quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dead train in the rain CCXII

    O que ela quis dizer com aquilo? A estação 212 desenha o abismo que há entre os que estudam para saber e os que se prendem a conclusões alheias. Embarquem, o trem vai partir.


Alguns indivíduos mandam um e-mail para Nancy, a repreendem por submeter as crianças de Sunshadow a práticas arcaicas e inutilizadas pelas conquistas sociais e tecnológicas. Em resumo, a recriminam porque as crianças de Sunshadow, e muitas de Summerfields, aprendem a ler, escrever e calcular manualmente (...) Ela pensa em ignorar, depois em mandar um palavrão, talvez um gif com um dedo se levantanto e se recolhendo freneticamente, mas pensa melhor, pega tinta, pena e papel...

- Caros retardados, o que fazemos em Sunshadow está fora de sua alçada, mas me dignarei a oferecer uma resposta ao seu choro de mimo. Nossas crianças são, com justiça, consideradas modelos de civilização não é por fazermos todas as suas vontades, não é por lhes darmos razão o tempo todo, tampouco por facilitarmos ao máximo suas vidas, criando uma bolha de satisfação da qual aos poucos o indivíduo não prescinde mais. É justo o contrário. Nós as ajudamos em vez de facilitar, as corrigimos sem contrangê-las e sem constrangimentos sempre que e somente se necessário, as acostumamos a fazer por merecer tudo o que desejem e não for artigo de primeira necessidade. O resultado é que são pessoas fortes, bem ajustadas e felizes. Nossas crianças não se tornam adolescentes insuportáveis, que depois se tornariam adultos sem escrúpulos, como acontece com perigosa freqüência em seu meio. Elas se tornam adolescentes alegres e expansivos, que resultam em adultos imunes a tudo o que faz vocês irem emburrados à internet, reclamar de o outro ter expressado uma opinião que lhes desagradou, além de torturarem a língua inglesa com requintes de crueldade. Aqui ninguém agride uma garota por causa de um fora. Não obstante essa resistência à frustração, aqui um homossexual não precisa se esconder de ninguém, um negro não precisa temer a polícia e um imigrante legal não recebe a culpa pelo desemprego. É por tudo isso que ninguém vê desfiles ou protestos de minorias em Sunshadow, nem manifestações de desagravo em contrário. Tudo isso porque nossas famílias assumem e educam seus filhos, em vez de forrar com plumas o chão onde pisam. Delinqüência entre nós é um mito, é história trazida por turistas. Desrespeito a professores é quase uma história de terror que chega pelos jornais. Pelos teores, o excesso de citações estúpidas a péssimos pais, repetição enfadonha de jargões e desafios infantilescos de cunho pseudointelectual, posso afacilmente deduzir que vocês também não foram bem educados em suas casas. Aqui até os órfãos recebem formação civil e humana. Sem mais delongas e sem nenhum prazer em ter lido sua mensagem desnecessária, me despeço; Nancy Petty Gardner Alander, Princesa da Slovocrácia.

Digitaliza finamente a carta manuscrita e manda como resposta, que eles não compreendem. Compreendem porém o nariz empinado, ao esfregar-lhes na fronte sua origem nobre (...) Foi um desaforo, ela não se furtaria de um. Aumenta o desaforo quando eles replicam reclamando de terem sido constrangidos, então ela publica o e-mail, a réplica e sua resposta manuscrita. O Mother Bud Fan Club International declara total apoio e dissemina a publicação. Patrícia é interpelada a respeito, diz “Eu não teria feito melhor” e encerra o assunto.

Vão à palestra de Phoebe. Ela sobe ao palco e os acadêmicos vão à loucura. Aquelas formas, aquelas proporções, aquelas dimensões, aquele rosto e aquele sorriso em forma de coração, não são disfarçados pelo terninho bege e saia até os joelhos (...) Não demora para alguns córtex darem tilt e na plateia proliferarem caras engraçadas...

- A polarização dos cristais se dá de diversas formas, o método que mais utilizo é o pulso photomagnético de altíssima freqüência e curtíssima duração...

Como ela chegou a esse ponto, não fazem idéia, se perderam no caminho (...) Ela passa para a parte em que os átomos são emaranhados e os cristais sincronizados, permitindo que se dê apenas uma ordem e a impressão se repita indefinidamente, até findar a matéria prima. É assim que ela consegue a precisão absurda de suas prototipações rápidas em nano relevos (...) reduzindo a quase zero o atrito. Chega a hora de responder a perguntas e ouve-se um retumbante e perturbador silêncio, até um PhD pedir um tempo para organizarem seus raciocínios e verem se aprenderam o suficiente para terem dúvidas. Finalmente...

- Eh... Como você começou toda essa tecnologia... Essa pesquisa toda?

- Foi ainda criança, quando comecei a estudar cálculos complexos e me apaixonei por topologia.

A caloura vai ganhar um ponto extra só por tê-los livrado de um constrangimento. Estão gravando, mas anotam tudo, ela traça o caminho que percorreu, mas volta a confundir quando as ramificações de diversas épocas começam a se entrelaçar. Já perceberam que precisarão consultar astrônomos, astrofísicos, matemáticos puros, sociólogos, psicólogos, engenheiros, a NASA, a CIA, a NSA, astrólogos, os vedas e reler as historinhas da Mamãe Ganso. Tudo fica mais fácil, mas não realmente fácil, quando ela faz as demonstrações práticas, com a ajuda de Sandra (...) A estrutura de demonstração fica pronta em menos de quinze minutos, um relógio de horas, dias, semanas, meses, anos, calendários lunar e solar, de efemérides, eclipses e solstícios, que funciona assim que é submetido a um campo magnético fraco. Tudo no espaço de uma moeda de cinqüenta centavos.

À noite, o show. Mesmo ainda tentando entender metade do que Phoebe disse, estudantes e pesquisadores lotam o estádio. O vídeo é publicado na mesma noite e os nós em neurônios viram epidemia. Enquanto ela acompanha as avós em “My Caterpilar”, técnicos tentam encontrar os elos entre os conceitos que ela demonstrou (...) Voam de volta na manhã seguinte, cansados e felizes, especialmente Dom, que já combinou com a família o que vão fazer com aquela cidadela. A banda se comprometeu a entrar na empreitada (...) A chegada a Sunshadow é festiva, mas de longe se vêem cartazes endereçados a Phoebe, perguntando “O que você quis dizer com aquilo?”.

Patrícia vai ter com seu pai e Aisha. Ela ouve o que a garota diz, de seu espanto com a realidade descortinada e o modo novo como vê o mundo...

- Era essa a reação que eu esperava. Lembre-se da regra de ouro: Calar-se lá fora, reportar-se aqui dentro. Você vai andar mais com Alice, ela vai treiná-la para a primeira fase... Window, preciso de você aqui. Depois te mando para passar um fim de semana com Julia.

- Weeeeee! Vou pra casa da madrinha!

&

Os pelos do peito e pescoço estão grandes (...) Spark está se parecendo cada dia mais com um leão. Lobsang está tão forte e Majestoso, que tornou-se uma atração turística móvel. Lady Spy sempre esteve atrelada à imagem e ao pestígio de sua humana, Beef é o gatão fofo e mal humorado que aumentou as vendas de uma marca de ração. Richard não imaginava que os bichos tazidos para cumprir uma promessa à filha, prosperassem tanto. Spark salta do Cadillac, chegando a assustar turistas novatos (...) Enquanto Albert organiza as meninas, todas as câmeras se  viram para aquela mulher excepcional, para aquele rosto épico com aquele sorriso lendário, aquele corpo gigante e bem proporcionado, aqueles seios enormes e firmes, aquela cintura estreita, aqueles quadris largos, aquele derriére avantajado e aquele marido mal encarado mandando moderarem os closes.

Entram e descem ao terceiro subsolo, directo ao salão de beleza do veterinário (...) aquele gato faz uma multidão se aglomerar à vitrine e esperar para vê-lo depois do tratamento. Em uma hora ele sai, para a alegria do público, majestoso, com a juba intacta, apenas tratada e enfunada. Ele espera pelos outros, imponente, ciente de sua força e certo de que não será atacado. Tolera quase indiferente os outros gatos. As meninas entram festivas e ele pula de seu altar para receber afagos das pequenas. Voltam para casa com o mesmo glamour com que chegaram (...) Phoebe é uma diva são só pela plástica e pela fama; nerds, engenheiros e cientistas correm para ver seus comentários e suas entrevistas.

A família aproveita o domingo para se dedicar a si, enquanto Aisha conclui o primeiro treinamento para a guarda imperial (...) pegou em uma arma de fogo pela primeira vez, de pequeno calibre, não vai utilizar esta tão cedo, mas é de praxe deixar os neófitos preparados para momentos desesperadores, a fim de que não se desesperem (...) está para o cidadão comum como este está para membros de fundamentalistas religiosos rurais. Revelou especial talento para geopolítica. Por outro lado, percebe o quanto é realmente pequena, após conhecer a história secreta de seus novos parentes, especialmente da avó...

- Amor da vovó foi muito curiosa! Aprenda a controlar sua curiosidade, para que ela não te controle. Você não pode controlar o mundo, mas pode e deve ser ama e senhora de si mesma.

- Pai Hassam falava pra eu não depender de ninguém, mas todo mundo dizia para eu não contrariar quem fosse me sustentar.

- Você vai se sustentar. Não vou te soltar no mundo sem estar preparada para isso. Venha, sua mãe deve estar com a cabeça cheia de caraminholas, pensando no que estamos conversando.

Saem da biblioteca e lá está Sanaa, querendo saber o que de tão grave estavam conversando (...) Patrícia libera a garota e vai ver o que se passa em seu mundo virtual. Tem mais um monstro sagrado do rock pedindo uma audiência com sua alteza...

- Gilmour, você em minha caixa de mensagens! Algo muito grave aconteceu!!!

- Oi, Patty! Bom ter contigo de novo! Escuta, quer dizer, leia, lembra daquelas crianças que fizeram cover da gente?

- Vomitei arco-íris por uma semana, como esquecer?

- Lindo, né? Hoje eu encontrei um vídeo de uma garotinha de uns quatro ou cinco anos cantando “Forgotten”. A gente interrompeu o ensaio pra ver e viu mil vezes!

- Eu preciso ver isso!

Ele manda o vídeo. A garotinha de franja e lacinho azul toca bateria, enquanto canta. À sua maneira pueril, ela canta e encanta com competência à sua pequena bateria verde e preta licenciada. Ela se derrete toda. Compartilha e chama banda toda para ver, em cinco minutos o vídeo supera um milhão de acessos. Os pais, ghost drivers doentes, ficam histéricos (...) Logo descobrem mais vídeos com crianças imitando a banda e vai todo mundo correndo para a Máquina de Costura, querem babar juntos por aqueles petizes que mal saíram das fraldas, mas já colocam marmanjos de joelhos (...) Por algumas horas a mulher mais poderosa do mundo se abstrai do peso que carrega.

0 comentários: