Elisa da lan house, se enfiar no trabalho tem sido uma regra geral para ajudar a digerir a nova realidade...

- Cara, não tem jeito! O Brasil, me desculpem, não tem jeito! Eu estava pensando em abrir umas filiais por lá, mas sem molhar mãos eu sei que não vou conseguir! O Elias iria tentar defender a namorada, esse boçal iria matar ele na frente de todo mundo e depois sairia rindo, impune!

- Isso não vai acontecer, Claire. Nós estamos de olho nessa elitezinha medíocre.

- Você está muito bem informada – diz Arthur! Fez a sondagem?

- Fiz. Além de sair caro pra cacete, e não haver infraestrutura que possa assim ser chamada, todas as autarquias ofereceram facilitações e supressão de etapas, em troca de “cafezinho”. Claro que recusei! Mas eu não desisti... E agora que falaram no primo, eu acho que o negócio pode voltar a crescer sem sair da família. Patty...

- Amei! Amei a idéia!

Planejam tudo para quando forem buscá-lo, de preferência de surpresa, quando ele estiver só de bermudão, escovando os dentes e com o cabelo arrepiado (...) Happy Moon conversa com Karen, fazendo-a esquecer que está lidando com praticamente uma criança...

- Em primeiro lugar, você não está sozinha, tem seus pais, um irmão pequeno e seis filhas que precisam de você o tempo todo; Em segundo, você sabe que ele não sofreu, que a morte veio rápido demais para ele se dar conta do que aconteceu, praticamente só Charlie Wilson sofreu um pouco, porque lutou para evitar o pior; Em terceiro e último, abandonar a sua juventude não vai trazer Elon de volta, e tenha a certeza de que ele não gostaria de saber que você está assim... Eu sei o que vai dizer, mas há sim um modo de sair desta situação: Agindo. Tire esta roupa de viúva em fim de vida, pegue as Lices e vá visitar seus pais, ainda que seja para pagar as visitas quase diárias que eles fizeram para te acolher. Não importa a sua idade e sua independência, a casa de seus pais ainda é e sempre será sua.

Ela pensa um pouco, olha para os dorsos das mãos, eles são um atestado de que ainda tem muita estrada pela frente (...) Pensa em uma das roupas de verão, que há mais de ano não vêem a luz do dia...

- Mãe, vocês estão em casa? É que eu pensei, posso levar as meninas pra ver vocês agora?

Silvia se descontrola, grita, chora, pula, corre em círculos e leva Enzo às pressas para casa (...) Os tabloides do dia seguinte não perdoam, variantes de “A viúva mais sexy do mundo” e “Rapazes, o luto terminou!” inundam as bancas do país. Logo especulações de um affair (...) pipocam na mídia. Matthew Logo publica uma nota desmentindo, e ele também acaba tendo que dar uma entrevista rápida...

- Ela conversou com uma amiga e percebeu que; 1: Ainda está viva; 2: Ainda é jovem; 3: Tem seis filhas pra criar. Ela não vai deixar de ser viúva se enclausurando em casa.

- Mas tem alguém especial responsável por esta transformação repentina de postura?

- Ela é uma mulher religiosa, tem seus conselheiros, que eu manterei em sigilo, seu bisbilhoteiro.

Happy Moon agradecerá pela discrição, no momento precisa voltar ao ensaio para gravar um comercial de carros de luxo. Golden Feather chega com o namorado, um Street Warior que precisou levar uma bifas de advertência de Crazy Horse, antes de ser liberado. Há anos ele ouve a voz da garota e (...) fica paralisado quando ela canta. Ela não tem ambição de ficar rica como cantora, embora já esteja e vá usar isso para seus propósitos, está se esforçando para ser professora de música nível Nancy Petty Gardner na fundação. A matriarca está feliz da vida, com duas sucessoras à altura.

0 comentários: