sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Dead Train in the rain CXXXIX

    Festa na tormenta. A estação 139 mostra que estar até o pescoço com problemas, não é motivo para não aproveitar a vida. Precisa mais? Embarquem, o trem vai partir.

Pula de sua sacada a cerca de 15’ de altura, e já aterrissa correndo, saltando por sobre um Buick Le Sabre 1973 conversível e desviando das pessoas (...) é Phoebe em seus 6’7/8” indo socorrer Golden Feather, que passou mal e caiu no meio da rua. As pessoas mal a viram pular e chegar, mas os paparazzi sim. Sempre por perto e atentos, eles registraram a performance de Mulher Maravilha da adolescente. Sua preocupação agora, porém, é levar a mulher (...) para o divã da sala de estar...
- Moon, sua mãe tá aqui em casa! Ela passou mal e caiu no meio da rua!
Em menos de cinco minutos, com a impassibilidade de sempre, Happy Moon aparece acompanhada de um médico...
- Eu agradeço muito pela sua ajuda, mas receio que você tenha se exposto demais, desta vez. Vi de relance um vídeo de sua ação, pela câmera de um “repórter” e fiquei preocupada... Doutor?
- Duas boas notícias; Ela está bem, graças ao pronto socorro, e você não será mais filha única por muito tempo... Phee, vem aqui.
Ele a examina, faz as perguntas de praxe (...) procura sinais de lesões, mas está intacta. Liga de modo cifrado para vários colaboradores; o pai, o bisavô, a avó, o avô e a madrinha do prodígio. Eles se apressam em ver pela internet e correm para a “Caixinha de Música”, como ficou conhecido o alto sobrado. Precisam atravessar uma densa aglomeração de repórteres e fãs da banda, mas Marcia corre para acolher a filha e tratá-la como uma criança (...) vêem Rose e Serena dando os primeiros passos sem nunca terem engatinhado. Márcia acorda meia hora depois. Coisas demais para uma semana, tomara que o sábado pegue leve. Crazy Horse está feliz, ser avô a esta altura do campeonato é um grande bônus. Enquanto isso, Mattew vê outros jornais fazerem estardalhaços (...) Precisa tomar algumas decisões difíceis, uma delas é ir falar com a esposa e pedir para Phoebe aparecer mais, mas sempre acompanhada e atenta...
- Não tem jeito, Rê! É como tentar esconder o ouro que o ladrão já viu!
- Vou falar com a Patty... Acho que a gente vai ter que apressar umas coisas...
Sai nesta noite fria, a poucos dias do aniversário da amiga e vai ter com ela, com Naomi nos braços...
- Na boa, eu tenho um orgulho enorme da Phee! Ela é doce, meiga, carinhosa, é a garota perfeita! Eu tinha mesmo medo que isso fosse acontecer, mas você tem razão. Vou pedir que Julia a inicie, será um gradiente salutar. Fala a verdade, ela é um abuso de linda!
- Ela tem a quem puxar! Olha a gente, iniciando os anos sessenta e dando inveja em quem está nos vinte! Se a gente aparece de maiô no Michigan Lake... Vamos comemorar!
- Vamos, eu estou feliz, que se exploda o resto!
Dois dias depois a comemoração é transmitida para o planeta inteiro, via internet. Todo mundo paparica Patrícia, até quem a processou agradece (...) ganhou mais com a exposição do que deixou nas custas judiciais. A surpresa da aniversariante vem com centenas de músicos e dezenas de bailarinos da orquestra que salvaram. Todos se aboletam e a surpresa maior se apresenta, empurrada por Happy Moon, a agente Vulcana...
- Vá e faça!
Evelyn sobe ao palco e se transforma, para surpresa até dos pais. Dispensa a batuta, respira fundo e faz o sinal de “vida longa e próspera” com as duas mãos. Acena para um grupo de músicos com cada dedo, para organizar e sincronizar melhor (...) Começa com Dead Train, por um solo de oboé, seguido de piano e contrabaixos, então os violinos dão o ritmo da música e o espetáculo épico é manchete no dia seguinte; Evelyn Spring Canard Noir de Provance arrancou lágrimas e ovação. A garota que se escondia por causa dos comentários sobre sua cor, brilhou junto com a estela da noite e foi incorporada à orquestra por livre e espontânea ordem da mãe (...) O escritório central manda uma mensagem, as linhas estão congestionadas, centenas de programas querem entrevistar a maestrina revelação...
- Tobby, organiza essa fuzarca aí, minha filha só se solta diante da orquestra. Ela é tímida, não confia em estranhos.
- Nem deve! Confirmada a entrevista... Beleza! Vou reunir os outros apresentadores e faremos uma gravação conjunta... Mas que revelação!
- E eu com medo de ela ficar à sombra dos irmãos pelo resto da vida! Essa orquestra foi a melhor coisa que nos apareceu nos últimos anos! Foda vai ser carregar todo mundo em uma turnê!
Nas cidades vizinhas, além da ressaca pela festa, uma dor de cotovelo (...) Mas é uma dor que eles precisam tolerar, porque tudo o que acontece na cidade se reflete nas vizinhas. E mais uma novidade está sendo gestada, em uma reunião dos seis na Máquina de Costura. Se valerão justo do porte da orquestra para fazer desmembramentos periódicos, e realizar concertos públicos pela região (...) colocarão Happy Moon no comando. Agora Renata levanta uma questão íntima, os pais de Elias estão se mostrando magoados com ele, apesar da ajuda generosa que dá à família, eles não precisam gastar um centavo dos próprios bolsos para encher a despensa e o tanque da Chevrolet Zafira, que ele comprou.
Sua dedicação exclusiva e tão amorosa à filha gerou ciúmes, agora o casamento surpresa com a adoção de Kurt os fez ter ainda mais ressentimentos por Sandra (...) Ele aparece com Enya, para avisar que já marcou viagem de volta, precisa ver de perto o andamento dos negócios, e anunciar a gravidez da esposa. Antes de mais nada, são carregados pela casa e jogados na piscina, onde os seis pulam em seguida. Os irmãos do futuro bebê chegam depois, com Giovanni, os três são puxados para a água também. Decidem não contar-lhe agora, primeiro porque não querem estragar a alegria da família, segundo porque ele hoje é cidadão do mundo e viaja várias vezes por ano a trabalho, terceiro porque em breve Sandra não precisará mais lidar com gente que só a tolera por interesse.
Se despedem de Patrícia no fim da tarde, ainda de cabelos molhados e colados. Um paparazzo percebe aquilo (...) Aquela cintura não é o que se acostumou a ver em mulheres de sessenta anos! Liga o disparador e tira mais de cem photographias em um minuto, a excelente forma física dos “vovôs” do pop rock rende uma remuneração também excelente. Cantoras jovens começam a invejar aquelas três, o cirurgião que Patrícia esnobou começa a roer os cotovelos, o público se apaixona por eles, os editores de imagens novamente exploram as lendas vivas e põe digitalmente os seis em trajes sumários, com análises sérias de anatomia, que bons profissionais podem reproduzir...
- “Elas poderiam voltar a usar biquínis”! Eles não sabem que você ainda usa.
- E não faço questão de que saibam, Elizabeth. Ah, sei lá... Eu não vou me esconder, se um dia decidir ir à praia, mas não faço questão. Ser sex simbol já passou do ponto pra mim.
- Você iria arrasar! Imagino você tirando a canga e aquela massa de viciados em fast food e delivery se escondendo.
Ela desabotoa a camisa e se põe diante do espelho. As marcas da idade estão todas  lá, tímidas e respeitosas, mas o tônus (...) também. Os traços são os de uma mulher madura, mas aquele rosto bem tratado e aquele corpo que o caratê esculpiu, definitivamente não condizem com a idade biológica. Tira a saia preta plissada e o prelúdio para a humilhação está escrito. Um tanto branca demais (...) mas constrangeria muita gente em uma praia...
- Não, não! Fico entre amigos e minha família... Mas deixarei de esconder a cintura... Vamos, temos coisas a fazer na fundação. Lady Spy, vem comigo.
A gata de quase 3’ de comprimento pula nos braços de sua senhora e depois ao banco traseiro do Corvair. Prudence as espera para o planejamento do casamento duplo (...) O facto de que se casará com um dos então garotos doados a “famílias cristãs” gerou temores, mas (...) o rapaz que se revoltou contra a família adoptiva não é nem primo (...) O dedo do meio foi a resposta de Prudence aos que a acusaram de “perpetuar a estética eugênica e racista”. Não simplesmente mostrando-o, mas empunhando a mão fechada, usando a outra para simular uma manivela e levantando o dedo bem devagar. Lady Spy pula em uma fazenda (...) uma seda azul claro com pie-de-pole tão próximo ao tom do tecido, que a maison está em dúvidas sobre a inteligência da idéia. Patrícia vai, nota o efeito de estampa fantasma do tecido e o compra. Pede a Melody que faça algo sóbrio, não quer chamar mais atenção do que as filhas, também um vestido e um tailleur para usar no cotidiano, a sobrinha conhece seu estilo e seus gostos.
&
Patrícia entrega a cada um o smartphone e o tablet de 10’ que aceitou patrocinar, cento e setenta mil dólares cada um. Nenhum luxo visual, o que motiva os preços é a tecnologia extremamente avançada, todos os circuitos dão lugar a milhares de nano laseres e nano espelhos, que envolvem uma lasca de diamante de 3mm de cada lado e 0,3mm de espessura. São 15 petahertz e 100 petabytes de memória livre no spmartphone, 300 petabytes no tablet. O sistema operacional é como um palácio, a maior parte é de acesso livre, podem baixar softwares de qualquer (...) mas o recanto do imperador é área proibida, onde a linguagem digital é obsoleta (...) Por fora, a moldura verde escuro com um fino friso preto e o brasão da banda são tudo o que os diferencia dos comerciais. Os Richards ensinaram a lidar com os aparelhos (...) campo fértil para os nerds avançados.
Prudence é vista na chocolateria com o noivo, lidando com seu tablet, mostrando em detalhes a casa que escolheu (...) Um fã da banda se aproxima e pergunta que marca de aparelho é aquela, a resposta provoca mais frisson na imprensa (...) Outros vêem Robert filmando com o seu as carpas, colocando o aparelho dentro da água, lá mesmo ele inclui trilha sonora e posta o vídeo de cinco minutos no blog, o compartilha com redes sociais e vai mostrar para Mikomi. Um tem a idéia de ir ao facebook e ver o perfil dele, lá está o vídeo. Um milhão de compartilhamentos e programas especializados começam a especular que tecnologia seria aquela (...) Lembra que Patrícia é suspeita de conspiração intergalática, cita Phoebe como exemplo mais contundente de que a colonização já teria começado (...) Na Máquina de Costura, os seis se olham e começam a rir. Na CIA a notícia causa desconforto, pedem ao pentágono que consiga alguma coisa com Krumb e Nelson. Eles são solícitos, falam muita coisa e tudo o que falam pode ser utilizado para melhorar os sistemas de segurança nacional, mas não contaram absolutamente tudo. Dizer que amigos abastados estão fomentando o avanço tecnológico os convenceu (...) Não dão nem pistas de que Phoebe estaria envolvida nisso. Ela está cuidando das gêmeas, após um dia excepcionalmente duro de trabalho e ensaios musicais. Gostaria que Orson estivesse lá, mas a menina de 6’2” evita pensar nele com pesar, para não complicar mais as coisas. Vê Spark a correr para a porta, Eduarda foi ver a bisneta, tem estado muito quieta. Vai com o gato de 3’ e 33lb de músculos roçando em suas pernas. A brasileira (...) chega sem a menina precisar se levantar, acolhe o seu rosto e depois inclui as pequerruchas no carinho, logo estendido ao gato manhoso. Avisa que ela e Renato pediram moratória e foram atendidos...
- Queremos mais tempo para cuidar de você, suas meninas e a sua tia. A gente vai dividir esse plano por mais alguns anos.
- Por que? Vocês iriam me abandonar aqui tão cedo?
- Uns cinco ou seis anos, no máximo... Seu bisavô e eu já fizemos tudo o que tínhamos a fazer, mas concordamos que seria prudente acompanhar in loco essa fase nova. Fale de você.
- Já tô ficando mais alta do que meu pai... Tenho saudades de quando ele me carregava.
São queixas de uma adolescente ainda jovem, que se viu mãe e viúva numa tacada só. Os pais da garota são comunicados, Marcia mais do que ninguém lamenta não poder mais pegar a filha no colo (...) hoje ela a coloca no colo. Patrícia deixa chefes de Estado esperando, vai ter com a neta. Entra em silêncio, acaricia o rosto do filho, afaga a cabeça da nora e se senta no carpete com a adolescente. Entrega-lhe o diário de Naomi, só depois de uma breve conversa volta aos assuntos de Estado. Ela é suave, mas rigorosa em seu tom de voz...
- De pouco adianta até mesmo dentro de seus territórios, se dizerem contra as atrocidades dos terroristas, se não fizerem nada de concreto e não se opuserem formalmente ao que fazem...
Alguns deles se sentem constrangidos de receberem reprimendas de uma mulher, mesmo sabendo que (...) é mais seguro entrar em uma mesquita saudita, cantando que é amante do profeta, do que tocar um dedo nela. O recado foi dado, agora ela volta aos assuntos de família, tem certeza de que a neta já devorou um monte de páginas daquele diário...
- Vovó, tinha me esquecido de como isto aqui é incrível!
- Agora é seu. Foi este diário que me inspirou e me mostrou caminhos nas piores fases da minha vida. Já é hora de repassá-lo. Eu te contei da última conversa que tive com ela?
Tudo o que Phoebe queria era ter alguns momentos de garotinha, que perdeu precocemente  (...) Agora tem um deles de volta, ouvindo uma mulher sábia e respeitada por mais gente do que pode imaginar. A casa se enche novamente da alegria que a filha única fornece, alegria que começa a encher a casa de solteira de Patrícia. Crazy Horse, orientado por Deborah, foi ter com Richard, que sabe das queixas da irmã contra a viuvez. Ela (...) quer a rotina matrimonial de volta, e o apache tem lhe parecido cada vez mais simpático, nas vezes em que vai ajudar a caçar tesouros na propriedade...
- Então, Ritchie, eu acho que enlouqueci de vez e perdi o juízo...
- Ra, ra, ra, ra, ra, ra, ra, ra...
- Que bom que está rindo, Nancy, porque eu estou tremendo por dentro... Você me aceita como cunhado e me permite ir morar de vez com sua irmã?
- Seu grandecíssimo sem-vergonha, é claro que eu aceito! Vamos comemorar!
Perto dali, acompanhada por uma equipe médica altamente capacitada, Greta encerra o longo período em que, no máximo, fez curtas e sussurradas cantarolas...
- Let me your heart before the life fall with the sun in the dark night…
Além de aproveitarem a canja, se surpreendem com os resultados (...) Ligam para Laura, que quer ouvir ao vivo e chorar tudo o que não chorou para não preocupar a filha. A rede social da cidade se encarrega de dar as três boas notícias ao mesmo tempo. A quarta é o nascimento de Johnn Bear Manara, caçula da já madura Loren, mais conhecida por Golden Feather. Lidia, conhecida (...) por Happy Moon, leva Deborah e Johnn Lock, mais conhecido por Crazy Horse, para conhecerem o mais novo membro da linhagem. A moçoila acaricia o pequeno e sentencia...
- Aproveite sua infância, meu irmão. O trabalho árduo e sem reconhecimento te aguarda ao meu lado, assim que tiver discernimento; você e toda a sua descendência. Eu te batizo Sea Bear.
- Você pode fazer isso?
- Sim, ela pode, minha filha. Happy Moon não tem a idade que aparenta, ela é milenar, e desconfio que Sea Bear também.
- Tá conservada, hein, Moon! Pode deixar um pouco a sua imensa sapiência de lado e vir comemorar com a gente, como uma garotinha?
- Posso. Por esta noite eu posso.
Deborah mostra aos poucos os meandros de cooperação daquela mocinha séria. 2008 não tem sido mole, mas tem remunerado melhor do que seus antecessores. Phoebe divide o diário da trisavó com Sandra (...) mas mal começam a ler e a encrenqueira dispara para a maternidade, seu irmão está para respirar por conta própria. Josephine condiciona a continuação da entrevista em curso à gravação em vôo (...) vai reclamar o que lhe é de direito. Pousam quando o trabalho de parto começa, e é muito trabalho! A entrevistadora sua, mas o que está conseguindo é mais do que sonhou. Na cidade, a festa é porque “O filho do Elias é americano!” (...) A diva aparece e abre as águas do mar paparazzo, entrando com Jeremy e a equipe de filmagem sem dificuldades e sem perder a classe enquanto responde às perguntas. Vê Norma ansiosa e quase saltitante, à espera do neto, amparada pelos filhos, como Nancy... Dane-se! Para ela é um bisneto que está saindo daquele útero.

0 comentários: