domingo, 14 de abril de 2019

Dead train in the rain CCXVI

    Os bastidores dos bastidores. A estação 216 desenha o que acontece bem debaixo de nossos narizes enquanto tocamos nossas vidas. Não surtem e embarquem, o trem vai partir.


Leonard ajuda Evelyn a subir ao palco (...) É hora de show conjunto da Dead Train com outros dinossauros do rock, na área externa do centro de convenções, lotada de fãs, jornalistas, paparazzi, blogueiros e outras criaturas estranhas. Happy Moon aprecia regozijante o espetáculo de sua antiga aluna e melhor maestrina (...) O espetáculo não é, como se fosse pouco, só daqueles verdadeiros deuses da música mundial, a orquestra e sua regente brilham com força, encerrando com chave de urânio a Sunshadow Dead Train Fan Week.

Nem todos vão embora. Muitos ficam para o feriado do dia de Patrícia, para prestigiarem sua musa. Enquanto pop stars da moda alugam boates e fazem festas fechadas, cheias de desconhecidos famosos, com photographos e cinegrafistas escolhidos a dedo, Patrícia é motivo para um feriado municipal que atrai gente de todo o país (...) Os fãs estão com os boletos de depósitos em mãos, prontos para receberem o abraço viciante da diva. A fila é grande, a polícia precisa organizar para ninguém entrar duas vezes, mas a síndrome de abstinência é acalmada. As marroquinas ficam quase chocadas com a cena, é idolatria escancarada e assumida. Hoje elas sabem o que é aquilo, aprenderam a adorar aquela mulher.

É tudo muito grandioso, ao contrário da comemoração em casa, que foi gigantesca, mas íntima e sem adereços. Ela não veste nada de extraordinário, apenas um vestido de seda creme com largas bordas pretas e um camafeu na dupla gola redonda (...) O festival dos fãs ainda nutre com patrocínios todos os que falam dele, agora ela oxigena o jet set com sua pose de rainha cercada por cavaleiros e súditos. A festa vai até a noite, quando estão todos muito cansados e querendo um pouco de solidão a dois, para refazer as forças.

Em sua cama, abraçada ao marido, Sandra não deixa de pensar nas amigas grávidas (...) Em um ano, disseram os colegas de jaleco, estará em condições de engravidar novamente. Até lá se contentará em ajudar as comparsas da banda. Acordam no horário de sempre para o treinamento diário. A moça levou a sério o crédito que sua tragédia lhe deu na organização, está se aprimorando tanto na medicina quanto nas artes marciais, mesclando-as sem pudores (...) Vê o pai se dedicando muito, mas sabe que é para extravasar e se preparar para o estresse da vida corporativa, os propósitos dele são outros, embora seja um oponente duro para qualquer um.

Voltam para casa com um pensamento em comum: comer. Mas ela tem outro em particular, quer falar com Fabrícia sobre um problema que teve com o namorado, para não sobrecarregar o pai. Mikomi também tem problemas internacionais, mas são de natureza ligeiramente diferente, precisa colocar um pouco de humildade na postura de um compatriota que ainda se encanta com a tese de predestinação que levou o Japão à guerra...

- Controle sua arrogância, Takeda! Nosso país vive de exportar, nós trabalhamos para o resto do mundo! Não se engane com a arrogância chinesa, que não encontra par no planeta, eles também vivem de vender para os americanos! Nunca se esqueça de que nós não somos superiores em nada, a genética provou isso! Tente não estragar a admiração que o resto do mundo tem para com nossa disciplina e organização! Não reincida no erro que quase nos dizimou!

Não é a primeira vez que faz isso, mas a paciência fica menor a cada novo saudosista do fascismo que aparece (...) sente-se velha para muitas coisas, discutir com recalcitrantes é uma delas. Sandra também lida com um drama, mas a outra parte tem razão. Fabrícia se queixa de ter sofrido bulliyng por começar a namorar um louro, e ele sofrer o mesmo de brancos e negros por usar cabelos rastafári e tatuagem legitimamente tribal, pesquisou as tradições. A perseguição dos primeiros é óbvia, a dos segundos é a acusação de ele se apropriar de sua cultura...

- Que merda é essa, Fá? Desde quando cultura tem dono?

- Ele quase apanhou... Tinha apanhado se os homens não estivessem na área.

- Vem com ele pra cá. Pelo menos o fim de ano vocês passam longe desses caras, eu mando o avião buscar vocês. Cê aproveita e se adianta com as novidades que estamos gestando.

Ela aceita. Vai ao pai, comunicar a decisão. Ele suspira, está cada dia mais descrente da humanidade. Endossa, vai preparar um quarto para o casal assim que marcarem a viagem. No Brasil...

- Como assim “Eu mando o avião buscar vocês”? Que amiga é essa, môr?

- Fica de boa, môr, é gente que me ajudou a arranjar esse emprego.

Evita dizer quem é e onde vive. Em Sunshadow um problema velho com roupagem nova se apresenta, Marie procura pelos pais, Michael recebeu uma ameaça anônima por mensagens de texto. Acusam o casal de sujar a raça com o sangue opressor, afirmam que deveriam deixar a “putinha branca (...) sentir na pele sem tempero o sofrimento de jovens negros”. Zsa-Zsa está na escola, aprendendo a controlar seu excesso de fofura. Mal terminam de contar e mais um texto de ameaça vem, desta vez brancos os acusam de roubar propriedade da raça ariana. Poderiam ter ido ter com Chuck, mas ela sabe que a fama da mãe é totalmente jusificada...

- Estão guardando prints? Guardem para publicar quando tivermos uma boa quantidade. Vão à chefatura e façam a denúnica, eu cuido do resto.

Antes de proteger o mundo, a organização protege seus membros. Phoebe descobre facilmente quem são  (...) Descobre coisas bem mais cabeludas do que as ameaças feitas; os brancos são os novos seguidores da Cascavel Branca, os negros são dissidentes altamente radicais dos Panteras Negras, se intitulam Anacondas Negras. Em ambos os casos, há igrejas radicais dando apoio. Todos olham preocupados para Richard em seu incômodo silêncio. Ele não está surpreso, na verdade já alertou para isso muitas vezes e acredita que o caso no Brasil tenha a mesma raíz. Sabem a quem acionar.

A menina brinca com Joan, alheia a todas as ameaças feitas por sua causa (...) Zigfrida quer nomes e os quer agora. Asseguram que todas as providências foram tomadas, o que ela esperava, mas não a tranqüiliza. Ela mesma passa instruções para os pais de sua pequena cópia, para os concidadãos dizem (...) o suficiente para fazerem sua parte. O serviço secreto tem mais suspeitos em sua longa lista de sabotadores e terroristas (...) A sueca volta à Máquina de Costura mais calma, mas não muito...

- Quem era aquela, Frida?

-  Minha avó, Patty. Aquela no meu corpo, naquela hora, era a minha avó, sargento da marinha.

- Você soube que a Miko deu um esporro em um conhecido, ainda ontem?

Explica e ela desaba. Sente-se como se fosse um hamster em uma roda (...) vai à copa comer chocolate, acabaria gritando e ficando rouca por gente que não merece.

Ela fica para a abertura do Sunshadow Racer Motor Show. Phoebe avisa que já concluiu os acertos do martelo e entra no carro...

- Amada, que idéia foi essa?

- Idéia de louco, por isso que eu adorei! Antes do natal você para de fazer essa barba, te quero Thor pro encontro de otakus.

Os dois Cadillacs saem, o 59 com a capota baixada. Há novidades e alguns encontros secretos, o festival deste ano será um marco não só pela estréia das turbinas Gardner, como pelo arremate de negociações que já duram décadas (...) Desta vez Eddie vai à abertura em seu próprio carro, uma réplica bruxesca altamente customizada do Chrysler Prowler, negro de alto brilho flocado, mas com Juan ao volante, o barrigão atrapalha e ela quer apreciar a paisagem. Elvira vai no banco da sogra.

Os hotéis da região ficaram quase lotados com participantes, visitantes e imprensa. Nas publicações especializadas já se aventava a possibilidade de aquelas plataformas voadoras serem o ensaio de algo maior (...) mas a surpresa supera as expectativas. Vêem uma linha que vai do turbogerador domiciliar ao propulsor de empuxo, fora os aprimoramentos já tradicionais dos compressores e kits de hibridação. O avanço tecnológico beira o absurdo, tudo assinado por Phoebe. A concorrência não dormiu, inspirou-se na própria Gardner para aprimorar seus productos, mas uma turbina híbrida...

- É tudo embutido – diz Richard ao repórter – nos componentes da turbina, há um motor de aceleração na parte fria, ele reduz em mais de ¾ o retardo da aceleração e regenera energia quando reduz a rotação.

Patrícia vê o pai em seu momento de estrela principal, se lembra de quando iniciaram a carreira e ele desviou para Cadillac, para entregar um compressor que rendeu mais do que eles ganhavam em um mês (...) são cinqüenta e dois anos de evolução. A Gardner sempre se gabou de seus compressores nunca quebrarem (...) estendeu a todos os productos do portfólio esse padrão de qualidade. Fora ter bancado e subsidiado por anos os kits de hibridação até começarem a dar retorno, então a propaganda boca a boca da clientela já tinha feito a fama. O primeiro está exposto no Willys coupé 1942 que o recebeu na época, absolutamente insuspeito, exceto pelas rodas largas no mesmo tom de vermelho do carro.

&

Hora de salvar o mundo. Quarenta e dois agentes ficam diante da cúpula da organização. Star divide a face e inicia a sessão. Faz um resumo do que foi feito até hoje, desde que Grant começou sozinho a fazer contactos no Canadá e no México (...) Então vão ao que já conseguiram (...) Chocam os agentes, que percebem que só não estão mortos porque eles não querem...

- Teria sido tudo muito fácil se a humanidade fosse minimamente racional, mas não é, nem mesmo os seus líderes. Nossas baixas, entretanto, não foram em vão. Os tumores se revelaram antes do que esperávamos, o que significa que temos um mundo mais íntegro do que Grandpa imaginava, para quando eles mostrassem suas garras. O ruim é que eles têm simpatizantes repletos de literatura seletiva nas academias, mas estes não significam absolutamente nada para os nossos propósitos. Quanto à fogueira de separatismos, não se preocupem tanto, ela vai diminuir até se extinguir assim que cortarmos o oxigênio. A primeira coisa a fazer é devolver para a intimidade desses governos a discórdia que plantam em território alheio...

É a primeira vez que agentes oficiais participam de uma reunião dos planos gerais. Knockout os estuda um a um, silente (...) Entre um alerta, uma reprimenda e uma recomendação, ela anota mentalmente as reações e as tentativas de disfarçar sentimentos. Star ata os nós ainda soltos e une de vez aqueles serviços secretos (...) os líderes eleitos recebem pacotes de informações, só o necessário para cumprirem com seus mandatos, os monarcas recebem as informações completas. Para tudo mais de agora em diante, deverão se reportar a Princess. Tudo acertado, Star faz o gesto na testa e Josephine encerra a sessão. Vão para suas vidas civis, para uma sala repleta de netas e bisnetas, em graus variáveis de fofura.

Patrícia trabalha sem tréguas para que elas tenham um mundo onde possam crescer (...) Os agentes oficiais votam para suas hospedarias, de onde transmitirão parte do que foi conversado, mas deixarão o conteúdo importante para o encontro físico, longe das garras de hackers. Na Máquina de Costura, Patrícia, Rebeca, Josephine, Zigfrida e Phoebe conversam com Sandra. Ela deve ser desconfiada, mas não tanto. Perguntam e ela passa suas impressões sobre aquela gente, são impressões relevantes, mas também muito carregadas de rancor. Ela é posta para descansar nos braços da madrinha até relaxar (...) ela não precisa levar essa tensão para o âmbito particular.

No dia seguinte estão aptos para voltar ao salão dos corredores. Um amigo faz um pedido inusitado, hibridar seu transatlântico....

- Vai bateria pra caramba!

- Eu imagino que sim, mas me veio essa idéia na semana passada, meus engenheiros disseram que seria possível e vim falar com você.

- Te disseram que vai custar muitos milhões, não disseram? Certo, vem comigo.

Vai sair absurdamente caro, mas ele quer um transatlântico híbrido (...) Para o roer de cotovelos dos inimigos, o evento é encerrado com o mais absoluto sucesso. México e Canadá também ganham, têm representantes lá e todos voltam com encomendas confirmadas. Pequenos construtores saem felizes, finalmente conseguiram fornecedores (...) decidiram lá que fabricariam carros personalizados por encomenda, quase totalmente feitos com peças já existentes. O Sunshadow Racer Motor Show cumpriu com sua missão.

0 comentários: