domingo, 21 de abril de 2019

Dead Train in the rain CCXXIII

    Da treva emerge a treva. A estação 223 acrescenta mais um trauma com efeito colateral tão grande quando o pior evitado. Todos à bordo, o trem vai partir.


Assim que descem no Porto, os seis pedem desculpas formais a Lisboa, por não terem podido passear pela cidade, mas prometem um show exclusivo e estrondoso, com promoções e sorteios exclusivos (...) Passar com a excursão pela Avenida dos Aliados é quase uma ode à banda, que tem sua aliança forjada desde que eram todos crianças e no caso de dois deles, desde que eram bebês. Deslumbram o público enquanto se deslumbram com a paisagem no ônibus descapotável (...) Patrícia recebeu garantias suficientes de que pode descansar do serviço secreto até pelo menos retornar para casa.

Os cidadãos não se cansam de comentar que aqueles seis estão batendo às portas dos setenta anos, mas fazem inveja a muitos jovens (...) Debaixo daquela camisa sob o cós alto do jeans, Renata ainda exibe um corpo sinuoso e uma cintura fina, que um paparazzo capta no momento exacto em que o vento ajudou a grudar a seda no corpo. Quando chegam ao hotel, a imagem já correu a internet. Vira meme repetindo “Oh, grandma”!

Entram e se acomodam para o tradicional reconhecimento do território (...) Há uma coletiva à tarde, aproveitam para dar uma olhada nas criaturas que foram credenciadas, uma mais bizarra do que a outra. Mas uma dessas criaturas estranhas arranca lágrimas dos veteranos, ao falar de amigos que se foram (...) especialmente quando os últimos encontros se deram pouco antes das perdas. Pier Angeli por exemplo, tinha conversado com Patrícia uma semana antes de falecer, a mudança para Sunshadow ficou na promessa. Elvis foi um golpe duro, mas Lennon se foi de forma tão imbecil, que até hoje estão tentando digerir a perda. Grace de Mônaco se somou a Karen Carpenter em um ano que pareceu não gostar de ninguém.

Ninguém da nova geração chegou a conhecer mais do que duas ou três dessas perdas, mas a familiaridade por narração é grande. Algumas curiosidades de bastidores são reveladas, às vezes do início da carreira. Saem leves da coletiva, Matthew e Klauss só precisam acrescentar e corrigir pontos, nada de arestas a serem aparadas. O clima agradável (...) se reflete no desempenho, na noite do show. Voam relaxados para Madri, que tem um compromisso para Patrícia, mas Juan Carlos (...) apenas quer que tranqüilize o actual rei. O piloto brinca, pedindo que os passageiros se sentem e atem os cintos para os procedimentos de “madrilagem”.

Os espanhóis não aceitaram o desaforo, fazem mais barulho do que os portugueses e ainda oferecem uma apresentação de dança flamenca. Que surpresa têm, ao verem Phoebe entrar na roda e mostrar desenvoltura digna de profissionais. Os paparazzi amam, os fãs vão ao delírio (...) Vão para o hotel com o caminho coalhado de gente, jornalistas e paparazzi. Alguns drones pelo caminho são monitorados pela dançarina revelação (...) Assim que chegam ao hotel e fazem a festa com os fãs, se acomodam e Patrícia sai com Rebeca pela entrada de serviço, para o encontro com o rei.

Juan Carlos apresenta o filho e a nora, a quem as duas respondem previamente “É tudo verdade e não é toda a verdade” (...) Que o mundo não é um lugar seguro, ele sabia desde muito tempo (...) Também sabia que há gente ruim que mata o outro só porque reza uma nota acima ou abaixo do comum em sua tribo. Não é surpresa para ele que as pessoas que tentaram de tudo para forçar uma terceira guerra mundial para ganhar territórios, estejam novamente no poder e tenham a simpatia de acadêmicos. O que o rei-pai lhes disse, no entanto, é outro nível. À presença do monarca, elas se apresentam com seus codinomes e prometem tanto uma reunião com a cúpula quanto assistência dos colaboradores. Princess chama a agente Lluvia Roja e a instrui, diante do rei perplexo que a conhece desde que era um rapazote (...) Há outros membros que trabalham para a coroa (...) os conhecerá com o tempo e a necessidade.

As duas voltam no Maybach ao hotel, aliviadas de ele ter conhecido a verdade logo cedo, apesar do susto que levou (...) Ficará mais fácil ter com o primeiro ministro, com a ajuda moderadora do rei consciente. Por agora voltam às suas vidas civis e tratam de se concentrar no que vieram fazer; cantar. Inclusive para não enlouquecer. As duas encontram os outros recebendo recomendações de Nancy. Sandra ligou por videoconferência para saber do pai, ela deu boas notícias e aproveitou que todo mundo se amontoou ao redor para começar a puxar orelhas. Interroga Patrícia assim que a vê, quer saber o que aconteceu, o que fez e em que encrenca se meteu desta vez (...) Assim que desligam, a matriarca manda notícias aos outros pais, avós e bisavós.

Um funcionário alerta a gerência e eles são avisados de que um grupo, famoso por alimentar e divulgar teorias conspiratórias, foi visto nas proximidades...

- Phee, vamos ser chamadas de aliens de novo! Pode nos dar a ficha deles?

- Eles têm uma página na internet, senhora.

Vão os vinte e quarto futricar o site, caem na risada a cada parágrafo (...) Um trecho alega que Patrícia não poderia ter sobrevivido e muito menos mantido a gravidez, depois do atentado que sofreu. Alusões a testes e pesquisas científicas não faltam para embasar a afirmação, mas nenhum dos citados realmente estudou o atentado.

Se preparam para o passeio, que terminará no estádio onde farão o show, quando recebem o relatório das obras na propriedade em Marrakesh (...) tudo está dentro do cronograma, inclusive o treinamento do pessoal. Abu está se esforçando e a fama prévia do resort já corre a região. Têm algo mais para alegrar o passeio. Os ônibus abertos os esperam em frente ao hotel, mas têm dificuldades para se desvencilhar da massa de populares, ainda mais com Rebeca e Sandra atiçando a sanha dos fãs. Para elas, quanto mais bagunça melhor (...) Um paparazzo alugou um guindaste e sincronizou várias câmeras em um suporte, para poder tirar várias tomadas simultâneas em diferentes aproximações da passagem da banda. Os alvos não deixam de notar e fazem poses.

Chegam e se põe logo a trabalhar, ainda rindo. As plantas ornamentais estão lá, o espaço frugal para o intervalo também. Certo. Agora vão testar para verem o que precisa ser ajustado, sempre precisa-se ajustar alguma coisa. Desta vez foram poucas, podem ir rápido a um ensaio e afinar a acústica (...) Voltam cedo para o hotel, há crianças esperando por um colo e uma história. Elas se arreganham assim que vêem os pais chegarem (...) Lá fora os teóricos da conspiração reúnem o material que conseguiram e vão à central (...) para verem o que colocam no ar.

&

O público festivo e escancarado faz o bairro tremer. Lá fora agentes da organização e de agências oficiais usam técnicas dos Boinas Verdes para interceptar e neutralizar civis fortemente armados (...) infelizmente terão que contar mais essa tristeza, ainda que tenham evitado o pior, para Princess. E ela fica realmente triste. Antes que perguntem, ela autoriza a divulgação, eles sabem o que podem contar. Vai aos comparsas, chama Renata e conta, pouco antes de embarcarem para Barcelona...

- Nossos agentes evitaram um atentado terrorista no estádio, durante o show. Eram sete pessoas fortemente armadas e com explosivos para derrubar um edifício. Estão agora começando uma busca fina em Barcelona, provavelmente eles contavam com nossa sobrevivência e insistência na agenda.

Renata sente o estômago cair e (...) Cai na poltrona da sala da polícia, olha para os lados, como que perguntando algo a alguém, lhe respondem que todos na banda têm proteção suficiente para esse perigo...

- Isso é muito estúpido!

- É um mundo estupidificado, minha filha.

- É um mundo estupidificado, Rê.

- Felizmente a proteção de vocês tem o reforço dos mundos paralelos.

- Felizmente a gente tem a Glee pra reforçar a proteção.

- Ei, você tá repetindo praticamente tudo o que eles falam!

- Ah... Que louco!

Patrícia consegue arrancar alguns risos, mas todas elas sabem o quanto a situação é grave, especialmente suas comparsas de vida dupla. Na América a notícia gera uma comoção perigosa, milhares de fãs, especialmente os da guarda imperial, querem invadir a Espanha (...) Nancy cerra os dentes e rosna quando vê as photos dos elementos que tentaram matar sua filha, Richard simplesmente esmaga um copo de vidro que tinha em mãos (...) Richard ostenta seu olhar de caçador furioso (...) enquanto seleciona mentalmente as técnicas de combate que aprendeu na organização e no exército. As marroquinas se desesperam, exceto a agente Chocolate, que entorta a boca em uma careta de dar medo.

Julia ordena aos seus agentes na Espanha para que façam balas com carne moída de porco, e as enrolem em tecido negro com invocações a Ades. Josephine move todos os serviços secretos, reiterando da desgraça que se abaterá sobre o mundo se algo acontecer à princesa Princess. Glenda entra no reino dos dragões e dá instruções claras, quer a temperatura da coroa solar na pele primeiro trevoso que ousar pensar contra eles, depois manda instruções para seus colaboradores particulares e alunos na Europa. No velho mundo as pessoas começam a se lembrar do que ela fez por Melinda Gonzáles (...) Se eles realmente estivessem a serviço de Deus ou buscando por justiça, pensam, aqueles seis seriam as últimas pessoas que pensariam em molestar.

As cinco terminam de contar aos demais durante o vôo, transmitindo para o Airwagon por teleconferência. Patrícia assegura que (...) ninguém voltará sequer ferido para casa. Consegue, tem a confiança deles, mas o clima nos aviões não tem como ser festivo. O que todos pensam de imediato é que havia muitas crianças no estádio (...) Olham para Patrícia, pensam em toda a rede de proteção que a cerca e viram hoje em ação (...) se dão conta de que perto dela é a área mais segura do mundo. Ela se levanta e vai até Dom...

- Hey, meu amigo! Dom, meu companheiro de guerra de tantos anos! Desfaça essa cara. Vamos todos voltar em segurança e ilesos para nossa boa, velha e bem amada América. Lá retomaremos nossos projectos e daremos um trato na sua cidade.

Ele sorri (...) largo e sincero. Já convocou toda a família para ocupar algumas casas e ajudar na revitalização de sua cidade. Mas esse sorriso não é compartilhado por Aisha. Ela procura Marcia, taciturna, decepcionada consigo mesma...

- Todo mundo ficou desesperada, algumas choraram, mas eu não. Eu tive raiva, mas com frieza. Calma, mas com idéias assassinas. Imaginei umas quinze formas de matar aqueles malditos, lembrando do treinamento da guarda. Eu não sou a pessoa que acreditava e isso me deixa preocupada.

- Que imagem você tinha de si?

- Aquela que vocês vêem, ou viam; Uma garota risonha, boazinha e meio maluquinha... Mas descobri que sou ou posso ser má, muito má. Agora tenho medo de ser perigosa demais.

- Sua serenidade falando disso é mesmo perturbadora... Vamos por partes. Primeiro, a Al é responsável pelo seu acompanhamento, certo? Ok, então vamos deixar claro que a tia Patty tem que saber disso, ela e quem ela achar necessário. Agora, consente que a Al e o Ricky participem desta conversa? Você vai ser parceira deles... Amado! Chame a Alice, quero falar com vocês dois.

Eles ficam intrigados, mas Richard se lembra bem que foi uma ameaça à mãe que fez sua personalidade sombria aflorar. Ele cita o caso e Marcia se lembra também, foi uma época difícil (...) Decidem que Patrícia deve saber antes de voltar para se preparar, e ela vai ajudar a contar a história para Sanaa. Ela não vai reconhecer a filha, por isso Alice a manterá por perto quando não estiver escrevendo com Sabaya, que também estranhou a irmã, até Patrícia chegar. Richard vai à casa dos avós tratar a respeito. Nancy fica chocada (...) Se incumbe de falar à filha sobre isso...

- No...

- Ela procurou Marcia para pedir ajuda. Agora está com seu pai, Ricky e Alice... Patty?

Ela chora como chorou com a mudança drástica de personalidade do filho. Põe no viva voz por ordem da mãe, para os outros poderem compreender o choro (...) a face obscura da neta emergiu com a notícia e não pode mais ser ignorada. Os três agentes estão trabalhando justamente nisso agora. Marcia está estudando o caso (...) Os terroristas não conseguiram o banho de sangue que desejavam, mas fizeram um estrago considerável no mundo de uma garotinha.

0 comentários: