terça-feira, 9 de abril de 2019

Dead train in the rain CCXI

    Regozijo e tragédia. A estação 211 mostra que hera e urtiga podem facilmente se camuflar e crescer entre vegetais comestíveis. Tenham cautela e embarquem, o trem vai partir.


Os autores de ameaças ficam a ver navios. Em uma cerimônia ecumênica, com o sheik Ahmed, o rabino David, Glenda, Renata e suas descendentes, Suha e Itzhak estão se casando. Ao lado, Patrícia em um longo sobretudo todo em fios de ouro com rubis como botões e uma capa de seda perolizada, sobre um vestido cinturado de seda dourada com gola em arco de três camadas sobrepostas e um camafeu de ouro, opalas e ébano; fora as jóias. Arthur como um rei, de terno preto com botões de opala negra e suas comendas, sob o sobretudo vermelho de bordas brancas com arabescos por toda a extensão. Ela se mantém quase imóvel, para não chamar mais atenção do que a noiva, um esforço quase inútil. A próxima é Sanaa com Billy. O sobretudo escarlate de fios de visco com pérolas ornando as bordas da abertura dificulta ainda mais a tentativa de discrição, mas foi a noiva que escolheu a indumentária. O rabino e o sheik tentam não rir da situação, aquele como convidado de honra, mas ambos não deixam de concordar que Hassam tinha um bom gosto realesco. Finalmente, para os três casais viajarem em lua de mel, Amina e Joshua estão diante de uma Patrícia em sobretudo de visco branco, com bordas de seda negra sobre vestido de gola alta, branco com minúsculos arabescos pretos bordados por todo o corpo. Claro, as jóias são outro espetáculo (...) Centenas de photographias são salvas literalmente milhões de vezes por fãs, revistas, sites especializados de moda e celebridades e por blogueiros.

Vão os três casais para a terceira festa, antes de embarcarem no Airtrain para destino ignorado até por eles. As solteiras cercam as três, empolgadas, querendo também ter seus dias de rainha. De longe Patrícia observa, pela primeira vez agradecendo Hassam, mas não muito, senão ele fica mal acostumado. À noite os seis embarcam para Mônaco, indo para o lado oposto, para despistar xeretas e os inimigos que esses casamentos arregimentaram (...) Em casa, com uma suíte desocupada, Patrícia vê o buffet ser arrumado, após os treinos matinais. Ainda tem oito moças em casa, duas delas não demoram muito a arranjar seus pares (...) Vai à casa da mãe, se encontrar com seus comparsas. Descobre por Renata que o cosplay de Thor que Marcia encomendou para Richard está pronto...

- Woohoo! Onde? Eu quero ver!

- A Phee foi levar para a Culture Train, mas eu tirei umas photos...

É o uniforme da nova fase, pelo que a esposa o convenceu a deixar a barba crescer antes do Sunshadow Otaku Week (...) A alegria e as piadas são interrompidas por Matthew. Ahmed foi assassinado por fiéis de sua própria mesquita, só pararam de esfaquear o corpo já morto quando a polícia (...) os alvejou.

Vão ao enterro, os seis fizeram questão de patrocinar um funeral digno de um califa. Evitam contar a Sanaa, Suha e Amina enquanto estão em lua de mel, mas quando chegam a choradeira desesperada se repete. Ela ofereceu segurança, ele recusou, alegando que isso poderia intimidar as pessoas que assiste, dizendo “O que Allah quiser, será”. Acolhe as filhas e netas, com Arthur, com Carolina e Nancy auxiliando as mais jovens, as duas trocando olhares furiosos (...) não deixarão barato. Renata, Naomi, Marcia, Phoebe e Lidia tentam consolar as marroquinas, falando com autoridade, mas vem de Glenda o lenço que enxuga de vez as lágrimas...

- Por que ainda estão chorando? Acabei de falar com Ahmed, ele está óptimo. O que aqueles retardados fizeram foi antecipar sua ascensão, agora ninguém mais pode impedir que ele aja. Aquela carne que foi sepultada não é Ahmed, se querem fazer algo por ele, continuem com o trabalho que ele fez aqui. Se dêem mais este dia de luto, mas amanhã arregacem as mangas!

Happy Moon vê de longe, com Yasmin no colo. A bruxa tem se tornado mais enérgica nos últimos anos. Depois falará consigo, mas concorda com o que disse, pensava em fazer o mesmo.

&

- Glenda... O que está acontecendo?

- Tô crescendo, Moon. A infância ficou pra trás.

- Precisa mudar tanto?

- Não sei se precisa, foi conseqüência.

- Você está sobrecarregada.

- Muito trabalho, pouca gente para fazê-lo... Ahmed está bem, ele nem passou pelo umbral.

- Eu tenho certeza disso. Notou que Quick Halk tem te olhado com espanto?

- Ele é meio novo para isso, mas eu sei... Não tem volta, Moon. Dizer que eu estou viva é um exagero, já não tem mais diferença pra mim entre este mundo e os outros. Se ainda não tivesse o que fazer aqui, já teria ido embora, astralizada, porque não preciso estar aqui para cuidar de vocês.

- Não está exagerando?

- Não... Well, talvez um pouquinho, mas é um exagero bem fundamentado. Eu lido com criaturas bem mais elevadas o tempo todo, o magnetismo que elas emanam fritaria muita gente, é pedir muito que eu continue a mesma.

- Ah, está explicado; o magnetismo. Vem comigo, eu posso te ajudar.

Lidia não oferece o que não pode dar. A leva ao seu próprio santuário, onde pede que se desnude. A bruxa (...) exibe seu barrigão ao natural. A apache (...) Pede e ela se deita na grama, vai à fonte, pega um pouco de água com as mãos e asperge na gestante, entoando cântigos ancestrais. Se alguém mais visse, seria apenas água, para elas são gotas de ouro. Ela simplesmente reprograma os corpos astrais para deixa-los, como direi, menos impressionados com o trabalho árduo que se mostrou...

- Terminei. A fazenda é sempre limpa e vocês não servem nada em vidro, caminhe descalça o máximo que puder, até se sentir leve de novo. Levante-se, vamos tomar algo nutritivo.

- Um momento, vou ver esses altares.

Verifica tudo (...) e se veste, então acompanha Happy Moon à copa. O olhar ainda é austero, mas menos tenso. Ela continua viva em vários reinos e níveis ao mesmo tempo, continua vendo milhares de realidades (...) mas a sobrecarga é finita. Eddie agradece, estava ficando preocupada com a filha. Juan volta da sala de animação de vetores e percebe a diferença...

- O que você fez, Moon?

- Acertei os ponteiros desse relógio, que estavam adiantados demais até para o alto nível dela. Você sabe que nunca vai ficar viúvo, mesmo que viva duzentos anos?

- Woohoo... Por que?

- É só o que você precisa saber... Nem a morte vai separar vocês dois... Para de rir e beba seu cappuccino.

Glenda ri pela reação que o marido terá, quando puder lhe contar os motivos. Vulcana reconhece esse risinho sarcástico de Tiamat, gosta de tê-lo de volta.

&

Voam para Massachussetts, onde farão três shows, um deles para os membros do MIT, onde Phoebe dará uma palestra (...) Durante o vôo, Patrícia é informada de que Aisha foi abordada por um jornalista político, lhe enviam o vídeo gravado por um sunshadower...

- Que linha do islã vocês seguem?

- A que meu pai Hassam nos ensinou, a dos doze primeiros anos.

- Não conheço essa! É diferente das outras?

- É a mesma entre um católico erudito e um neopentecostal.

- O que houve ao fim dos doze primeiros anos, se me permite?

- O poder deixou de ser um servo e tornou-se o mestre. Agora tenho que ir, com licença.

- Essa menina é incrível – pensa a avó orgulhosa.

- Essa cara não é a de avó babando de orgulho que eu conheço, senhora sofredora!

- Ela é mais esperta do que eu imaginava, esperta demais para ser seguro para si, vai acabar falando demais. Estou preocupada...

- Sai dessa, mulher! A gente recruta ela, treina e dá proteção.

- Noutras épocas eu ficaria reticente, Mascote, mas é o que eu vou fazer... Pai, preciso que vá ter com Aisha... Obrigada. É, melhor para ela ser uma das nossas. Ok, vou desfranzir a testa e confiar no meu pai.

Fazem a festa e a carregam pelo avião até a hora de aterrissar. Boston quase tem o Big One quando Klauss faz a tradicional corrida para registrar a saída dos ídolos. Os patrocinadores mandaram seus representantes para medirem a recepção (...) faz parte da diversão aceitar patrocínio (...) Patrícia aparece e se torna o epicentro do abalo císmico. Mais do que uma diva, ela é um pouco de um tempo em que ainda se tinha esperanças no futuro.

Carly aparece por último, fazendo o marido subir de novo a escada e acompanha-la (...) Sandra recebe afagos extras, os ghost drivers ainda estão comovidos e condoídos com o aborto estúpido, após sua reação heróica ter salvado amigos e mais dezenas de pessoas ao redor, que estavam na linha de tiro. Vão ao ônibus articulado (...) com as cores e o brasão da banda. Agentes dando andamento a conspirações e à nova guerra fria, interrompem seu serviço para ver a passagem das lendas vivas, cercadas de carros e motocicletas cheios de paparazzi por todos os lados. Alguns inovam, jogam bilhetinhos com perguntas, escritos a mão mesmo, na hora, se surpreendem de terem as respostas na mesma forma. É fácil saber de quem é cada caligraphia, as dos veteranos são notórias, a de Phoebe é legendária.

Chegam ao hotel atravessando o mar de fãs, com dezenas de drones ao redor, em distâncias civilizadas. Alguns agentes amigos estão lá, como combinado, fazem contacto e vão mandar relatórios (...) Dom é chamado pela gerência, há um homem que insiste em falar consigo, como milhares o fazem, mas este tem um assunto especialmente importante. Vai a banda inteira com seu parceiro de estrada...

- Cara! Eu pensei que nunca mais fosse ver você!

- Eu também... E gostaria que nunca mesmo... Ainda está interessano naquele negócio?

- Trouxe seu advogado?

- Não, mas ele pode chegar aqui em minutos.

- Traga aquele mesmo contracto e eu transfiro o dinheiro na hora para a sua conta.

Rebeca toma a frente, lê o contracto trazido em menos de dez minutos, os dois assinam e Dom torna-se dono de uma cidade inteira. Ok, são só duas mil casas e uma centena de pontos, incluindo dois postos de gasolina, duas escolas, um colégio, prefeitura e muitas praças com jardins e quadras de esportes; tudo abandonado (...) é a sua cidade e vai cuidar dela. Pensa em torna-la um gigantesco centro de ensino de artes.

Vão à primeira entrevista depois de se secarem, após Dom ter sido jogado na piscina e todos pulado logo atrás. Claro que a compra de uma cidade inteira entra no repertório, e ajuda a tornar a coletiva mais interessante. Mas mais gente registrou a conversa de Aisha com o jornalista, o que ela disse impressionou e gerou polêmica...

- Por isso Hassam as protegeu tanto, pedia discrição e comedimento no que falassem em público.

- Mesmo tão jovem, com uma consciência tão profunda... É encantador, mas não é perigoso?

- Sim, é, você tem razão. Por isso a ensinamos a se defender.

O rodízio é longo, todos os membros da banda são questionados, como Madeleine e Rita, cujos netos caçulas vão se casar entre si em breve. Também há um que trata da palestra que precederá o show no MIT. Ela até explica, mas eles não entendem patavinas...

- Bóson de Higgs... Holograma quântico... Emaranhamento... Que diabos é tudo isso?

- Tudo isso faz coisas como vocês existirem. Fez parte da minha tese de doutorado. Está no meu site, pode ir lá e baixar.

A coletiva é encerrada por risos altos, com conseqüentes dores de barriga. As caras de paisagem foram impagáveis. Vão conversando sobre este episódio no caminho para o estádio. Lá os contactos secretos são feitos, causando alguma tristeza na organização. As quatro dão instruções pormenorizadas (...) Voltam aos outros, para terem um pouco de alegria na música.

Alegria que se instala ao convite de Richard. À presença de Sanaa, Aisha aceita ser treinada para ajudar a avó a salvar o mundo, seja lá o que isso realmente signifique...

- Então a primeira coisa que precisa saber, é que ninguém mais precisa saber, entendeu? Aprenda a manter a boca fechada e os ouvidos abertos. Venha comigo, o que vou contar nem a sua mãe pode saber.

- Como assim?

- Ela agora é das nossas. O que vai conhecer é perigoso demais para um civil saber.

Não vai contar nada demais, mas são coisas que o público em geral desconhece (...) A garota fica espantada, não imaginava que o pai tivesse lhe protegido de tanta sordidez e tantos perigos de tão alto grau. Ele foi bastante superficial, mas foi o bastante para Aisha (...) não confiar mais nas referências que tinha até então. Aqueles paparazzi, que olhava com desconfiança, agora olha com cautela.

Patrícia é informada, a neta estará amaciada para assim que estiver de volta. E por falar nisso, Phoebe se adianta, Rose e Serena estão acostumadas a ouvir mais do que falam, estarão prontas para quando forem necessárias. Voltam ao ensaio.

0 comentários: