terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Dead Train in the rain CXXXVI

    A tragédia de uma criança. A estação 136 detona uma bomba na família e uma granada no coração de uma criança; a vida não é piedosa. Aprendam e embarquem, o trem vai partir.


Os seis voltam da reunião com Daniel, para evitar que as cidades vizinhas se deteriorem demais e acabem contaminando Sunshadow. Estão ávidos, para esganar o presidente também, mas por agora é por algo fresco e gostoso para beber. Entram na Máquina de Costura e as duas avós se desmancham, Phoebe ficou encarregada de cuidar de Naomi, cuidou tão bem que agora a amamenta (...) a genialidade absurda da garota descansa para deixar o instinto materno agir com a pequena tia. Renata liga para a filha e Patrícia para seu rebento (...) Richard se deixa amolecer e repousar a cabeça nas pernas de Marcia, que sempre repete “Vai ficar tudo bem, a ferida vai fechar e vai ficar tudo bem”.

Mas a garota começa a chorar. Estava feliz e começou a chorar em soluços. Renata pega a caçula e acode com Patrícia a neta...

- I... I fucked... I... I think I’m pregnant…

É uma bomba. Para eles a garota ainda é uma criança (...) Ela explica que após o programa, estava consternada e Orson a acolheu, os adultos foram tratar do incidente e os dois perderam a consciência de repente, só a retomaram quando se viram nus e descabelados, algumas gotas de esperma no chão confirmaram seus temores. Estava com medo de contar e talvez não engravidasse (...) Enquanto o pai da moça conversa por videoconferência com o avô do rapaz, a mãe trata de acalmar o rebento...

- Não! Você não vai embora! Para onde você iria? Você mora aqui! Você e meu neto moram aqui. Agora vamos fazer os exames formais e, se confirmar, a gente vê o que faz, mas de cara aviso: Você continua morando aqui.

Fica acertado, após o garoto ter levado uns tapas do pai, que eles serão emancipados (...) o psicológico dos dois precisa disso. Fazem o casamento na maior discrição possível, celebrado por mãe e avó da menina. Ela já dormia em uma ampla cama de casal, para acomodar seu crescimento (...) A rotina do casal será a mais próxima possível da comum, acrescentando os cuidados e responsabilidades do matrimônio precoce. Patrícia coordena tudo, para ter certeza de que será bisavó sem mais incidentes...

- Mommy! Eu vou ser bisavó!

- A ficha caiu, honey?

- O meu menino será avô e eu serei bisavó!

- Eu não esperava estar viva para ser trisavó. Mas, quer saber? Depois de tudo o que passei, o que vier agora é lucro... Mas, só pra garantir, vou dar uma olhada neles agora.

Vão as duas, pelo caminho encontram mais duas. O que fazem no decorrer da gestação é encher a garota de amor e dar-lhe o que fazer, inclusive ajudar a cuidar da tia. Os dois passaram a trabalhar, estudar e treinar juntos (...) Não demora para a barriga aparecer e a imprensa noticiar o casamento de que ninguém fora da cidade sabia. Uma leva de paparazzi novos passa a montar guarda na cidade, que sempre tem um artista de alto nível usufruindo de uma folga, como Claudett, flagrada de mãos dadas e cabeça no ombro de Karen, à porta da casa, quando as Lices vão para a escola. Alice (...) vê um reflexo detrás de uma Dodge Ram 1500 e denuncia o paparazzo. Mas ele consegue entrar e arrancar, logo está vendendo seu furo. O choque é grande e a polêmica altamente lucrativa (...) A frente da casa fica coalhada de repórteres, paparazzi e fãs que já estavam na cidade. Karen vai ao portão com aquela pose que eles bem conhecem, de short branco e camisa florida para dentro do cós alto...

- Não, eu não me sinto feliz em tratar vocês como visitas indesejáveis, mas foram vocês que decidiram ser sacanas comigo desde o início da minha carreira, quando eu ainda era música de apoio. Não me esqueci também do seu comportamento, e me refiro em especial a vocês três, quando fiquei viúva. Aos que fizeram perguntas civilizadas, e aos fãs, estes sim merecedores de alguma explicação, Claudett é minha cônjuge. Meus sentimentos aos onanistas, seus sonhos não vão se realizar. Se têm algo mais, por gentileza, sejam directos, temos assuntos corporativos a tratar.

- Me dá um autógrapho?

- Vem cá... Menino cheiroso! Você já está no colégio?

Com os fãs ela segue a receita do Dead Train, com a imprensa segue o regime de um quartel de prontidão para a guerra. Assim que termina de atender os fãs, entra, tem muito o que fazer (...) Tudo bem, ela deu muito material e Sunshadow parece fervilhar de segredos prontos para serem expostos em revistas e programas superficiais. Vão dar uma olhada no irmão da sex simbol, que já se parece muito com o pai.

&

Sandra chega com Elias para as férias de fim de ano, e a continuidade dos tratamentos. A população extra de paparazzi a segue para onde vai, mas ela prefere cuidar da família, como sua parceira e futura comparsa, que está contrariada pela limitação que a gestação impõe...

- Gêmeos?

- Não deu pra dizer o sexo, mas são. Eu ajudo a cuidar da minha tia, não vou ser pega de surpresa, mas dois de uma vez complicam tudo. Mas eu estou feliz, Pancada! Estão me tratando tão bem, eu sinto que meus filhos vão ser tão bem recebidos!

- Só não peço pra ser madrinha deles, porque já sei que a Jose chegou primeiro, mas eu quero te ajudar a cuidar, vou tratar como meu sobrinhos... E... Cadê o pai deles?

- Com meus pais, cuidando da Cuture Train, enquanto eu faço os exames de rotina...

- Phee, é a sua vez... Olá, Sandra! Veio ajudar a prima?

Já com seis pés de altura, a garota começa com os exames de rotina, e já que a prima está lá, também entra na dança. Elas voltam à Máquina de Costura, onde Happy Moon as espera (...) No aconchego de seu lar em Sunshadow (...) Sandra aproveita uns minutos antes do ensaio para namorar. Rebeca estaciona o Cadillac CTS verde que acabaram de tirar da loja (...) Levou Evelyn, Mandy e Jackes para eles terem o gosto de estrear o carro novo. Lady Spy dá as boas-vindas, pulando nos braços de Rebeca (...) Já são oito quilos de mimos e ronronados gritados naquela pelagem prateada, está maior do que muitos cães. A coleira com câmera embutida justifica seu nome.

O ensaio começa e Happy Moon segue a carta branca que Nancy lhe deu, corrige com a energia necessária qualquer desvio. Um de cada vez, dois de cada vez, os três juntos... A maçante e eficaz técnica do Dead Train é aplicada na íntegra. Mais de uma hora depois...

- Vocês conseguiram corrigir a empolgação, mas ainda querem ir muito rápido. Não vão substituir os integrantes originais tão cedo, não precisam ter pressa. Fim da aula. Vão brincar lá fora, quero falar com Rebeca em particular.

- Vocês três, vão com eles, o assunto aqui é de adulto. Então?

- Eles foram enviados do céu para dar continuidade ao seu trabalho, mas acredito que já há a outra metade da banda escondida por aí, esperando para despertar.

- Como Bobby e eu, quando fomos cooptados para a turma. A Pancada é mesmo a encrenqueira?

- Indisfarçável. Ela não faz questão de esconder que os dentes de uma pessoa não valem mais do que as bobagens que soltar.

- Re, re, re, re, re, re... Vou manter o aprendizado de auto controle, mas ela vai ser a melhor distribuidora de pancadas que essa banda já teve!

- Orgulhosa? Elias fez quase todo o serviço.

- Fez, eu reconheço, me entregou a ferinha já amaciada. Evelyn, venha aqui... Moon, o que me diz? Encontrou alguma coisa?

- O seu talento vocal é contagioso, mas ela não dá tudo de si, ela parece querer ficar à sombra dos outros, já a adverti sobre isso. Falem com Renata, o caso é para psicanálise.

- Valeu, Moon! Vocês dois, vamos pra casa, depois continuam com a conversa... Gatinha, você terá que deixar de bancar a mulher invisível, isso ainda vai te fazer somatizar uma insuficiência respiratória ou coisa pior!

Renata, no momento, está cuidando de um dos casos mais graves que já teve em mãos. Marina já consegue falar a respeito sem chorar (...) confessa que se policia para não chamar o marido de “Enzo” na cama. Se fosse homem, a paixão seria indisfarçável, teria ereções cada vez que o visse. Todos os seis estão até o pescoço com problemas, evitam passar mais para Patrícia, porque os dela são de uma magnitude descomunal. É como se fosse ela a presidente do país (...) Ela termina de acalmar ânimos entre chanceleres, esfregando na cara de cada um a parcela de culpa que lhe cabe. A CIA agradece efusivamente, mas pede para tocar no assunto delicado, na falta do pretexto aproveitam a oportunidade...

- É falso. Nossas vidas pessoais ficam completamente à parte tanto da corporação quanto das identidades secretas. Ainda não sabemos o que Phoebe tem, Brain acredita que ela seja o primeiro exemplar da próxima evolução da espécie, já temos gente estudando o caso.

Ela não revela muita coisa, ainda assim elucida muitas dúvidas e dá um alívio aos desconfiados. Phoebe (...) é uma peça extremamente delicada na família, que será mãe antes mesmo do que a bisavó foi, e serão gêmeos. Ela abre as portas da biblioteca e encontra justamente a garota nos braços do marido, com Lady Spy no colo, contando do ensaio de hoje, enquanto Sandra aproveita o namorado na copa...

- Amor da vovó está cansada? Eu passei por isso durante anos, sua bisavó torcia para não pesar demais a mão, mas era tudo na base da tentativa e erro. Vocês estão recebendo a técnica já refinada.

Tranqüiliza como pode a neta, mas as piadas costumeiras ficam mais difíceis (...) Phoebe percebe a avó começando a se deprimir, pede licença ao marido e se encosta nela, pedindo os afagos a que tem direito nato. Funciona, a expressão da mulher mais poderosa do mundo volta a relaxar. A perspectiva de ter dois bebês no colo, de vez em quando, destensiona seus ombros. Isso acontece nos primeiros dias da primavera, quando Serena e Rose se anunciam ao mundo. Orson não consegue esboçar reação além de se encostar no ombro da esposa, quase chorando com as filhas fortes e gulosas. Ele relaxa, fica mais pesado, Phoebe e Homer estranham a quietude, ele (...) está morto. Phoebe berra desesperada e contamina as filhas, Richard entra derrubando a porta e o tempo deixa novamente de existir. Foi a famigerada morte súbita. Karen é novamente necessária, faz visitas diárias até ter que voar para a Inglaterra (...) Marcia vai ver a filha...

- Por que isso tinha que acontecer?

- Você pediu. Ele ainda teve o bônus de ver as filhas... Já está vendo?

- Estou... Eu preciso cuidar delas, mas não dá pra ignorar que sou uma adolescente viúva... Tem uma mulher parecida com a vovó aqui, olhando pra mim... É familiar...

- É sua trisavó. Foi ela quem me preparou pra cuidar de você, depois deste trauma.

- Mom, eu queria colo, mas já sou...

- Nunca diga isso. Não existe idade pra sentir-se carente. Põe a cabeça no meu ombro.

Ela põe, começa a se encolher e se acalmar. Olha para Naomi, plácida como se esperasse um sinal, estende a mão direita, ela se aproxima e acolhe as duas. A mediunidade está aberta (...) Um efeito colateral da maternidade é os seios terem ficado enormes, como os glúteos. No colégio o conjunto é visto de longe, com a cintura voltando a estreitar e os quadris largos (...) Volta para casa altiva, com os outros rebentos da banda, cercados de paparazzi. Um deles a aborda...

- Estão com minhas avós, elas sentem falta de alguém que caiba no colo, além da tia Naomi.

- Já retomou a vida normal?

- Depois dos filhos, sua vida nunca volta ao normal. Pense nisso, antes de ter um.

Entra na Máquina de Costura e as encontra cercadas por suas avós e a pequena tia, que brinca encantada com as neófitas (...) A viuvez recente e a mediunidade tão ampla pesam em seus ombros. Aliás, esses ombros já estiveram abaixo do corte, hoje ela usa cabelos longos, ora presos em um rabo-de-cavalo por uma fita dourada, sobra da fazenda de um vestido...

- Phee, esses cabelos estão muito longos.

Os 6’1/8” não intimidam a avó de 1,73m. Aqueles cabelos longos e pesados são reflexo da tristeza persistente. Vão as seis para o salão, deixar a nuca da viúva ver a luz do dia (...) Patrícia pede que coloquem o cabelo cortado em uma sacola, não quer dar relíquias de graça para picaretas de auditório.

0 comentários: